Suíça 2-4 Portugal (sub-21): reviravolta como prenda para Rui Jorge

- Advertisement -

A caminhada de Portugal rumo ao Campeonato Europeu de sub-21 (que irá decorrer em Itália e San Marino, em junho de 2019) continuou, esta terça-feira, com mais uma etapa.

Quatro dias após a vitória, por uns expressivos 7-0, contra o Liechtenstein, os sub-21 portugueses deslocaram-se à Suíça para defrontar os helvéticos, em jogo a contar para o grupo 8 da Qualificação.

Rui Jorge, ciente das dificuldades que a sua equipa iria encontrar frente aos suíços (muito superiores aos liechtensteinenses), decidiu operar duas alterações relativamente ao último onze, ao levar André Horta e Rafael Leão a jogo, e deixando Xadas e Heriberto Tavares no banco. De resto, manteve-se tudo igual: Joel Pereira na baliza; Diogo Dalot, Jorge Fernandes, Francisco Ferreira (Ferro) e Yuri Ribeiro na defesa; Pedro Rodrigues (Pêpê), João Carvalho e João Félix no meio-campo; Diogo Gonçalves na frente de ataque.

Se Portugal tinha entrado a marcar cedo contra o Liechtenstein (aos sete minutos), ainda mais cedo foi o golo da Suíça contra a seleção portuguesa. Aos quatro minutos de jogo, Djibril Sow inaugurou o marcador, com um grande remate de fora da área; Joel Pereira a ficar muito mal na fotografia, apesar de a bola ter ressaltado na relva sintética do estádio de La Maladière. 1-0 para a seleção suíça, com Portugal a entrar de maneira infeliz no jogo.

Em dia de aniversário do selecionador nacional português, que completou 45 anos, a equipa das Quinas apresentava-se algo amorfa, optando muitas vezes por um futebol direto para Rafael Leão, em detrimento de um estilo de jogo mais apoiado, como é habitual.

Quando os pupilos de Rui Jorge aparentavam algumas melhorias, eis que, aos 16 minutos, surge um contratempo: Rafael Leão, ao ressentir-se da lesão da qual parecia estar recuperado, é substituído por Heriberto; uma má notícia tanto para Rui Jorge como para Jorge Jesus.

Portugal, apesar de contar com uma seleção muito mais experiente, via-se com sérias dificuldades para assumir o controlo da partida, contra uma Suíça mais forte fisicamente e que criava inúmeras oportunidades de golo. André Horta, apesar de muito desaparecido do jogo, ia tentando a sua sorte da meia distância.

Aos 34 minutos, novo susto para Portugal: golo anulado por fora de jogo aos suíços, após uma excelente conversão de um livre direto.

Três minutos após a ameaça suíça, chegou mesmo o golo:  livre direto (novamente) bem executado por Spielmann, com o central Cumart a cabecear para o fundo das redes. Ficou, no entanto, a dúvida quanto à posição legal do suíço. 2-0 para a Suíça, numa tarde que parecia ser para esquecer.

Fonte: FPF

Na segunda parte, tudo mudou. A seleção portuguesa, com uma atitude completamente diferente da que tinha demonstrado na primeira parte, fez a reviravolta em menos de 20 minutos: aos 50, Heriberto fez o 2-1, após bom trabalho de Yuri pelo flanco esquerdo; aos 57, André Horta (o mais inconformado) empatou a partida; aos 64, o menino João Félix, à ponta de lança, fez o terceiro para Portugal. A mudança de André Horta para zonas mais centrais do terreno a revelar-se fundamental para o crescendo exibicional dos sub-21 portugueses.

Para terminar o jogo, nada melhor do que um golo para ver e rever: em cima dos 90 minutos, o recém-entrado Gil Dias, com todo o espaço do mundo, picou a bola de forma exemplar sobre o guarda-redes suíço e estabeleceu o resultado final em 2-4 para Portugal.

Grande vitória para a equipa das Quinas e para Rui Jorge, que, se na primeira parte, ficou algo constrangido com a festa surpresa que a Suíça lhe havia preparado, no final do jogo certamente exibiu um sorriso na cara, satisfeito pela reviravolta que os seus jogadores lhe ofereceram como prenda de aniversário.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Jesus fecha a porta ao Benfica mas admite um regresso: «É uma das possibilidades»

Jorge Jesus revelou que não pretende voltar ao Benfica, mas que não fecha a porta a um regresso ao Fenerbahçe.

Jorge Jesus e a possibilidade de ser sucedido por Pep Guardiola: «Ele é que tem de ter orgulho por me vir substituir a mim»

Jorge Jesus está de saída do Al Nassr e foi questionado sobre a possibilidade de ser sucedido por Pep Guardiola na Arábia Saudita.

Jorge Jesus confirma saída do Al Nassr

Jorge Jesus confirmou durante esta quinta-feira que vai deixar de ser treinador do Al Nassr no final da presente temporada.

Ruben Amorim podia ter sido treinador do Aston Villa: «Disse-lhes que seria uma má contratação»

Ruben Amorim esteve na equação do Aston Villa depois do despedimento de Steven Gerrard. A equipa optou por Unai Emery.

PUB

Mais Artigos Populares

Yeremay Hernández não acabou o treino e Deportivo de La Coruña explicou a situação

Yeremay Hernández não completou o mais recente treino do Deportivo de La Coruña, saindo acompanhado de um fisioterapeuta.

Eredivisie: Ajax e Utrecht garantem passagem à final do playoff de acesso à Conference League

O Ajax venceu por 2-0 na receção ao Groningen e o Utrecht escapou com uma vitória por 3-2 em casa frente ao Heerenveen.

Víctor Gómez confirmado no Onze do Ano da Europa League

Víctor Gómez faz parte do Onze do Ano da Europa League. O lateral direito do Braga foi selecionado pela UEFA.