O que esperar do Portugal-Itália?

- Advertisement -

O adversário: Uma nova Itália

O jogo frente à Polónia na edição inaugural da Liga das Nações marcou o início de um ‘novo ciclo’ para os Gli Azzurri
Fonte: UEFA

A formação italiana privilegia um futebol de posse, apoiado e com muita mobilidade na frente de ataque, setor onde residem futebolistas com capacidade para criar desequilíbrios, e, neste particular, destaque para o camisola número 20 Federico Bernardeschi, extremo direito da Juventus FC.

O conjunto orientado por Roberto Mancini, ex-treinador dos russos do Football Club Zenit, faz prevalecer a construção de ataques pelos corredores laterais. Neste capítulo, os Gli Azzurri dão primazia ao lado esquerdo – responsável por (52%) das investidas no jogo diante da Polónia, onde o lateral esquerdo Cristiano Biraghi teve a preocupação de se posicionar bastante adiantado no terreno, funcionando quase como um quarto médio.

Ainda relativamente à influência que o flanco esquerdo exerce no processo ofensivo desta seleção italiana, de notar os movimentos de aproximação do médio centro que se posicionou sobre o lado esquerdo, Lorenzo Pellegrini. Para além disso, a Itália continua a recorrer à forte capacidade de construção do central (e capitão) Giorgio Chiellini, o futebolista italiano que efetuou o maior número de toques na bola (113) no encontro frente à Polónia, que se destaca pela precisão do seu passe de longa distância.

Jorginho, médio centro que este Verão se transferiu para o Chelsea FC, desempenha um papel de extrema importância nesta ‘nova’ Itália. A sua inteligência e disciplina tática, aliada à grande capacidade de passe são atributos essenciais a este meio-campo da La Nazionale.

No setor defensivo, nota para alguma falta de agressividade dos futebolistas transalpinos. Ainda relativamente a este setor, e num plano mais individualizado, de referir que os jogadores que compõem a habitual dupla de centrais (Chiellini e Bonucci) denotam alguma falta de velocidade.

O confronto entre Portugal e Itália terá lugar ao cair da tarde de segunda-feira, no Estádio da Luz
Fonte: SL Benfica

Onzes Prováveis:

Itália: Donnarumma; Zappacosta; Bonucci; Chiellini; Biraghi; Bonaventura; Jorginho; Gagliardini; Insigne; Belotti; Federico Bernardeschi;

Esquema-tático: 4-3-3;

Nota: no ataque, e atendendo à fraca produtividade de Mario Balotelli no jogo inaugural frente à Polónia (foi substituído, aos 61 minutos, por Belotti), perspetiva-se uma alteração para o jogo diante de Portugal. A escolha de Mancini poderá recair em Andrea Belotti, porém convém não esquecer Ciro Immobile;

 

Portugal: Rui Patrício; Cancelo; Rúben Dias; Pepe; Mário Rui; Rúben Neves; William; Bruma; Bernardo; Guedes; André Silva;

Esquema-tático: 4-4-2;

Nota: com o intuito de explorar a lentidão da dupla de centrais da seleção italiana, a aposta numa frente de ataque mais móvel, composta por dois avançados (André Silva e Gonçalo Guedes) poderia beneficiar o jogo de Portugal. Noutro prisma, e tendo em conta a exibição pouco conseguida de André Silva frente à Croácia, a possibilidade de dotar o ataque com mais um avançado não deveria ser desconsiderada. Ademais, a meu ver, a aposta em Gonçalo Guedes contribuiria, em simultâneo, para potenciar o bom momento de forma vivenciado por Bruma.

Pois que comece a rolar a bola…

 

Fonte: Federazione Italiana Giuoco Calcio (FIGC)

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal derrota a Polónia e termina fase de grupos do Europeu de Futsal com registo perfeito

A fase de grupos do Europeu de Futsal chegou ao fim com o triunfo de Portugal por 3-2 frente à Polónia, vencendo assim todos os jogos desta fase.

Futuro de Andreas Schjelderup mais perto de estar decidido

Andreas Schjelderup deverá manter-se ao serviço do Benfica. O extremo norueguês prepara-se para renovar contrato até 2031.

Eis o ranking da UEFA após as qualificações diretas do FC Porto e Braga

As qualificações diretas para os oitavos-de-final da Europa League por parte do FC Porto e Braga melhoraram ainda mais a pontuação no ranking UEFA.

Carlos Vicens: «Objetivo cumprido, alcançar o apuramento com os adversários que tivemos teve muito mérito»

Carlos Vicens reagiu ao encontro entre o Braga e o Go Ahead Eagles, que terminou com um empate a zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli: «A Primeira Liga ainda não é vista como competitiva o suficiente. E isso não é verdade»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo da 8.ª jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Rangers no Estádio do Dragão.

Europa League: os 12 emblemas eliminados da prova

Está fechada a fase de liga da Europa League. Tal como na Champions League, oito emblemas conseguiram apurar-se para os oitavos de final.

Eis o quadro de jogos dos playoffs da Europa League

Após uma noite com 18 jogos em simultâneo, estão fechadas as 16 equipas que irão participar nos playoffs de acesso aos oitavos-de-final da Europa League.