Os inesquecíveis dias de Gibraltar

- Advertisement -

Depois da vitória épica que fez a seleção de Gibraltar entrar na história do território peninsular de domínio britânico no extremo sul ibérico, no último sábado, os gibraltinos bateram o Liechtenstein esta terça-feira e, a uma surpresa, somou-se outra, pelo que o espanto pode tornar-se em sonho concretizado.

A seleção do país do Rochedo derrotou a Arménia fora de portas na 3ª jornada da Liga D da Liga das Nações e almejaram a primeira vitória oficial de sempre desde o ano de fundação da associação de futebol gibraltino, ainda no século XIX, em 1895.

Joseph Chipolina, dos Lincoln Red Imps, foi herói nestas duas últimas, e primeiras, conquistas. O lateral-esquerdo converteu a grande penalidade que derrotou os arménios e marcou o golo do triunfo ao Liechtenstein.

Aliás, os gibraltinos, até ao jogo em Yerevan, nunca tinham estado sequer em vantagem no marcador em qualquer jogo disputado. A formação nacional é composta ou por estudantes ou por jogadores que têm outras profissões.

A equipa liderada pelo uruguaio Júlio César Ribas alcançou a sua 1ª vitória de sempre.
Fonte: Gibraltar Football Association

Em Gibraltar, o futebol não é profissional como em tantas outras paragens, mas a paixão que liga esse povo à modalidade acaba por ser a mesma. Pela frente, ainda restam dois jogos – receção à Arménia e deslocação à Macedónia, o atual líder do agrupamento, com 9 pontos, à frente de Gibraltar, com seis, que supera todas as expectativas.

O feriado nacional é a 10 de Setembro em Gibraltar, mas, se a subida de divisão na Liga das Nações se consumar entre os dias 16 (Arménia) e 19 (Macedónia), haverá um novo ‘feriado’, desta feita futebolístico, a ter em conta na agenda nacional. O que ninguém pode tirar são os dias 13 e 16 de outubro da memória do povo gibraltino, um território com pouco mais de 30 mil habitantes, mas que espantou o mundo com um feito que, pelo papel social que o futebol desempenha, pode afirmar ainda mais a pequena península no mapa à escala global.

Foto de capa: Gibraltar Football Association

Artigo revisto por: Jorge Neves

 

 

 

 

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo Dybala apontado ao Brasileirão: há um interessado

Paulo Dybala está em final de contrato com a AS Roma. O internacional argentino interessa ao Flamengo, conjunto do Brasileirão.

Ex-FC Porto quer manter-se no Sevilha e estrutura terá que fazer contas

Fábio Cardoso quer manter-se no Sevilha, ainda que tenha um papel bastante secundária no conjunto da Andaluzia.

Anatoliy Trubin assume desilusão após falhar apuramento para o Mundial: «Uma experiência dolorosa e um alerta»

De regresso ao Benfica após falhar o apuramento para o Mundial 2026 com a Ucrânia, Anatoliy Trubin partilhou os seus sentimentos nas redes sociais.

Vitinha novamente apontado ao Real Madrid: «Um cérebro. Ultrapassaria os 100 milhões, mas, neste caso, o dinheiro estaria bem ‘investido’»

O Real Madrid quer contratar um médio de renome na próxima época. Vitinha é um dos alvos do emblema do Santiago Bernabéu.

PUB

Mais Artigos Populares

Semey ‘esquece’ Zicky Té e garante goleador do principal rival

O Semey estava interessado na contratação de Zicky Té, mas decidiu contratar Dauren Tursagulov, jogador do Kairat Almaty.

Benfica garante ‘reforço’ para 2026/27

O Benfica deverá voltar a contar no seu plantel com Martim Costa, jogador que esteve emprestado ao Turquel em 2026/27.

A grande transferência do próximo mercado? Benfica quer jogador do Palma Futsal e espanhóis pedem 400 mil euros

Fabinho é o grande desejo do Benfica para o próximo mercado de transferências. O jogador representa o Palma Futsal.