Os inesquecíveis dias de Gibraltar

- Advertisement -

Depois da vitória épica que fez a seleção de Gibraltar entrar na história do território peninsular de domínio britânico no extremo sul ibérico, no último sábado, os gibraltinos bateram o Liechtenstein esta terça-feira e, a uma surpresa, somou-se outra, pelo que o espanto pode tornar-se em sonho concretizado.

A seleção do país do Rochedo derrotou a Arménia fora de portas na 3ª jornada da Liga D da Liga das Nações e almejaram a primeira vitória oficial de sempre desde o ano de fundação da associação de futebol gibraltino, ainda no século XIX, em 1895.

Joseph Chipolina, dos Lincoln Red Imps, foi herói nestas duas últimas, e primeiras, conquistas. O lateral-esquerdo converteu a grande penalidade que derrotou os arménios e marcou o golo do triunfo ao Liechtenstein.

Aliás, os gibraltinos, até ao jogo em Yerevan, nunca tinham estado sequer em vantagem no marcador em qualquer jogo disputado. A formação nacional é composta ou por estudantes ou por jogadores que têm outras profissões.

A equipa liderada pelo uruguaio Júlio César Ribas alcançou a sua 1ª vitória de sempre.
Fonte: Gibraltar Football Association

Em Gibraltar, o futebol não é profissional como em tantas outras paragens, mas a paixão que liga esse povo à modalidade acaba por ser a mesma. Pela frente, ainda restam dois jogos – receção à Arménia e deslocação à Macedónia, o atual líder do agrupamento, com 9 pontos, à frente de Gibraltar, com seis, que supera todas as expectativas.

O feriado nacional é a 10 de Setembro em Gibraltar, mas, se a subida de divisão na Liga das Nações se consumar entre os dias 16 (Arménia) e 19 (Macedónia), haverá um novo ‘feriado’, desta feita futebolístico, a ter em conta na agenda nacional. O que ninguém pode tirar são os dias 13 e 16 de outubro da memória do povo gibraltino, um território com pouco mais de 30 mil habitantes, mas que espantou o mundo com um feito que, pelo papel social que o futebol desempenha, pode afirmar ainda mais a pequena península no mapa à escala global.

Foto de capa: Gibraltar Football Association

Artigo revisto por: Jorge Neves

 

 

 

 

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mundial 2026: Portugal inicia preparação para o jogo contra a Espanha

Portugal regressou aos trabalhos após a qualificação para os oitavos de final do Mundial 2026. Seleção Nacional venceu a Croácia por 2-1.

Decisão nos penáltis: Egito vence Austrália e vence primeiro jogo na história das fases a eliminar do Mundial para chegar aos oitavos de final

Foi preciso chegar aos penáltis para decidir o vencedor do jogo. O Egito vence a Austrália e está nos oitavos de final do Mundial 2026.

Agente de Maxi Araújo avisa interessados: «Quando um jogador se destaca no Sporting, não é fácil tirá-lo de lá»

O agente de Maxi Araújo admitiu que será difícil tirar o uruguaio do Sporting, lembrando que os leões têm poder financeiro e não vendem os seus ativos barato.

História a ser feita: eis os onzes oficiais do Argentina x Cabo Verde do Mundial 2026

A Argentina e Cabo Verde defrontam-se nos 16 avos de final do Mundial 2026. Conhece os onzes oficiais das duas equipas.

PUB

Mais Artigos Populares

AC Milan observa internacional pela Bósnia e já conhece preço: eis os valores

O AC Milan mostrou interesse em Kerim Alajbegović. Bayer Leverkusen quer 30 milhões de euros pelo internacional A da Bósnia e Herzegovina.

Manchester United avança por internacional neerlandês que esteve no Mundial 2026

O Manchester United iniciou conversações com o West Ham por Crysencio Summerville. Extremo esteve no Mundial 2026.

México x Inglaterra pode ser antecipado: eis o motivo

O México x Inglaterra pode ser antecipado no Mundial 2026. Mau tempo leva a FIFA a negociar essa possibilidade.