Seguem-se os Vikings | Islândia x Portugal

ANTEVISÃO: EVITAR SURPRESAS E MANTER O REGISTO IMACULADO DE PORTUGAL

Islândia e Portugal entram em campo, esta terça-feira, em jogo a contar para a 4.ª jornada da fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2024, a realizar na Alemanha. Tal como no primeiro encontro da história entre estas duas seleções – a 12 de outubro de 2010 -, o palco será o Laugardalsvollur, em Reiquiavique.

Portugal parte como favorito para o jogo, mas também o era em 2016 quando contra todas as probabilidades escorregou e permitiu a divisão de pontos na jornada inaugural do Europeu realizado na França. No final da competição, a história seria outra e bem mais feliz, como sabemos.

Apesar das grandes diferenças entre uma e outra equipa e do histórico favorável à Seleção Nacional – ainda que Portugal nunca tenha goleado os islandeses -, a formação orientada por Roberto Martínez não pode descansar à sombra da bananeira, porque do outro lado estarão onze ‘vikings’ preparados para repetir a receita de há sete anos atrás.

De facto, Portugal não tem sido deslumbrante, mesmo após a mudança de sistema tático com a chegada do novo selecionador, mas o registo da equipa das ‘quinas’ é até ao momento imaculado: três jogos, três vitórias, treze golos marcados e nenhum sofrido.

Do outro lado, estará a seleção de um pequeno país insular localizado ao norte da Europa, com pouco mais de 360 mil habitantes. A formação islandesa iniciou a qualificação para o Euro 2024 com Arnar Vidarsson no comando técnico, mas este acabou por ser substituído por Age Hareide. Contudo, a estreia do técnico norueguês foi amarga, já que os vikings perderam em casa por 1-2 perante a Eslováquia. Em três jogos, a Islândia tem uma vitória e duas derrotas.

Pela frente, a Seleção Nacional terá uma equipa muito combativa e agressiva, à semelhança do que aconteceu na Luz perante a Bósnia e Herzegovina, mas muito inferior do ponto visto técnico. Ainda que Hareide só tenha um jogo no comando da equipa, a toada deverá vir a ser a mesma de sempre: defesa baixa, muitas bolas longas e constante procura dos duelos.

Outro aspeto que deverá ser abordado por Roberto Martínez na preparação do jogo é o poderio adversário nas situações de bola parada. Dos oito golos apontados pela Islândia nesta fase de apuramento, quatro foram através de bolas paradas.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Este será apenas o 4.º confronto entre Portugal e Islândia
  2. O último jogo entre as duas seleções foi no Euro 2016, em França. A partida terminou empatada 1-1
  3. Só por uma vez a Seleção Nacional jogou na Islândia. Foi em 2010, durante o apuramento para o Euro 2012, e o jogo terminou com a vitória portuguesa por 1-3
  4. Portugal nunca perdeu com a Islândia. Em três jogos, a equipa das ‘quinas’ soma 2 vitórias e 1 empate
  5. Portugal e Islândia marcaram sempre que se defrontaram
  6. No total dos 3 jogos, Portugal soma 9 golos marcados e 5 sofridos
  7. Portugal é o 9.º classificado do Ranking FIFA. A Islândia ocupa a 64.ª posição
  8. Roberto Martínez venceu todos os jogos que disputou (4) contra a Islândia (todos ao serviço da Bélgica)
  9. Portugal procura a sua 9.ª presença em fases finais de Campeonatos da Europa
  10. A Islândia só por uma vez disputou a fase final de um Europeu, precisamente em 2016

JOGADORES A TER EM CONTA

Bruno Fernandes – Foi a grande figura do duelo contra a Bósnia, apontando dois golos e assistindo para outro. The Portuguese Magnifico, como é carinhosamente apelidado pelos adeptos do Manchester United FC, continua a cimentar o seu estatuto de indiscutível no ‘onze’ da Seleção Nacional. Seja no meio campo a dois ou numa das posições do ataque, Bruno Fernandes faz a diferença através do último passe e do seu brilhante remate.

Alfreð Finnbogason – O atual avançado do Lyngby BK, da Dinamarca, mas com passagens pela Eredivisie (Heerenveen), La Liga (Real Sociedad) e Bundesliga (Augsburgo) é um nome incontornável na história do futebol islandês por ser o autor do primeiro golo de sempre da Islândia em Campeonatos do Mundo.

Finnbogason leva um golo em três jogos nesta fase de qualificação para o próximo Campeonato da Europa e é o 5.º melhor marcador da história da Seleção Islandesa.

XI’s PROVÁVEIS

Portugal (3-4-3): Diogo Costa; Danilo Pereira, Pepe, Gonçalo Inácio; Diogo Dalot, Bruno Fernandes, João Palhinha, Raphael Guerreiro; Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo, Rafael Leão.

Selecionador: Roberto Martínez

«Pode haver alterações no ‘onze’. Todos os jogadores trabalharam muito bem. A equipa técnica está muito contente com o trabalho de todos. A nossa intenção não é fazer alterações por fazer, mas precisamos [de alterar] porque o jogo contra a Bósnia foi muito difícil.»

Islândia (5-4-1): Rúnar Rúnarsson; Alfons Sampsted, Sverrir Ingason, Victor Pálsson, Hörður Magnússon, Valgeir Friðriksson; Aron Gunnarsson, Jóhann Guðmundsson, Willum Willumsson, Albert Guðmundsson; Alfreð Finnbogason

Selecionador: Åge Hareide

«É mais fácil para nós jogar contra equipas de grande nível. Elevamos o nosso jogo. Portugal é favorito e nós até gostamos desse papel. Isso é bom para nós. Ficamos mais soltos. Acredito que, com alguma sorte, podemos surpreender»

PREVISÃO DE RESULTADO: Islândia 0-3 Portugal

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Costa pede liderança a Jan Bednarek: «Tem algo que precisamos»

Jorge Costa enalteceu a contratação de Jan Bednarek. O diretor do FC Porto assumiu que espera que o defesa ajude a equipa do ponto de vista da liderança.

FC Porto revela pormenores do negócio por Jan Bednarek

Jan Bednarek é reforço confirmado pelo FC Porto. Os dragões divulgaram os pormenores da contratação.

As primeiras palavras de Jan Bednarek no FC Porto: «Sou um central agressivo»

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Defesa deixou as primeiras palavras de azul e branco.

Jan Bednarek oficializado como novo jogador do FC Porto até 2029

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Central polaco chega aos dragões proveniente do Southampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Ianis Stoica assume a camisola 10 e é reforço do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora fechou uma contratação importante para a próxima temporada. Ianis Stoica é reforço do clube.

Wesley oficializado como novo lateral direito da AS Roma

Wesley já foi confirmado como reforço da AS Roma. O lateral direito brasileiro deixa o Flamengo para jogar na Europa pela primeira vez.

Sporting mantém intransigência por Jota Silva e não quer pagar 10 milhões de euros

O Sporting não tem interesse em colocar uma cláusula de opção obrigatória de 10 milhões de euros na negociação com Jota Silva.