A corrida até à primeira pausa

- Advertisement -

Na época 2016/17, o campeonato voltou a parar aquando da conclusão da terceira jornada. Aí, o Sporting CP de Jorge Jesus somava três vitórias no mesmo número de jogos e estava isolado na liderança. Por esta altura, a seleção nacional sofreu a primeira derrota no primeiro jogo da caminhada para o Mundial’18. Em Basileia, na Suíça, Portugal saiu derrotado por 2-0. Dias antes, tinha vencido Gibraltar num encontro amigável (5-0).

Salta à vista o facto de que quem seguia na liderança na altura da primeira paragem não chegou ao fim vencedor. É uma altura muito prematura da competição, claro está, mas vem provar que apesar de começar bem ser um objetivo, o importante é mesmo terminar da melhor forma. São exemplo disto os quatro anos do tetracampeonato do SL Benfica, onde os encarnados partiram sempre atrás, muitas vezes bem distantes e descartados, mas conseguiram recuperar a tempo de alcançar o primeiro posto.

Nos últimos seis campeonatos, o Sporting CP partiu no primeiro posto para a pausa internacional por três vezes
Fonte: Sporting CP

Na última época, o campeonato só parou à quarta jornada. Sporting CP e FC Porto seguiam na liderança só com vitórias (12 pontos) e no final da prova foram mesmo os dragões a sorrir. Por esta altura, Portugal realizou dois jogos a doer, ambos relativos ao apuramento para o Mundial da Rússia, e em ambos saiu a sorrir; goleou as Ilhas Faroé (5-1) e venceu na Hungria por 0-1.

Na temporada que agora decorre, e novamente ao fim da quarta jornada, o campeonato tem a sua primeira interrupção. À data, seguem na liderança Sporting CP, SL Benfica e SC Braga com 10 pontos. A prova será reatada depois de dois jogos da seleção nacional; um amigável frente à vice-campeã do Mundo, a Croácia, e a primeira jornada da Liga das Nações da UEFA, frente a Itália.

Apesar da maioria dos adeptos não concordar com a ‘intromissão’ das seleções no calendário dos seus clubes, é importante olhar pelo lado positivo. Esta é uma excelente oportunidade para recuperar algumas lesões e descansar pela última vez nos próximos tempos.

É preciso não esquecer que a partir do reatamento da prova, todos os clubes vão competir em múltiplas frentes; campeonato, taças domésticas e, porventura, competições europeias. Vão regressar os jogos de três em três dias, as lesões por cansaço acumulado, os castigos… E, não menos importante, é também uma oportunidade para reunir todos os adeptos em torno de um objetivo e consenso comum, como são os jogos da seleção portuguesa.

Foto de Capa: Selecções de Portugal

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Roberto Martínez e a chegada a Portugal: «Foi um orgulho ver a FPF confiar num estrangeiro»

Roberto Martínez abordou a chegada à seleção nacional. Selecionador de Portugal destacou ainda qualidade do futebol português.

José Mourinho faz capa em Espanha: Reencontro do ‘Special One’ com o Real Madrid

Antes de o Benfica receber o Real Madrid na Champions League, José Mourinho foi capa da Marca, na qual destacaram o reencontro com os blancos.

João Almeida lança objetivos para 2026 e antevê Volta ao Algarve: «É a corrida em Portugal com o mais alto nível e vou tentar...

João Almeida deu uma conferência de imprensa de antevisão da época de 2026. Ciclista vai correr Giro e Vuelta pela UAE Emirates.

Neemias Queta chega a recorde pessoal na carreira na vitória nos Boston Celtics

Neemias Queta somou o máximo de assistências na carreira. Recorde atingido na vitória dos Boston Celtics sobre os Portland Blazers.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli elogia jogador do FC Porto: «Teve jogos difíceis e cometeu alguns erros, mas nunca tive dúvidas da qualidade dele»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Gil Vicente por 3-0. Técnico dissecou o encontro em conferência de imprensa.

Ángel Di María reflete sobre primeira passagem no Benfica e destaca José Mourinho: «Número um, longe dos outros, como pessoa e como treinador»

Numa entrevista ao jornal AS , Angel Di María refletiu sobre vários pontos da sua ilustre carreira, incluindo as passagens pelo Benfica, e elogiou José Mourinho.

Francesco Farioli e o penálti de Samu: «Aquela bola na rede foi com o empurrão de muita gente»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Gil Vicente por 3-0. Técnico dissecou o encontro em conferência de imprensa.