📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

5 momentos de Portugal na qualificação para o Mundial 2026

- Advertisement -

Portugal está apurado para o Mundial 2026, após uma caminhada bastante polémica e difícil, em grande parte por culpa própria. Foi necessário ir até ao último jogo frente à Arménia, para que a seleção nacional conseguisse garantir a sua presença na maior prova do futebol mundial.

Ao longo deste  trajeto — com quatro vitórias, um empate e uma derrota — registaram-se momentos negativos e positivos que estarão neste top-5.

5.

Estreia com a Arménia – Após vencer a Liga das Nações, Portugal estreou-se na Arménia frente à seleção da casa com uma vitória convincente, onde o “futebol árabe” esteve em destaque, já que todos os jogadores que marcaram atuam nesse campeonato. João Félix (2x), Cristiano Ronaldo (2x) e João Cancelo foram os protagonistas.

Um encontro que parecia indicar o caminho simples que Portugal tinha até à qualificação para o Mundial 2026, no entanto, não foi bem assim…

4.

Rúben Neves Portugal
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Assistência de Trincão para Rúben Neves – Um dos grandes momentos desta qualificação foi a assistência de Trincão para o médio Rúben Neves no jogo frente à República da Irlanda.

Primeiramente, pelo “fator Francisco Trincão”. Esse jogo, à semelhança do duelo com a Dinamarca na Liga das Nações, garantiu a presença do extremo no Mundial de 2026. Saltou do banco de suplentes para ser decisivo: ganhou uma grande penalidade — que acabou por não ser convertida — e, mais tarde, “sacou” uma bela assistência para garantir os três pontos.

Por fim, o “fator Rúben Neves”. No primeiro jogo de Portugal em solo nacional desde o trágico falecimento de Diogo Jota, eis que o seu melhor amigo e novo camisola 21 conseguiu, estrear-se a marcar com a seleção das quinas para lá do minuto 90.

3.

Dominik Szoboszlai Hungria
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O silêncio imposto por Dominik Szoboslai – A vencer por 2-1, em casa, Portugal deixou-se empatar com a Hungria — só podia ser ele, o médio do Liverpool.

Este empate voltou a castigar e a complicar as contas de Portugal na corrida pela qualificação para o Mundial. Um jogo que refletiu, à semelhança de outros, as dificuldades inerentes da equipa comandada por Roberto Martinez: pouca capacidade para surpreender, blocos baixos e muito frágeis em contra-ataque.

Analisando este jogo, o empate acabou por ser um resultado justo. A Hungria soube manter-se fiel ao seu plano de jogo e garantiu um ponto numa deslocação complicada, sendo que havia perdido com Portugal, em Budapeste.

2.

João Neves Portugal
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Apuramento garantido – Voltou a ser contra a Arménia que Portugal deu uma resposta convincente, tanto coletiva como individual. Sem Ronaldo, Gonçalo Ramos voltou a corresponder. No meio-campo, os lugares parecem estar cimentados: João Neves, Vitinha e Bruno Fernandes, têm de estar no onze. São o complemento perfeito frente a qualquer adversário.

Nesta lógica, quem fica com o lugar em risco é Bernardo Silva. O médio do Manchester City é mais preponderante pelo corredor central e, na seleção, os lugares estão ocupados. Veremos como Roberto Martinez irá resolver este “problema”.

O resultado de 9-1 fica para a história, mas não esconde as dificuldades que Portugal apresenta. No Mundial, onde o nível competitivo sobe, há que fazer mais e melhor —sobretudo no momento defensivo.

1.

Expulsão de Cristiano Ronaldo – Infelizmente, este momento está no meu top-5. O capitão de Portugal foi expulso, pela primeira vez com a camisola das quinas, após 226 jogos, no encontro frente à República da Irlanda.

Num dos jogos mais importantes desta qualificação, Cristiano Ronaldo falhou. Não só pelo o que representa, mas também pela atitude. Um jogador experiente nestes contextos, não pode ceder à pressão — sobretudo com a seleção em desvantagem por dois golos.

No entanto, esta ação aconteceu, e Portugal acabaria mesmo a perder o jogo, na Irlanda, e desperdiçou, novamente, a oportunidade de segurar a vaga no primeiro lugar do grupo.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

PSG planeia ofensiva de mercado por Julián Álvarez

O PSG está a estudar a possibilidade de avançar para a contratação do astro argentino do Atlético Madrid, Julián Álvarez.

Carlos Forbs prepara-se para reencontrar o Sporting

Carlos Forbs está preparado para reencontrar o Sporting. O internacional português representa o Club Brugge, mas já passou por Alvalade.

Real Madrid e Barcelona já conhecem preço de jovem promessa: 25 milhões de euros

O Real Madrid e o Barcelona são dois dos clubes que estão interessados em Kees Smit, jogador que representa o AZ Alkmaar.

Tyrell Malacia vai sair do Manchester United no mercado de inverno

Tyrell Malacia procura ter mais minutos de forma a conseguir a convocação para o Mundial 2026 e prepara-se para sair do Manchester United.

PUB

Mais Artigos Populares

Entre dinâmicas ofensivas e fragilidades defensivas: um olhar tático sobre Portugal e a preparação para o Mundial 2026

Um olhar tático aos jogos de Portugal com Irlanda e Arménia e aos aspetos que Roberto Martínez deve afinar com vista ao Mundial 2026.

Sporting vai contar com ponta de lança da formação no jogo frente ao Marinhense

Rui Borges vai apostar num jovem da formação do Sporting para a frente de ataque na partida contra o Marinhense.

Josh Allen marca 6 touchdowns no triunfo dos Bills e Broncos vencem no terreno dos Chiefs: eis os resultados da semana 11 da NFL

Na 11.ª semana da NFL, Josh Allen conduziu os Bills à vitória frente aos Buccaneers e os Broncos venceram no terreno dos Chiefs.