O que esperar do Portugal-Itália?

- Advertisement -

O adversário: Uma nova Itália

O jogo frente à Polónia na edição inaugural da Liga das Nações marcou o início de um ‘novo ciclo’ para os Gli Azzurri
Fonte: UEFA

A formação italiana privilegia um futebol de posse, apoiado e com muita mobilidade na frente de ataque, setor onde residem futebolistas com capacidade para criar desequilíbrios, e, neste particular, destaque para o camisola número 20 Federico Bernardeschi, extremo direito da Juventus FC.

O conjunto orientado por Roberto Mancini, ex-treinador dos russos do Football Club Zenit, faz prevalecer a construção de ataques pelos corredores laterais. Neste capítulo, os Gli Azzurri dão primazia ao lado esquerdo – responsável por (52%) das investidas no jogo diante da Polónia, onde o lateral esquerdo Cristiano Biraghi teve a preocupação de se posicionar bastante adiantado no terreno, funcionando quase como um quarto médio.

Ainda relativamente à influência que o flanco esquerdo exerce no processo ofensivo desta seleção italiana, de notar os movimentos de aproximação do médio centro que se posicionou sobre o lado esquerdo, Lorenzo Pellegrini. Para além disso, a Itália continua a recorrer à forte capacidade de construção do central (e capitão) Giorgio Chiellini, o futebolista italiano que efetuou o maior número de toques na bola (113) no encontro frente à Polónia, que se destaca pela precisão do seu passe de longa distância.

Jorginho, médio centro que este Verão se transferiu para o Chelsea FC, desempenha um papel de extrema importância nesta ‘nova’ Itália. A sua inteligência e disciplina tática, aliada à grande capacidade de passe são atributos essenciais a este meio-campo da La Nazionale.

No setor defensivo, nota para alguma falta de agressividade dos futebolistas transalpinos. Ainda relativamente a este setor, e num plano mais individualizado, de referir que os jogadores que compõem a habitual dupla de centrais (Chiellini e Bonucci) denotam alguma falta de velocidade.

O confronto entre Portugal e Itália terá lugar ao cair da tarde de segunda-feira, no Estádio da Luz
Fonte: SL Benfica

Onzes Prováveis:

Itália: Donnarumma; Zappacosta; Bonucci; Chiellini; Biraghi; Bonaventura; Jorginho; Gagliardini; Insigne; Belotti; Federico Bernardeschi;

Esquema-tático: 4-3-3;

Nota: no ataque, e atendendo à fraca produtividade de Mario Balotelli no jogo inaugural frente à Polónia (foi substituído, aos 61 minutos, por Belotti), perspetiva-se uma alteração para o jogo diante de Portugal. A escolha de Mancini poderá recair em Andrea Belotti, porém convém não esquecer Ciro Immobile;

 

Portugal: Rui Patrício; Cancelo; Rúben Dias; Pepe; Mário Rui; Rúben Neves; William; Bruma; Bernardo; Guedes; André Silva;

Esquema-tático: 4-4-2;

Nota: com o intuito de explorar a lentidão da dupla de centrais da seleção italiana, a aposta numa frente de ataque mais móvel, composta por dois avançados (André Silva e Gonçalo Guedes) poderia beneficiar o jogo de Portugal. Noutro prisma, e tendo em conta a exibição pouco conseguida de André Silva frente à Croácia, a possibilidade de dotar o ataque com mais um avançado não deveria ser desconsiderada. Ademais, a meu ver, a aposta em Gonçalo Guedes contribuiria, em simultâneo, para potenciar o bom momento de forma vivenciado por Bruma.

Pois que comece a rolar a bola…

 

Fonte: Federazione Italiana Giuoco Calcio (FIGC)

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Guilherme Arana reforça o Fluminense

Guilherme Arana foi confirmado como novo jogador do Fluminense. O lateral esquerdo brasileiro prossegue a carreira no Rio de Janeiro.

Besiktas avança por guarda-redes e deixa Rui Silva para 2ª opção

O Besiktas está muito interessado na contratação de Filip Jorgensen. Guarda-redes do Chelsea quer rumar à Turquia na busca por minutos.

Roberto De Zerbi desolado depois de perder a Supertaça de França: «Nunca chorei depois de perder e hoje chorei quando entrei no balneário»

Roberto De Zerbi mostrou-se desolado com a derrota na Supertaça de França. Marselha perdeu com o PSG nos penáltis.

Atlético Madrid define preço para vender Thiago Almada em janeiro

Thiago Almada pode deixar o Atlético Madrid em janeiro. Colchoneros colocaram o médio no mercado e definiram preço do jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Roy Keane escolhe substituto de Ruben Amorim e causa polémica: «Alex Ferguson anda a pairar como se fosse mau cheiro»

Roy Keane comentou a atualidade do Manchester United. A lenda dos red devils deixou críticas à gestão do clube e falou de Sir Alex Ferguson.

Casa Pia empresta avançado Max Svensson ao UD Ibiza

O Casa Pia oficializou a saída de Max Svensson por empréstimo. Avançado de 24 anos vai jogar pelo UD Ibiza e volta assim a Espanha.

Guarda-redes do Alverca com interessado no Brasil

Matheus Mendes pode deixar o Alverca nesta janela de transferências. Guarda-redes é alvo do Sport e pondera regresso ao Brasil.