Que a vitória não seja francesa, que seja portuguesa e que seja só pra nós | Portugal x França

    Euro 2024, quartos de final: sexta-feira, 5 de julho de 2024, 20h00.

    A ANTEVISÃO: NA DESFORRRA DE 2016, PORTUGAL TEM DE FAZER EXIBIÇÃO PERFEITA

    O ano de 2016 já lá vai, é certo, mas as memórias de Portugal x França estão cá, em mim, em ti, em todos nós. Foi numa bela tarde, lembro-me como se fosse hoje, estava numa esplanada com amigos a ver aquela que seria a final mais especial da minha vida, talvez depois do infortúnio de 2004. No aquecimento, um momento único, inesquecível, onde uma pequena borboleta pousa na face confiante e sorridente do nosso capitão, como se estivesse a olhar por todos nós. O apito ecoou no estádio, os cachecóis abanavam-se no ar, a adrenalina era tanta que os nossos próprios jogadores sentiam a atmosfera como se fossem, também eles, adeptos de futebol!

    A tarde era nossa, sabíamos bem que era nossa, e tínhamos mais que argumentos para poder lutar “mano a mano” com a seleção de França, a toda poderosa seleção gaulesa. Até que apareceu Payet, um dos grandes craques da seleção de Deschamps, que entrou duro perante um desprevenido Ronaldo. A dor não deixou que CR7 continuasse, o estrago era tanto que o nosso capitão teve de abandonar o terreno de jogo e tentar ajudar a sua armada a chegar a bom porto, desta vez de fora do terreno de jogo. E a armada não desiludiu, lutou, lado a lado, todos juntos, como verdadeiros heróis, com o espírito de sacrifício que personifica na perfeição o típico português e com a veia sonhadora que tantas alegrias nos dá. O caneco era nosso, depois de um golo improvável, do também improvável Éder, com um remate de raiva, raiva essa porque ninguém acredita que faríamos o impossível, tal e qual como agora…

    As odds não estão do nosso lado, bem sei, mas somos portugueses. Temos tudo para poder sonhar, temos tudo para poder concretizar e temos tudo para assumir que podemos ser campeões da Europa. Por isso, e depois de um jogo tão sofrido como o da Eslovénia, onde a equipa de uniu em torno de Ronaldo para mais tarde levar “em ombros” o herói Diogo Costa. A França é o grande adversário que se segue, naquele que vai ser um dos grandes jogos de cartaz desta fase a eliminar da competição.

    Há muitas coisas que desejo na vida, mas para já, só ouvir “A Portuguesa”, em alto e bom som, ao fim de 90 minutos, a acompanhar os nossos guerreiros até às meias. Força Portugal, este Euro só pode ser nosso!

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. A França só tem três golos marcados e apenas um sofrido neste Euro.
    2. Portugal chega a esta partida com cinco golos marcados e três sofridos.
    3. Nos últimos cinco jogos entre ambas as seleções em grandes competições, a seleção francesa leva vantagem, com duas vitórias conquistadas e três empates.
    4. Estas duas vitórias foram pela margem mínima.
    5. Em comparação com a grande final de 2016, são quatro os jogadores que resistem nesta convocatória em cada uma das seleções.
    6. Griezmann foi o melhor marcador do Euro 2016, Ronaldo e Giroud ficaram logo atrás, ambos com três tentos apontados.
    7. No confronto entre as duas seleções, existiram três pênaltis no total, curiosamente o mesmo número que Diogo Costa defendeu no último jogo.
    8. A seleção francesa não perde um jogo a eliminar no tempo regulamentar desde 2014.
    9. Se falarmos apenas em Campeonatos da Europa, a última derrota “gaulesa” em tempo regulamentar nas fases a eliminar foi em 2012.
    10. Roberto Martínez, ainda ao leme da seleção belga, perdeu os dois confrontos contra a seleção de Deschamps, um em 2018 e outro em 2021.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Diogo Costa
    Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

    Diogo Costa – Depois da exibição de luxo, de classe mundial, de tudo e mais alguma coisa, o Santo Diogo volta aos postes da baliza das quinas para ser, certamente, um dos protagonistas deste jogo! Com a confiança em alta, depois de defender um golo certo nos últimos minutos da partida frente à Eslovénia e imediatamente antes de defender as inéditas três grandes penalidades, Diogo é uma ameaça aos atacantes franceses, e um joker no que aos pontapés da marca dos 11 metros diz respeito.

    Kylian Mbappé a jogar pela França
    Fonte: UEFA Euro 2024

    Kylian Mbappé – Com o nariz partido ou intacto, muito sinceramente, não faz grande diferença. O camisola dez dos gauleses é, sem sombra de dúvidas, um dos grandes artistas do futebol mundial da atualidade, e vai certamente entrar com tudo neste jogo para tentar surpreender a defesa lusa. Para além de ser um jogador extremamente rápido e tecnicista, é também um grande finalizador, pelo que os nossos jogadores têm de estar muito concentrados e organizados para poder parar Kyllian e companhia.

    XI´s PROVÁVEIS

    Portugal: Diogo Costa, João Cancelo, Rúben Dias, Pepe, Nuno Mendes; João Palhinha Bruno Fernandes e Vitinha; Bernardo, Rafael Leão e Cristiano Ronaldo

    Treinador: Roberto Martínez

    «Acho que é importante controlar os contra ataques. A seleção francesa não é só o Mbappé, há muitos outros jogadores que podem atacar o espaço e, por isso, precisamos de limitar essas situações ao máximo. Esta é uma fase do jogo em que a França é muito forte».

    França: Mike Maignan; Jules Koundé, Upamecano, Saliba, Theo Hernández; Tchouaméni, Kanté, Camavinga; Antoine Griezmann, Kolo Muani e Kylian Mbappé

    Treinador: Didier Deschamps

    «A seleção portuguesa é uma das melhores equipas da Europa do futebol, no entanto, existe muita qualidade em ambos os lados, por isso acredito seriamente que vai ser um grande jogo! Conheço relativamente bem as equipas do Roberto Martínez e sei que Portugal se pode apresentar em vários sistemas, com três ou quatro defesas, e sendo uma seleção que gosta de ter bola e atacar, acredito que vai ser um jogo de paciência para nós».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Portugal 2-1 França

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Arsenal com 50 milhões de euros para gastar em (mais um) reforço para a linha defensiva

    O Arsenal continua a querer reforçar o plantel. Jules Koundé, lateral e central do Barcelona, é alvo do conjunto de Mikel Arteta.

    Hull City fecha contratação de antigo jogador do Vitória SC e do Estoril Praia que rescindiu com o Fenerbahçe de José Mourinho

    O Hull City fechou todos os detalhes com João Pedro Galvão. O internacional italiano está livre no mercado depois de rescindir com o Fenerbahçe.

    Lamine Yamal estreou-se pelo Barcelona aos 15 anos: «Xavi Hernández até queria que fizesse a estreia um pouco antes»

    Lamine Yamal está a ser um dos destaques da temporada do Barcelona. O extremo tem apenas 17 anos e é figura culé.

    Rafa Silva com duras críticas: «Infelizmente, as decisões dos árbitros não nos protegem dos pontapés»

    Rafa Silva está a ser um dos destaques do Besiktas no arranque da temporada. Avançado português falou da arbitragem na Turquia.

    Concerto interdita relvado do Estádio Dr. Magalhães Pessoa e obriga União de Leiria a jogar em Rio Maior por tempo indeterminado

    A União de Leiria vai jogar em Rio Maior pelo menos por dois jogos. Rockin'1000 levou 20 mil pessoas ao estádio e deixou relvado inviável.
    Bernardo Santos
    Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
    Licenciado em Comunicação Empresarial e Relações Públicas, é um apaixonado por futebol desde tenra idade. O jovem natural de Tomar, mas residente em Lisboa, é um poço de sonhos por realizar, sendo que ser uma voz ativa no mundo do futebol é um deles! Comunicador, simpático, bem humorado e cheio de energia, assim é o Bernardo! Para solidificar os seus conhecimentos no desporto rei, completou os níveis I e II de Scouting no futebol, para além de uma formação de Team Manager. Atualmente, trabalha no departamento de comunicação internacional de uma grande empresa e divide o seu tempo entre as suas paixões e os seus vícios.