Portugal 5-0 Ucrânia: Jota dá um Trincão nos ucranianos

- Advertisement -

No primeiro jogo das semi finais do Europeu de Sub-19 (o outro será disputado a entre França e a Itália), Portugal entrava em campo com um objetivo: repetir a façanha de alcançar a final da competição, já conseguida em 2017 e perdida para a Inglaterra. Pela frente tinha os ucranianos que haviam surpreendido ao ficar em primeiro lugar num grupo composto por dois grandes favoritos: ingleses e franceses.

Independentemente do resultado, ambas as equipas já tinham garantido o seu lugar no Mundial de sub-20 do próximo ano. Mas ainda tinham mais um passo a dar.

No entanto, a seleção ucraniana entrou na partida com o pé esquerdo e, aos 2 minutos, já perdia por 1-0 mediante o golo de Pedro Correia, que correspondeu ao cruzamento de Jota e, após recarga, fez o primeiro golo de uma meia hora recheada de tentos.

Para piorar a situação dos ucranianos, o ponta de lança Vladyslav Supriaha, referência atacante da equipa, foi forçado a sair por lesão, sendo substituído por Andrii Kulakov. Os portugueses cheiraram sangue e foram absolutamente implacáveis. Aos 19 minutos, Jota aproveitava um ressalto na área adversária para fazer o 2-0. Dois minutos depois o número 7 da Seleção das Quinas voltava a fazer o gosto ao pé: após passe de Miguel Luís, faz um remate cruzado e rasteiro para o canto esquerdo da baliza de Kucheruk, que ficou pregado ao chão.

A ganhar por três golos ainda antes dos 25 minutos de jogo, as promessas lusas não abrandaram. Aos 28 Trincão teve espaço para fazer o que quis e, sem qualquer pressão, rematou à entrada da área para fazer o 4-0. E seria o mesmo Trincão que, meia hora após o início da partida, fecharia o marcador, aproveitando uma falha grave de Kucheruk para colocar o esférico no fundo das redes.

Em 30 minutos o jogo fora resolvido e o resto desta meia final seria jogado de forma letárgica, com toda a gente, tanto em campo como na bancada, à espera do apito que assinalasse o final de uma tarde muito fácil para os portugueses. Hélio Sousa aproveitou para lançar alguns jogadores com menos tempo de jogo, nomeadamente João Virgínia, o guarda redes suplente, que ainda mostrou serviço devido ao recuo da sua equipa. Mas esta atitude mais defensiva de Portugal na segunda parte não se traduziu em golos do adversário.

Uma vitória folgada da seleção portuguesa que tentará agora, frente a italianos ou franceses, desfazer o dissabor da derrota na final do ano passado.

Onzes iniciais:
Portugal: D. Costa (J.Virgínia 56’); Veiga Teixeira Carmo; R. Correia; Vinagre; T.Correia; Florentino; Domingos Quina (N. Santos 57’); Miguel Luís; Trincão; P. Correia; Jota

Ucrânia: Kucheruk; Bondar; Mykolenko; Popov; Konoplia; Korniienko: Khaklov; Dryshliuk; Tsitishvili (Remeniuk 72’); Buletsa; Supriaha (Kulakov 11’)

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto vence 1.º jogo da sua história na Primeira Liga Feminina com golo antes do meio-campo e Braga abre época com goleada

Primeira jornada da Primeira Liga Feminina em andamento. O FC Porto venceu partida de estreia na prova e Braga goleou.

Diego Moreira salva AC Milan de Ruben Amorim e bisa para garantir empate contra a Lazio na Serie A antes da receção ao Benfica

O AC Milan de Ruben Amorim empatou com a Lazio por 2-2. Diego Moreira saltou do banco para bisar e ser o herói do jogo.

André Silva não perde tempo e empata para o FC Porto frente ao Casa Pia

O FC Porto está a defrontar o Casa Pia no Estádio Municipal de Rio Maior, em jogo relativo à sexta jornada da Primeira Liga.

Duarte Gomes explica saída da direção técnica de arbitragem da FPF: «Ouvi um conjunto de situações com comprovação factual e probatória de condutas com...

Duarte Gomes explicou saída da direção técnica da arbitragem da FPF. Antigo árbitro levantou o véu para situações preocupantes.

PUB

Mais Artigos Populares

Sunderland insiste em destaque do Sporting e veio a Portugal para ver jogador brilhar na Champions League

O Sunderland esteve em Portugal para ver Geny Catamo no Sporting x Galatasaray. Ingleses continuam de olho no extremo.

Estrasburgo de Hugo Oliveira é a 1.ª equipa a travar AS Mónaco esta época e continua caminhada de pontos na Ligue 1

O Estrasburgo de Hugo Oliveira empatou por 1-1 com o AS Mónaco na Ligue 1. Monegascos perdem primeiros pontos na temporada.

Lillestrom vence Valerenga antes de acolher a estreia europeia do Torreense

O Lillestrom venceu o Valerenga por 2-0 na Liga Norueguesa. Vitória antecede deslocação do Torreense ao Norte da Europa.