Suíça 1-0 Portugal: Os Santos não quiseram nada com os lusos

- Advertisement -

A CRÓNICA: UM IRREPREENSÍVEL OMLIN ATIRA PORTUGAL PARA 2º LUGAR

Duas seleções em posições totalmente díspares no grupo A2 da Liga das Nações enfrentaram-se nesta 4ª jornada: Portugal partia em primeiro, com sete pontos, e a Suíça em último, sem pontos; e no registo de golos marcados e sofridos: 7-1 para Portugal, e o inverso para os helvéticos.

A turma lusa entrou a dormir e os da casa nem de 60 segundos precisaram para marcar: Shaqiri isolou Widmer no flanco direito, este tirou um cruzamento a regra e esquadro para um desmarcado Seferovic, e o benfiquista atirou para o fundo das redes.

Portugal assumiu as despesas do jogo, mas o rendimento atacante era, quase na sua totalidade, inofensivo –  muitos cruzamentos, todos mal feitos, houve um golo (bem) anulado a Rafael Leão e o único perigo surgiu de um cabeceamento de Danilo, muito bem defendido pelo guardião Omlin.

Na primeira parte, somente resta assinalar uma baixa de peso para a Suíça, com a saída forçada de Shaqiri (rendido por Okafor), devido a lesão.

Na segunda parte, houve um claro destaque: Jonas Omlin. O guarda-redes que atua no Montepellier fez uma exibição de sonho e impediu não só o empate, como também a derrota da sua equipa.Os esforços de André Silva, Bernardo Silva, Gonçalo Guedes, Diogo Jota e até Pepe esbarraram no guardião.

Em relação ao resto do jogo, há que salientar o número injustificável de cruzamentos sem nexo dos lusos. A Suíça, a certo ponto, desistiu de jogar e só um remate torto de Seferovic causou algum perigo na etapa complementar.

Com a vitória da Espanha sobre a Chéquia (2-0), nuestros hermanos passam para o primeiro lugar do grupo, com mais um ponto do que Portugal. Agora, as decisões da Liga Nações só terão lugar no final de setembro.

 

A FIGURA

Jonas Omlin (Suíça) – Depois da descrição feita da segunda parte, certamente que esta escolha para o melhor em campo não surpreende. Foram oito defesas, algumas de elevado grau de dificuldade, feitas pelo jogador de 28 anos. A Suíça bem lhe pode agradecer pelos primeiro pontos conquistados nesta Liga das Nações.

 

O FORA DE JOGO

Liga dos Campeões
Fonte: Bola na Rede

João Cancelo (Portugal) – Este não foi o mesmo jogador que brilhou no Manchester City e na Seleção ao longo do último ano. Fez imensos cruzamentos disparatados, foi apanhado muitas vezes em contrapé no processo defensivo e esteve deveras irreconhecível.

 

ANÁLISE TÁTICA – SUÍÇA

A defender em 4-5-1, com Xhaka a dar apoio ocasional aos centrais Akanji e Elvedi, frustraram a procura de espaços interiores do adversário, forçando muito o cruzamento, aspeto onde também foram competentes.

A ganhar desde o início, não tiveram problemas em se fecharem atrás e apostarem em transições rápidas para se aproximarem da grande área portuguesa.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Jonas Omlin (8)

Widmer (7)

Akanji (7)

Elvedi (8)

Ricardo Rodríguez (6)

Xhaka (7)

Freuler (7)

Sow (6)

Shaqiri (6)

Embolo (6)

Seferovic (6)

SUBS UTILIZADOS

Okafor (6)

Steffen (6)

Zuber (6)

Aebischer (6)

Stergiou (6)

 

ANÁLISE TÁTICA – PORTUGAL

Os lusos tentavam sair a jogar a três, quer fosse com o recuo de Nuno Mendes para se alinhar com os centrais (Pepe e Danilo), ou com a triangulação entre os centrais e Rúben Neves. Tentar é, no entanto, o verbo certo, já que Portugal teve muitas dificuldades neste aspeto.

Vitinha dava boa qualidade no transporte de bola, mas quando esta chegava na frente, havia também dificuldades na criação de oportunidades de remate. Bruno Fernandes esteve desinspirado e Rúben Neves não ofereceu mais para além do acerto de passe.

A equipa defendia em 4-4-2, mas tinha dificuldades em proteger (sobretudo) o seu flanco esquerdo (Nuno Mendes esteve em dia não), por onde os suíços investiam muito.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Rui Patrício (5)

João Cancelo (5)

Pepe (6)

Danilo (6)

Nuno Mendes (5)

Rúben Neves (5)

Bruno Fernandes (5)

Vitinha (6)

Rafael Leão (5)

Otávio (5)

André Silva (6)

SUBS UTILIZADOS

Gonçalo Guedes (5)

Bernardo Silva (6)

Diogo Jota (6)

Matheus Nunes (5)

Ricardo Horta (5)

Afonso Viana Santos
Afonso Viana Santoshttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora as táticas envolvidas no futebol europeu e americano e também é apaixonado por wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal goleia na Bélgica e Real Madrid vence na visita ao Paris FC: Eis os resultados do dia na Champions League Feminina

Esta quarta-feira, o Arsenal e o Real Madrid venceram na primeira mão dos playoffs da Champions League Feminina.

Lazio derrota o Bolonha nos penáltis e qualifica-se para as meias-finais da Taça de Itália

Após um empate a uma bola em 120 minutos, a Lazio levou a melhor sobre o Bolonha nos penáltis e garantiu a passagem às meias-finais da Taça de Itália.

Liverpool escapa com vitória curta no terreno do Sunderland

Na 26.ª jornada da Premier League, Virgil Van Dijk voltou a ser herói no triunfo do Liverpool sobre o Sunderland por uma bola a zero.

Real Sociedad leva a melhor sobre o Athletic na primeira mão das meias-finais da Taça do Rei

A Real Sociedad venceu pela margem mínima na primeira mão das meias-finais da Taça do Rei frente ao Athletic. Gonçalo Guedes assistiu o golo da vitória.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique garante passagem às meias-finais da Taça da Alemanha com triunfo sobre o RB Leipzig

O Bayern Munique recebeu e bateu o RB Leipzig por duas bolas a zero nos quartos-de-final da Taça da Alemanha.

Sporting perde com Hammarby e está em desvantagem nos quartos de final da Taça Europa Feminina

O Sporting perdeu em casa com o Hammarby por 1-0 na primeira mão dos quartos de final da Taça Europa Feminina.

Manchester City derrota Fulham de Marco Silva: eis os resultados do dia da Premier League

O Manchester City venceu o Fulham de Marco Silva por 3-0 na jornada 26 da Premier League. Antoine Semenyo marcou e assistiu.