Revista do Euro’2016: França

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol InternacionalA França é sempre uma incógnita. Poderia começar por dizer que têm um plantel muito consistente, com várias soluções de qualidade para todos os sectores, e que por jogarem em casa são favoritos. Mas os gauleses nunca são favoritos e são sempre favoritos. Se fizermos um uma cronologia dos Europeus e Mundiais deste século vemos isso. Em 2000 venceram o Euro, organizado pelos Países Baixos e Bélgica. Quem ganha um Europeu é normalmente um forte candidato, dois anos a seguir, ao Mundial. Tal não aconteceu, no Mundial de 2002, no Japão e na Coreia do Sul. Nem conseguiram passar a fase de grupos.

18 anos depois, poderá a história repetir-se? Fonte: EPA
18 anos depois, poderá a história repetir-se?
Fonte: EPA

No Euro 2004, em Portugal, alcançaram os quartos-de-final e sem que nada o fizesse prever, em 2006, no Mundial organizado pela Alemanha, chegaram à final e só tombaram nas grandes penalidades perante a histórica Itália. Tinham chegado à final e demonstrado que poderiam voltar a afirmar-se como uma grande selecção, mas no Euro 2008, na Suíça e Áustria, e no Mundial de 2010, na África do Sul, não conseguiram passar a fase grupos. No Euro 2012, na Polónia e Ucrânia, quebraram o enguiço e chegaram aos quartos-de-final, assim como no Mundial de 2014 no Brasil.

Tendo este histórico em consideração é impossível prever o que é que os pupilos de Didier Deschamps podem fazer. Têm um plantel de qualidade, um seleccionador que sabe o que é estar no relvado e vencer, mas o balneário não transpira confiança. Teve de levar uma limpeza depois do Mundial de 2010, mas ainda há resquícios de conflitos; o caso de Benzema é claramente o exemplo disso. De qualquer forma, França tem de estar no pote dos favoritos, joga no seu país com o seu povo a apoiá-lo. Um povo que depois dos atentados terroristas de 13 de novembro está mais unido do que nunca em torno de algo que pode trazer uma alegria comum. E isso inspira o futebol, uma causa comum, uma felicidade comum. Só a selecção é pode oferecer isso, sem clubismos, sem partidarismo e politiquices, é uma nação unida em torno de quem a representa.

Tomás Gomes
Tomás Gomes
O Tomás é sócio do Benfica desde os dois meses. Amante do desporto rei, o seu passatempo favorito é passar os domingos a beber imperial e a comer tremoços com o rabo enterrado no sofá enquanto vê Premier League.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Pablo Pichardo garante medalha de prata no Europeu 2026

Pedro Pablo Pichardo ficou no segundo lugar do Campeonato da Europa de 2026. O atleta português saltou 17.76 no primeiro salto.

João Félix e Samú Costa marcam no triunfo do Al Nassr e Al Ittihad escorrega: Eis os resultados do dia na Liga Saudita

Na 1.ª jornada da Liga Saudita, o Al Nassr superou o Al Fateh de José Gomes por 3-0 e o Al Ittihad empatou a um golo com o Al Kholood.

Jakub Kiwior marcou para o FC Porto, mas o VAR acabou por anular o golo

O Rio Ave recebe o FC Porto na 2.ª jornada da Primeira Liga. Jakub Kiwior apontou o segundo golo dos dragões, mas acabou anulado após análise do VAR.

Alavés aproveita vantagem numérica e vence o Getafe no jogo de abertura da La Liga

A época 2026/27 da La Liga arrancou com um triunfo por 3-0 do Alavés na receção ao Getafe. Visitantes alinharam com 10 jogadores desde os 43 minutos.

PUB

Mais Artigos Populares

Neuhén Perez coloca FC Porto na frente do resultado frente ao Rio Ave

O Rio Ave recebe o FC Porto na 2.ª jornada da Primeira Liga. Nehuen Pérez abriu o marcador na sequência de um canto.

Atenção, Benfica: Newcastle insiste e entra em contacto direto com o Bayern Munique por João Palhinha

O Newcastle deu início às negociações com o Bayern Munique para a aquisição de João Palhinha. Emblema alemão não quer emprestar com opção ou obrigação de compra.

Rui Vitória, José Morais e Paulo Sousa saem vitoriosos na jornada inaugural: Eis os resultados do dia na Liga dos Emirados Árabes Unidos

Na 1.ª jornada da Liga dos EAU, Rui Vitória estreou-se no Al Wasl com uma vitória por 5-1 sobre o United FC, assim como o Shabab Al Ahli, enquanto o Al Sharjah venceu por 3-1.