Portugal: Um baralho com muitos ases e jokers, num póquer que mesmo assim não impressiona

- Advertisement -

Roberto Martinez escolheu as suas melhores cartas para esta convocatória final de Portugal rumo ao Euro 2024, no entanto, a seleção nacional continua a facilitar em alguns momentos do jogo, prova disso foram os dois golos concedidos na partida de frente à Finlândia, resultantes de algumas faltas de atenção dos jogadores das “quinas”. E qual é efetivamente o problema que existe na nossa seleção?

Não sei bem se lhe devemos chamar de problema, tendo em conta que o jogo de Portugal era um jogo particular, mas estas tais facilidades insistem em aparecer, provenientes de um certo relaxar dos nossos jogadores. Ora bem, posto isto, é lógico que existe aqui um aspeto que tem de ser corrigido, porque temos de admitir que a nossa seleção é uma das principais favoritas à vitória final, diria até num top três tendo em conta a conjuntura total dos grupos e a nossa própria valia individual e enquanto equipa. Mas o jogo de ontem não nos trouxe só pontos a melhorar, trouxe também vários pontos que merecem o nosso destaque pela positiva, começando logo por Francisco Conceição, que fez uma exibição de luxo, que deu até a ideia de que já está com o grupo há vários anos.

Depois, elogiar também João Neves, um jogador de outra craveira e, à semelhança de Francisco, com uma maturidade muito acima de média. Ontem, tivemos também a certeza de que temos um grupo que, no geral, está no máximo das suas capacidades, com todos os jogadores prontos a entrarem e a assumirem o seu papel quando necessário.

Queria deixar também uma nota para aquilo que foi a prestação e o posicionamento de João Cancelo no confronto de ontem porque, na segunda parte, vi o lateral a assumir-se como mais um médio, a jogar muito por dentro e, ainda que ache que um dos golos possa ter sido consequência de uma falta de atenção defensiva no lado esquerdo, acredito que podemos explorar as capacidades técnicas de Cancelo para enfrentar situações que nos podem ser adversas no jogo, como uma desvantagem no marcador. Estou ansioso para perceber se Cancelo pode até coexistir no onze com Dalot e Nuno Mendes, e assumir de caras a posição de médio centro, porque apesar de perdermos um grande lateral, podemos ganhar alguma irreverência, que existe sim, mas que com Cancelo pode ser mostrada ao máximo.

Espero que este tal relaxamento que existe em vários momentos do jogo deixe de existir, para bem de todos nós, que queremos que a nossa comitiva volte para Portugal apenas no dia 15 de julho e, se Deus quiser, cerca de oito quilos mais pesada.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica prepara jogo com o FC Porto e há várias novidades

O Benfica treinou esta sexta-feira com o foco no FC Porto. Vários jovens foram chamados à sessão de trabalho das águias.

Nuno Mendes responde a provocação de jogador do Marselha após vitória na Supertaça: «Tenta de novo»

Nuno Mendes lembrou uma publicação de Leonardo Balerdi em setembro de 2025 e deixou uma resposta nas suas redes sociais.

Sporting volta a Alcochete com regresso importante

O Sporting treinou esta sexta-feira na Academia Cristiano Ronaldo. Regresso de Geny Catamo foi a principal novidade.

Imprensa bósnia revela que Amar Dedic atrai interesse de tubarão da Premier League

O Manchester City pondera avançar com uma proposta por Amar Dedic, após Pep Guardiola mostrar interesse no defesa-lateral do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Morten Hjulmand descreve qualidades de Victor Froholdt: «Vi desde o início que tem um ritmo muito elevado e que joga rápido»

O capitão do Sporting Morten Hjulmand elogiou Victor Froholdt na sequência das distinções individuais de Futebolista e Talento do Ano da Dinamarca.

Benfica e FC Porto olham para o mesmo defesa e há mais clubes interessados

Abubacarr Sedi Kinteh está na mira do Benfica e do FC Porto. Jovem defesa-central chama à atenção do Chelsea e de mais clubes.

Diretor desportivo do Jagiellonia: «Valor da transferência poderia ter sido mais alto, mas Pietuszeswski só queria o FC Porto»

O diretor desportivo do Jagiellonia, antigo clube de Oskar Pietuszewski, comentou a saída do polaco para o FC Porto por 10 milhões de euros.