As 3 principais lacunas a colmatar na seleção nacional

- Advertisement -

1.


Ponta de Lança – Não tem sido fácil encontrar um avançado mais de referência. Com isto, não me refiro apenas a um jogador forte fisicamente que tenha capacidade de receber bolas a partir de cruzamentos e alheando-se a grande parte do jogo da equipa. Refiro-me, de facto, a uma presença física mais notável, mas que seja um jogador participativo e que sirva de referência em bolas mais longas e que permita à equipa ganhar fôlego em jogos de maior aperto.

As experiências de André Silva, Éder ou Gonçalo Paciência pela seleção foram, para já, efémeras. Neste momento, a aposta parece ser Paulinho, um jogador bem mais requintado do que qualquer um dos referidos, mas que pode servir como essa referência. Rui Jorge, nos sub-21, está a arranjar uma solução para essa brecha. Dany Mota, que o selecionador das esperanças desencantou em Itália, e Rafael Leão podem estar na calha para desempenhar o papel (que na seleção A tem sido secundário).

Quando não se tem cão caça-se com gato e Fernando Santos tem fugido muito bem ao problema, apostando numa frente de ataque móvel, com dois ou três jogadores, e dotada de uma grande liberdade de movimentos no espaço ofensivo. Nas grandes competições ou nos jogos frente a equipas igualmente poderosas, a falta de um “9” pode fazer-se sentir. Não deixa de ser irónico que tenha sido um jogador deste tipo a dar a maior alegria a Portugal.

Francisco Grácio Martins
Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

Subscreve!

Artigos Populares

Estrela da Amadora oficializa contratação de Tom Moustier

Tom Moustier é o mais recente reforço do Estrela da Amadora. O médio francês deixa o Rot-Weiss Essen e assina um contrato válido até Junho de 2028.

Girona anuncia contratações de Marc-André ter Stegen e e Fran Beltrán

Esta terça feira, o Girona apresentou Marc-André ter Stegen e Fran Beltrán como novos reforços. Os dois jogadores já se encontravam na La Liga.

Rafa renova pelo FC Porto até 2027 depois de ser apontado ao Benfica

Rafa é o mais recente hoquista do FC Porto a renovar contrato. O avançado de 34 anos representa os dragões desde 2009 e vai continuar a fazê-lo até 2027.

Kikas deixa o Estrela da Amadora e é reforço do Eupen

Kikas é reforço confirmado pelo Eupen. O avançado português abandona o Estrela da Amadora de João Nuno.

PUB

Mais Artigos Populares

Bournemouth paga 35 milhões de euros e vai ao Brasil contratar alvo do FC Porto

O Bournemouth garantiu a contratação de Rayan. Negócio está fechado e o brasileiro deixará o Vasco da Gama para rumar à Premier League.

Contratação de internacional português motiva discórdia no Real Madrid

Rúben Neves não é consensual na estrutura do Real Madrid. Médio é uma opção para os merengues neste mercado de janeiro.

Sem espaço para folgas depois da noite histórica: Sporting regressa aos treinos e já prepara visita a Arouca

O calendário não permitiu qualquer folga e o Sporting está de volta aos trabalhos. Leões treinaram nesta quarta-feira.