Portugal 1-0 França: “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”

- Advertisement -

PORTUGAL

À semelhança do que já tinha acontecido frente à Polónia, por exemplo, Portugal entrou algo nervoso. William Carvalho e José Fonte falharam passes e marcações como não é costume e a França foi dominando o meio-campo português na primeira meia-hora da partida, sem que a equipa nacional conseguisse reagir.

A saída de Ronaldo (entrou Quaresma), por lesão, pareceu duro golpe nas ambições lusas, mas a equipa reorganizar-se-ia. Sem referência de àrea, é certo, mas com mais assertividade na circulação de bola, chegando mesmo ao intervalo com ascendente sobre os gauleses.

A segunda parte começou como a primeira, com Portugal a ceder algum espaço perante as investidas do seu adversário, embora se notasse uma maior segurança posicional quando a equipa se encontrava sem posse o que, gradualmente (e ao que a substituição de Adrien por João Moutinho, não será alheia), foi travando o ímpeto francês. A esperança nacional ia crescendo.

Quase era abalada com uma bola ao poste na baliza de Patrício, à passagem do minuto 90, mas cada oportunidade falhada pela França era uma espécie de tónico para os portugueses. Como se soubesse que o desalento e a frustração iriam tomar conta do adversário, tirando-lhe discernimento.

A esperança voltou a crescer quando Nani fez cruzamento-remate (quando se esperava uma procura por Éder, recém entrado para o lugar de Renato Sanches) que atrapalhou Lloris, com Quaresma, na recarga, de forma acrobaticamente, a atirar à figura. Estavam decorridos 86 minutos e acreditava-se.

Merecemos a festa Fonte: UEFA
Merecemos a festa
Fonte: UEFA

Valia a pena, porque a alma nunca foi pequena. Foi gigante, monumental, estando na base de um prolongamento dominado por Portugal, que teve clímax no golaço de Éder (livrou-se de Koscileny, conduziu a bola e disparou sem medo para as redes da baliza francesaa), fora da àrea, que setenciou o encontro e o vencedor do Euro 2016. Podem beliscar-se, somos mesmo nós!

Confirmou-se a tendência: este foi o Euro da caça ao trauma. O da Itália, que finalmente venceu a Espanha, o da Alemanha que finalmente venceu a Itália, o da França que finalmente venceu a Alemanha e o de Portugal que, finalmente!, venceu a França.

Notas aos jogadores:

Rui Patrício – 9

Cédric – 6

José Fonte – 7

Pepe – 8

Raphael Guerreiro – 6

William Carvalho – 7

João Mário – 5

Adrien – 6

Renato Sanches – 6

Nani – 6

Cristiano Ronaldo – 5

Quaresma – 7

João Moutinho – 7

Éder – 7

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alex Amorim na mira de clube da Serie A que já negoceia com o Alverca

O Genoa já entrou em contacto com o Alverca para a contratação do médio Alex Amorim. O brasileiro foi apontado ao Benfica e Sporting no início de janeiro.

Jeremiah St. Juste despede-se do Sporting antes de rumar ao Feyenoord

Jeremiah St. Juste publicou um vídeo de despedida do Sporting nas suas redes sociais. Agradeceu a toda a família sportinguista, incluindo Paulinho e João Gião.

Selecionador polaco elogia Oskar Pietuszewski e não afasta convocatória para o Mundial 2026

Jan Urban deixou vários elogios a Oskar Pietuszewski, abordando a transferência para o FC Porto e uma possível convocatória para o Mundial 2026.

Há 2 destinos de olho na contratação de Matheus Reis a custo zero

Matheus Reis termina contrato com o Sporting no final da época. O Corinthians e clubes da Rússia estão interessados no defesa leonino.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli aborda exibição de destaque do FC Porto: «Às vezes exagerou a querer jogar a um toque»

Francesco Farioli analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

César Peixoto deixa mensagem forte a Vasco Sousa e lamenta expulsão: «Há um jogo até aos 70 minutos e outro depois»

César Peixoto analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

Thiago Silva revela palavras no balneário depois da vitória: «O Eustáquio pediu a palavra e falou muito bem do Samu e do grupo»

Thiago Silva analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.