Min 109 – 1 ano depois: Há um ano, Éder chutou dali!

- Advertisement -

Dali para o Oliveira do Hospital, Tourizense e, aos 20 anos, um jovem adulto Éder chega à Académica. Quatro épocas na Briosa, depois o ‘regresso’ a Braga agora para jogar no clube bracarense, estando reservada a etapa seguinte para o estrangeiro: Lille, com um empréstimo ao Swansea City pelo meio.

Voltemos ao rumo da narrativa central deste artigo, não quero sentir-me muito forte fora dos factos, embora tenha vontade de o fazer. A biografia de Éder queda-se agora mais uma vez na antecâmara do Euro, num ano com uma retrospetiva de três operações para o avançado.

O golo diante a Estónia, no Estádio da Luz, naquele que foi o último amigável antes do Euro 2016 Fonte: UEFA
O golo diante a Estónia, no Estádio da Luz, naquele que foi o último amigável antes do Euro 2016
Fonte: UEFA

Entrou em jogo aos 84 e aos 83 minutos, respetivamente, dos dois primeiros jogos, frente à Islândia e Áustria, beneficiando do contexto de jogo, designadamente o facto da equipa estar em situação de empate e procurar a vitória, vendo no alto, corpulento e cabeludo dianteiro uma arma dentro da área adversária.

Éder só voltaria a jogar na final. O terceiro jogo da fase de grupos, um 3-3 de se cortar a respiração perante a Hungria não contou com Éder porque nos últimos minutos imperou a contenção para não se deitar tudo a perder. Nos ‘quartos’, mais um jogo com uma marcha de anti-risco, empate 1-1 nos 120 minutos, com estratégias medidas ao palmo até à altura dos penalties, no embate com a Polónia. Já as meias-finais, foram mais tranquilas, uma vitória por 2-0 que já não precisava das características de Éder para levar ao jogo o que o avançado pode acrescentar.

79 minutos, final diante a anfitriã França. Éder entra para o lugar de Renato Sanches. Ronaldo tinha, até aí, protagonizado o momento do jogo, e não havia sido por ter feito mais golos, mas sim por abandonar o jogo por lesão, deixando a braçadeira para Nani e os franceses no Stade de France a esfregar as mãos de contentes.

O jogo precisava de Éder. A França encostava Portugal atrás. Na frente, sem Ronaldo, não tínhamos quem servisse de parede para segurar bolas e fazer a equipa subir. Era a hora! Chegou a tua hora, Portugal!

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jamie Carragher ‘ataca’ José Mourinho: «Vindo de Mourinho, soa um pouco hipócrita»

Jamie Carragher deixou críticas à postura de José Mourinho, que não gostou do festejo de Vinícius Júnior do Benfica 0-1 Real Madrid.

Thierry Henry sai em defesa de Vinícius Júnior: «O Prestianni foi muito ‘corajoso’ ao colocar a camisa na boca»

Thierry Henry foi uma das vozes que saiu em defesa de Vinícius Júnior, O jogador do Real Madrid está a acusar Gianluca Prestianni de um ato racista.

Wesley Sneijder visa atitude de Nicolás Otamendi: «Ele está bem da cabeça?»

Wesley Sneijder criticou a postura de Nicolás Otamendi, que mostrou a tatuagem que tem do Mundial 2022 a Vinícius Júnior.

Nicolás Otamendi reage à derrota do Benfica e mantém silêncio sobre Gianluca Prestianni

Nicolás Otamendi já reagiu à derrota do Benfica contra o Real Madrid, assumindo que as águias vão em busca da reviravolta.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica qualificou-se apenas uma vez nas oito ocasiões que perdeu a primeira mão em casa

Após a derrota caseira por 1-0 frente ao Real Madrid, o Benfica tentará dar a volta à eliminatória, algo que conseguiu fazer apenas uma vez, em 1999.

Jornalista espanhola descreve o caso entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni como um «Escândalo Mundial»

A jornalista da esRadio, Maria Trisac, deixou fortes críticas aos acontecimentos que envolveram Vinícius Júnior no embate da Champions League frente ao Benfica.

Benfica emite comunicado oficial no qual descreve «campanha de difamação» contra Gianluca Prestianni

Esta quarta-feira, o Benfica emitiu um comunicado oficial, no qual demonstraram confiança no argentino e manifestaram «total colaboração»com a UEFA.