A evolução das selecções jovens nesta década

- Advertisement -

Cabeçalho Seleção NacionalNo final da década de oitenta, as selecções jovens nacionais começaram a ganhar visibilidade com várias classificações de relevo: foram campeões europeus de sub-16 em 1989, vice-campeões europeus de sub-18 em 1888 e 1990, ficaram em terceiro lugar no mundial de sub-17 em 1989 e, como cereja no topo do bolo, a conquista do Mundial de juniores (sub-20) em 1989.

Estes feitos deram o mote para uma década de noventa que seria uma era dourada no futebol jovem em Portugal. Começando pela revalidação do título mundial de sub-20 no nosso país em 1991, na mesma categoria, ainda ficámos em terceiro lugar em 1996 no Qatar. Fomos ainda campeões europeus de sub-18 em 1994 e 1999, campeões europeus de sub-16 em 1995, 1996 e 2000. Fomos vice-campeões europeus de sub-21 em 1994 e ficámos em quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996.

Já no século XXI, em 2003 fomos campeões europeus de sub-17 e vice-campeões europeus de sub-19 e no ano seguinte ficámos em terceiro lugar no Campeonato da Europa de sub-21. No entanto, daí para a frente, o futebol jovem português atravessou um período de decadência, seguindo-se vários anos sem prestações relevantes nas competições internacionais das diversas camadas jovens.

A revalidação do título mundial de juniores em casa é um dos pontos altos da selecção nacional Fonte: FPF
A revalidação do título mundial de juniores em casa é um dos pontos altos da selecção nacional
Fonte: FPF

As coisas voltaram a entrar nos eixos, quando em 2011, a nossa selecção de sub-20, com uma equipa sem grandes promessas do futebol europeu, surpreendeu tudo e todos e acabou vice-campeã mundial, caindo apenas aos pés do Brasil após prolongamento. Com uma equipa que ficou apelidada de “Geração Coragem”, esta geração daria o mote para as prestações nas competições seguintes.

Em sub-19, fomos vice-campeões europeus em 2014 e semi-finalistas em 2013 e 2016. Em sub-17, fomos campeões europeus em 2016 e semi-finalistas em 2014 e fomos vice-campeões europeus de sub-21 em 2015. Mas, mais do que o regresso aos bons resultados nas camadas jovens, tem-se visto também mais e melhor aproveitamento dos jogadores que provêm dessas gerações.

Ora vejamos, no Mundial de juniores de 1991, vários jogadores que constituíram a equipa que revalidou o título mundial nesse ano acabaram por construir grandes carreiras a nível nacional e/ internacional, tais como João Vieira Pinto, Luís Figo, Rui Costa, Jorge Costa, Rui Bento, Abel Xavier e Capucho. Porém, também houve outros que se destacaram na competição e que, por um ou por outro motivo, não confirmaram o potencial que mostraram, tais como Brassard, Paulo Torres, Peixe, Toni e Gil Gomes.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto leva 22 jogadores para meia-final frente ao Sporting: Eis a lista de convocados

O FC Porto anunciou a lista de 22 convocados para a meia-final da Taça de Portugal frente ao Sporting em Alvalade.

Rafa Mir nega insultos racistas e revela ter dito: «Vou rebentar-te a cabeça»

Rafa Mir negou as alegações de racismo feitas por Omar El Hilali que interromperam o Espanyol x Elche e contou a sua versão dos eventos.

Paulo Fonseca e a arbitragem na derrota do Lyon: «Fui castigado nove meses, não quero dizer nada»

O Lyon foi batido pelo Marselha no encontro da Ligue 1 do passado domingo. Paulo Fonseca mostrou-se frustrado com a arbitragem.

Conflito no Médio Oriente: Finalíssima pode mudar de local

O jogo entre a Espanha e a Argentina pode não ser disputado no Catar, devido ao conflito no Médio Oriente, no qual o Irão é um dos protagonistas.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: jovem vai estagiar no emblema da Luz

Samil Koroma, jovem de apenas 15 anos, vai estagiar com as camadas jovens do Benfica, podendo ficar em definitivo.

Francesco Farioli revela estratégia para o Clássico: «Vamos a Alvalade pressionar em todo o terreno»

Francesco Farioli realizou esta segunda-feira a antevisão ao encontro entre o FC Porto e o Sporting, relativo à Taça de Portugal.

Francesco Farioli e os comentários dos rivais sobre arbitragem: «Qual é o mix de cor entre vermelho e verde?

Francesco Farioli realizou esta segunda-feira a antevisão ao encontro entre o FC Porto e o Sporting, relativo à Taça de Portugal.