Portugal Sub20 1-2 Zâmbia Sub20: Sem pôr a bola na baliza, é impossível

- Advertisement -

Cabeçalho Seleção Nacional

Emílio Peixe constituiu um primeiro onze formado maioritariamente por jogadores do SL Benfica, com seis atletas dos encarnados. Diogo Costa, jovem de 17 anos do FC Porto, foi o dono da baliza, tendo à sua frente um quarteto defensivo formado por Diogo Dalot Rúben Dias, Jorge Fernandes e Yuri Ribeiro. No meio campo, Florentino Luís foi o médio mais defensivo, com Gedson Fernandes e Bruno Xadas à sua frente, sendo este último, jogador do SC Braga, o elemento com mais responsabilidade de ligação ao ataque. No setor mais ofensivo, Diogo Gonçalves foi o extremo esquerdo, André Ribeiro, jogador do Zurique, sobre o lado direito e o benfiquista José Gomes como ponta de lança.

A primeira parte foi muito morna, com ambas as equipas na expetativa e raríssimas oportunidades de golo. A seleção lusa preferiu, quase sempre, atacar pelo flanco esquerdo, onde a dupla composta pelas “águias” Yuri Ribeiro e Diogo Gonçalves conseguiu carburar algum jogo ofensivo. Ainda assim, na primeira meia hora, apenas tivemos um remate de Xadas à figura de Mangani Banda e uma outra tentativa de André Ribeiro, bloqueada pelos centrais adversários. No lado contrário, os africanos apenas tiveram uma ocasião de golo, à passagem dos vinte minutos, com um remate de Luchanga para uma defesa bastante vistosa de Diogo Costa.

No último quarto de hora da primeira metade, Portugal subiu um pouco o seu patamar exibicional e aproximou-se mais da área zambiana, com Diogo Gonçalves e André Ribeiro a terem boas hipóteses de alvejar a baliza contrária. A nossa seleção tinha alguns problemas de ligação entre o meio campo e o ataque, com muito poucas jogadas de perigo. A melhor oportunidade de golo surgiu aos 44 minutos, num lance onde Diogo Dalot assistiu Diogo Gonçalves. O benfiquista rematou forte, mas a tentativa foi bloqueada, quase em cima da linha de golo, pelo lateral direito da Zâmbia, Moses Nyondo.

Ainda no primeiro tempo, destaque para a saída de Patson Daka, um dos melhores jogadorez da Zâmbia. O avançado do Red Bull Salzburgo teve de ser substituído depois de ter chocado com Rúben Dias num lance de bola parada. Foi rendido por Emmanuel Banda, jovem jogador que atua em Portugal, no Esmoriz.

Este foi o onze titular escolhido por Emílio Peixe para esta estreia no Mundial Sub20 Fonte: Seleções de Portugal
Este foi o onze titular escolhido por Emílio Peixe para esta estreia no Mundial Sub20
Fonte: Seleções de Portugal

A segunda parte foi totalmente diferente. Os africanos reentraram melhor na partida, com Fashion Sakala em grande destaque. O número 10 zambiano ameaçou aos 50 minutos, com um remate para defesa de Diogo Costa. No minuto seguinte, os zambianos inauguraram o marcador. Sakala teve um bom trabalho no flanco direito, Mwepu fez um primeiro remate para defesa muito apertada do guardião português e, na recarga, Edward Chilufya, empurrou para a baliza aberta. Depois disso, inexplicavelmente, Emílio Peixe colocou Xande Silva em campo mas, inexplicavelmente, retirou José Gomes. Portugal deu então um festival de golos falhados, com Diogo Gonçalves, André Ribeiro e Xande Silva como principais protagonistas. Xadas e Gedson Fernandes também tentaram, mas sem sucesso. Emílio Peixe retirou depois André Ribeiro, que também estava em bom plano, para entrar Hélder Ferreira e apenas arriscou na última alteração, com a entrada de Pepê para a saída do médio defensivo Florentino Luís.

Para piorar as coisas, os africanos ainda chegaram ao segundo golo, por Fashion Sakala. O jogador do Spartak Moscovo aproveitou a passividade dos centrais portugueses, entrou na área e rematou sem hipóteses para Diogo Costa. A seleção lusa tardou em voltar a encontrar-se, com escassa clarividência e poucas ocasiões de golo nos últimos minutos. Contudo, foi já no período de descontos que Portugal reduziu. Mangani Banda ainda fez uma defesa assombrosa a remate de Xande Silva mas, na recarga, Hélder Ferreira conseguiu mesmo faturar, reduzindo a desvantagem nacional.

Depois de uma primeira parte onde respeitou demasiado a seleção contrária, Portugal deu um autêntico festival de falhanços em frente à baliza de Mangani Banda, que apenas teve de fazer duas ou três defesas com algum grau de dificuldade. Acho que Pedro Delgado tem de ser titular na segunda jornada, pois será preciso acrescentar muito mais criatividade ao meio campo. É inexplicável como não foi utilizado hoje.

Na equipa nacional, destaque positivo para as exibições de Diogo Dalot e Yuri Ribeiro quando apoiaram o ataque, e de Xadas e André Ribeiro, que foram os mais ativos na tentativa e alvejar a baliza da Zâmbia. Na próxima quarta feira, Portugal vai defrontar a Costa Rica e termina a fase de grupos no sábado frente ao Irão. Frente aos costarriquenhos, é imperativo conquistar a vitória.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já passou pelo FC Porto e está muito perto de assinar com o PAOK

Jorge Sánchez está muito perto de assinar com o PAOK, deixando o Cruz Azul. O lateral já passou pelos quadros do FC Porto.

Presente e futuro: Paris FC fecha as contratações de Ciro Immobile e Rudy Matondo

O experiente avançado, Ciro Immobile, e o jovem de apenas 17 anos, Rudy Matondo, foram anunciados como reforços do Paris FC.

AVS SAD com regresso importante para o encontro frente ao Sporting

O AVS SAD vai enfrentar o Sporting nos quartos de final da Taça de Portugal. Cristian Devenish pode entrar nos planos de João Henriques.

José Mourinho travou saída de jogador do Benfica rumo ao Mallorca

José Mourinho impediu a saída de Andreas Schjelderup no final do mercado. O extremo esteve muito perto de assinar com o Mallorca.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona quer que Camp Nou seja a sede da final da Champions League em 2029

O Barcelona quer que o Camp Nou seja o estádio escolhido para sediar a final da Champions League da temporada 2028/29.

Youth League: eis os resultados desta terça-feira

Realizaram-se alguns jogos do playoff de acesso aos oitavos de final da Youth League durante esta terça-feira.

Sporting cede jovem defesa-central ao Real Valladolid

O Real Valladolid garantiu o empréstimo de Duarte Correia com opção de compra. O defesa-central de 18 anos fazia parte dos sub-19 do Sporting.