Um campeão europeu não tem objetivos mínimos

- Advertisement -

Depois, ao contrário do que aconteceu no Euro 2016, também não gostei do discurso do treinador português neste Mundial 2018. Principalmente depois da derrota frente ao Uruguai. Fernando Santos falou em “objetivo mínimo cumprido”, quem é que no seu perfeito juízo acha que é aceitável que um campeão europeu tenha como objetivo mínimo passar a fase de grupos do Mundial? O objetivo mínimo de um campeão europeu devia ser o seu objetivo máximo, ser campeão do mundo. Não me consigo rever, minimamente, no facto de os objetivos mínimos terem sido “cumpridos”. Não é vergonha nenhuma perder com o Uruguai, até porque os Uruguaios têm uma excelente equipa e um excelente treinador, mas custa ver tantos erros a serem cometidos e pensar que as coisas poderiam ter sido diferentes se os erros não tivessem sido cometidos.

Bernardo Silva fez um Mundial muito apagado, mas jogou constantemente num lugar onde não se sente confortável
Fonte: FPF

De todos os erros que eu já enunciei, falta ainda falar da convocatória de Fernando Santos, que, na minha opinião, teve também lacunas graves. Não percebo como se deixa Rúben Neves de fora, quando Danilo está indisponível e William Carvalho vinha com uma condição física deficitária. Também não entendo como é que num leque de quatro defesas/laterais direitos: João Cancelo, Nélson Semedo, Ricardo Pereira e Cédric Soares, opta-se por levar os dois últimos. Consigo entender que João Cancelo e Nélson Semedo não corresponderam da melhor maneira nos jogos que fizeram, até agora, pela seleção nacional, mas pelo menos um deles tinha que ser convocado, nem que fosse para ser uma alternativa, pois estamos a falar de dois jogadores que estão em dois grandes clubes por comparação com Ricardo Pereira, que acabou de ir para o Leicester, e Cédric Soares, que joga no Southampton , que quase desceu de divisão.

Posto isto, o balanço que eu faço deste Mundial 2018 para a nossa seleção nacional é francamente negativo. Fizemos quatros jogos, jogamos bem contra a Espanha, jogamos mal contra Marrocos e Irão e fizemos uma boa segunda parte contra o Uruguai. É minha opinião que o tempo de Fernando Santos deveria chegar ao fim, porque precisamos de sangue novo a liderar uma nova geração talentosa e de uma nova mentalidade.

Conhecendo como conheço o corpo diretivo português, sei perfeitamente que Fernando Santos se irá manter até, pelo menos, 2020. Resta-me por isso desejar que o míster aproveite este tempo para pensar muito bem nos erros que cometeu ao longo do Mundial 2018 e tentar quem sabe alterar.

Foto de Capa: FPF

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Souleymane Faye no Sporting: eis o tempo contratual e a cláusula de rescisão

Souleymane Faye prepara-se para trocar o Granada pelo Sporting. A mudança do extremo para Portugal vai ser em definitivo.

Ruben Amorim viu desejo negado: Manchester United não contratou o guarda-redes que o luso queria

Ruben Amorim queria que o Manchester United contratasse Emiliano Martínez para a baliza, mas Senne Lammens acabou por ser o eleito.

Gabriel Costa vai deixar o Feirense e rumar a emblema galego

Gabriel Costa deve ser confirmado nas próximas horas como reforço do Lugo. O jogador abandona assim o Feirense.

Benfica: chegou à Luz no verão e foi capitão durante a derrota frente ao Braga

Richard Ríos foi capitão nos últimos minutos do encontro entre o Benfica e o Braga, depois da expulsão de Nicolás Otamendi.

PUB

Mais Artigos Populares

Após oito anos nos Atlanta Hawks, Trae Young será a nova estrela dos Washington Wizards

Na madrugada desta quinta-feira, os Atlanta Hawks enviaram Trae Young para os Washington Wizards a troco de CJ McCollum e Corey Kispert.

Vizela anuncia a contratação de Ivan Cvijanovic a custo zero

No passado sábado, o Vizela confirmou a contratação de Ivan Cvijanovic, que deixou o NK Osijek e assinou um contrato de dois anos.

Pep Guardiola explica novo desaire do Manchester City: «Jogámos excecionalmente bem e não conseguimos marcar»

Pep Guardiola analisou o empate do Manchester City diante do Brighton. O técnico justificou resultado com a eficácia.