📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um novo paradigma na selecção nacional?

- Advertisement -

Esta situação tem-se começado a aplicar nas nossas selecções jovens. Começou no mundial de sub-20 no ano passado disputado na Coreia do Sul, onde o seleccionador Emílio Peixe convocou vários atletas com 18 anos, tais como Diogo Costa, Luís Maximiano, Diogo Dalot, Florentino Luís, Gedson Fernandes, Miguel Luís e José Gomes. No final, seríamos eliminados nos quartos-de-final pelo Uruguai, no desempate por grandes penalidades.

Dalot já deu o salto para a Premier League
Fonte: Manchester United FC

Mas esta política está a ficar mais patente neste Europeu de sub-19 deste ano, em que vários dos melhores atletas da geração de 99 ficaram de fica: Diogo Dalot, Diogo Leite, Gedson Fernandes, João Félix, Rafael Leão… Estes são atletas que já trabalharam com as equipas principais dos seus clubes e a maioria deles já são internacionais sub-21. A estes atletas podemos ainda juntar o médio David Tavares que, após ter brilhado na fase final do campeonato de juniores, representou a selecção de sub-20 no Torneio de Toulon e integrou os treinos da equipa principal do Benfica, mas uma grave lesão arredou-o dos dois cenários (Europeu de sub-19 e pré-temporada com a equipa principal).

Ao verificar isto na nossa selecção de sub-19, fica-me na retina a selecção alemã do ano passado, que conquistou a Taça das Confederações com uma equipa repleta de jogadores da selecção de sub-21, e a sagrar-se campeã europeia de sub-21 com uma equipa secundária, que teve ali a sua oportunidade para se mostrar.

Ora, o que esta situação nas camadas jovens da selecção nacional significa? Significa que está a ser dado mais um passo na evolução do futebol jovem em Portugal e, mais importante que isso, é um passo dado no sentido do futebol português vir a ter um maior leque de opções em qualidade e em quantidade. Os nossos jovens precisam de oportunidades para brilhar!

Foto de Capa: Selecções de Portugal

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.