📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os inesquecíveis dias de Gibraltar

- Advertisement -

Depois da vitória épica que fez a seleção de Gibraltar entrar na história do território peninsular de domínio britânico no extremo sul ibérico, no último sábado, os gibraltinos bateram o Liechtenstein esta terça-feira e, a uma surpresa, somou-se outra, pelo que o espanto pode tornar-se em sonho concretizado.

A seleção do país do Rochedo derrotou a Arménia fora de portas na 3ª jornada da Liga D da Liga das Nações e almejaram a primeira vitória oficial de sempre desde o ano de fundação da associação de futebol gibraltino, ainda no século XIX, em 1895.

Joseph Chipolina, dos Lincoln Red Imps, foi herói nestas duas últimas, e primeiras, conquistas. O lateral-esquerdo converteu a grande penalidade que derrotou os arménios e marcou o golo do triunfo ao Liechtenstein.

Aliás, os gibraltinos, até ao jogo em Yerevan, nunca tinham estado sequer em vantagem no marcador em qualquer jogo disputado. A formação nacional é composta ou por estudantes ou por jogadores que têm outras profissões.

A equipa liderada pelo uruguaio Júlio César Ribas alcançou a sua 1ª vitória de sempre.
Fonte: Gibraltar Football Association

Em Gibraltar, o futebol não é profissional como em tantas outras paragens, mas a paixão que liga esse povo à modalidade acaba por ser a mesma. Pela frente, ainda restam dois jogos – receção à Arménia e deslocação à Macedónia, o atual líder do agrupamento, com 9 pontos, à frente de Gibraltar, com seis, que supera todas as expectativas.

O feriado nacional é a 10 de Setembro em Gibraltar, mas, se a subida de divisão na Liga das Nações se consumar entre os dias 16 (Arménia) e 19 (Macedónia), haverá um novo ‘feriado’, desta feita futebolístico, a ter em conta na agenda nacional. O que ninguém pode tirar são os dias 13 e 16 de outubro da memória do povo gibraltino, um território com pouco mais de 30 mil habitantes, mas que espantou o mundo com um feito que, pelo papel social que o futebol desempenha, pode afirmar ainda mais a pequena península no mapa à escala global.

Foto de capa: Gibraltar Football Association

Artigo revisto por: Jorge Neves

 

 

 

 

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfo sobre a Tunísia coloca Nigéria na liderança do Grupo C da CAN

A Nigéria derrotou a Tunísia por 3-2, em jogo da 2.ª jornada da fase de grupos da CAN. Confere os resultados do dia da competição.

Estoril Praia goleia Alverca e sobe ao 9.º lugar da Primeira Liga

O Estoril Praia recebeu e goleou o Alverca por 4-1, no encontro a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga.

Juventus vence no terreno do Pisa e assume 3.º lugar da Serie A à condição

A Juventus deslocou-se até ao terreno do Pisa e venceu por 2-0, em jogo da 17.ª jornada da Serie A. Confere os resultados do dia da competição.

FC Porto multado após denúncia de Fábio Veríssimo no FC Porto x Braga

O FC Porto foi multado em 12.750 euros na sequência do processo instaurado após o jogo entre FC Porto e Braga e que envolveu Fábio Veríssimo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Real Madrid confessa: «Cristiano Ronaldo é o maior jogador da história do Real Madrid»

Lucas Vásquez falou sobre algumas das figuras que passaram pelo Real Madrid e destacou Cristiano Ronaldo como o melhor jogador da história do clube.

José Mourinho nunca perdeu frente ao Braga mas não ganhou o jogo que disputou pelo Benfica frente aos minhotos em 2000

José Mourinho prepara-se para fazer o seu décimo jogo oficial frente ao Braga. O técnico nunca perdeu frente aos minhotos, mas não venceu o jogo que disputou ao serviço do Benfica.

Geny Catamo confessa: «Desde criança tinha o sonho de jogar com a camisola 10»

Geny Catamo herdou a camisola 10 no início da temporada no Sporting e assumiu o mesmo número na seleção de Moçambique para a CAN.