Futebol Olímpico: a imprevisibilidade dos medalhados

- Advertisement -

Grupo B: Japão, Nigéria, Suécia e Colômbia

A Suécia quer repetir a brilhante prestação nos sub21 Fonte: Trivela
A Suécia quer repetir a brilhante prestação nos sub21
Fonte: Trivela

O Japão viaja para o Brasil com a bagagem cheia de otimismo, se tivermos em conta a prestação nos últimos JO, de Londres, em 2012, onde terminou na 4.ª posição, tendo perdido nas meias-finais para o país campeão – México – e na disputa da medalha de bronze para a República da Coreia.

O Japão é uma seleção tradicionalmente muito técnica e disciplinada taticamente, que geralmente chama jogadores que competem no campeonato Japonês, o que retira algum mediatismo às suas individualidades, bem como torna a análise da seleção mais desconhecida para quem não acompanha o campeonato nacional. Ainda assim, destaco três jogadores da seleção: o “suíço” Yuya Kubo (22, do Grasshoppers), o mais internacional desta seleção, Shinzo Koroki (29), e Ryota Oshima (23), o número dez do atual segundo classificado da Liga Japonesa. Será interessante ver como este outsider se comportará em termos competitivos num grupo com nível de exigência alto.

A Nigéria deve sempre ser tida em conta, com duas finais nos últimos 20 anos (Atlanta, 1996, e Pequim, 2008). Certamente vai querer repetir a medalha de ouro de 1996, quando derrotou México, Brasil e Argentina na final. Sempre temível com qualquer uma das suas seleções jovens, é uma junção de pujança, de nível técnico e de atitude competitiva. Ainda mais candidata é se juntarmos o facto de ter sido campeã da CAF Sub20 em 2015.

O incrível é que, deste elenco campeão em 2015, nenhum jogador transita para a equipa convocada para as Olimpíadas. No mínimo é surpreendente a qualidade que os responsáveis por esta seleção acreditam ter! É grandiosa a quantidade de jogadores talentosos, entre os 18 e os 20 anos, que não entram para uma convocatória onde aparecem mais uns numerosos jogadores com 18, 19 e 20 anos. O que faz com que parte do elenco dos JO seja desconhecido. Sempre foi assim a Nigéria. A certeza é a de que sempre ficam conhecidos e acabam sendo revelados após os ótimos desempenhos neste tipo de competições. Dos jogadores com mais de 23 anos, foram escolhidos o famosíssimo experiente médio do Chelsea Obi Mikel (29) e o guarda-redes Daniel Akpeyi (29). Em relação a todos os outros, é ver para crer e conhecer!

A Suécia conquistou o campeonato da Europa de Sub21 em 2015. A expectativa está alta, sobretudo porque sete jogadores campeões transitam para esta equipa dos JO. São eles: o guarda-redes Andreas Linde (23, Molde), Alexander Milosevic (24, Besiktas), Pa Konate (22, Malmo), Abdul Khalili (24, Mersin), Simon Tibbling (21, Groningen), Robin Quaison (22, Palermo), e Mikael Ishak (23, Randers). Os “craques” dessa equipa campeã, ainda com idade, mas que não vieram, são Lindelöf (Benfica), Augustinsson (Kobenhavn), Hiljemark (PSV) e John Guidetti (Celtic). A este grupo se juntará o talentoso Tankovic (21, AZ Alkmaar), de quem se espera bastante. Confesso que a Suécia é uma das seleções que causa mais curiosidade para acompanhar neste grupo super equilibrado, pela conquista recente e pela aposta declarada em trazer um elenco vencedor e competitivo para os JO.

Acerca da Colômbia começo por afirmar que, com toda a projeção mundial dos seus jogadores, está na hora de se afirmar numa competição que conta com alguns dos jovens e anónimos talentos do país. Olhando de relance para a convocatória acho que têm uma equipa composta por jogadores mais experientes e no limite da idade permitida, com muitos jogadores na ordem dos 22 e 23 anos de idade. Quase todos jogam no próprio país, o que acredito ser uma vantagem para o futebol Colombiano, pois sentem que uma competição como os JO serão uma montra e porta de entrada para os grandes palcos do Futebol Mundial. Jogadores como Teo Gutiérrez (31, Sporting), Dorlan Pabón (28, Monterrey) e William Tesillo (26, Santa Fé) são sem dúvida jogadores experientes e de renome na Colômbia. Ainda contam com Jefferson Lerma (21, Levante) e Andrés Rentería (23, Querétaro), bem como com os três recentes campeões da Copa Libertadores pelo Atlético Nacional: Cristián Bonilla (23), Sebastian Pérez (23) e aquela que eu considero ser a grande revelação e se transformará na grande estrela da equipa: Miguel Borja (23). Se fizer um pouco do que fez nos três jogos finais da Copa dos Libertadores em que participou, já está ótimo. Ficarei muito atento a esta Colômbia, pois acredito que terá uma palavra a dizer. O primeiro grande desafio para demonstrar a fibra com que veio será carimbar o apuramento neste grupo dificílimo!

Paulo Sousa
Paulo Sousahttp://www.bolanarede.pt
Um português residente no Brasil. Vive com intensidade e aprendeu a não ter medo de escolher. Ama e trabalha com o Futebol, que colide com alguns dos seus valores morais. Futebolísticamente interessa-se por assuntos polémicos e desmistificar ideias não sustentadas em fatos. Inconformado, contagia-se pelos porquês que o levam a amadurecer.                                                                                                                                                 O Paulo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges e a onda de lesões no Sporting: «Por mais que sejamos positivos e otimistas, custa ver tanta gente de fora e com...

Rui Borges fez o rescaldo da derrota do Sporting contra o Vitória SC na Taça da Liga. Leões eliminados da competição.

Os opostos atraem-se | Benfica x Braga

Benfica e Braga querem coisas completamente diferentes do jogo, e por isso mesmo, voltam-se a enfrentar semana e meia depois

Santos oficializa renovação de Neymar até ao final da temporada

Neymar renovou contrato com o Santos até ao final de 2026. Avançado brasileiro continuará a jogar no clube que o lançou para o mundo.

Francesco Farioli e FC Porto com acordo para a renovação de contrato

Francesco Farioli e o FC Porto têm um acordo para a renovação de contrato. Vontade é comum às duas partes envolvidas.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa inglesa revela que Bernardo Silva não tem interesse em voltar ao Benfica já neste verão

Bernardo Silva está em final de contrato e é alvo do Benfica. Ainda assim, o médio português dá prioridade a outro caminho.

Eduardo Quaresma vai ser operado nas próximas horas: eis as novidades

Eduardo Quaresma está hospitalizado em Leiria e será operado ao maxilar esquerdo nas próximas horas. Defesa lesionou-se no Sporting x Vitória SC.

Luís Pinto responde ao Bola na Rede e explica mudanças na estratégia do Vitória SC contra o Sporting na Taça da Liga

Luís Pinto analisou o triunfo do Vitória SC frente ao Sporting por 2-1 na Taça da Liga. Técnico respondeu a questão do Bola na Rede.