Rumo à grandeza | Os talentos emergentes do Euro Sub-17

    Nota de Editor: Este artigo foi escrito antes do início do Euro Sub-17.

    O pontapé de saída para o Euro Sub-17 será dado no dia 20 de maio. A prova irá realizar-se no Chipre e promete ser emocionante com alguns dos maiores talentos desta geração a marcarem presença.

    São inúmeros os craques que no passado assumiram elevado destaque nesta competição, podendo mencionar nomes como Thiago Alcântara, Toni Kroos e Wayne Rooney. O Euro Sub-17 serve de plataforma de lançamento para imensos jovens jogadores manifestarem toda a sua qualidade.

    Abaixo pode-se visualizar o conjunto de jogadores que, a meu ver, demonstra maior talento e que assumirá uma preponderância superior ao longo da fase final do Euro.

    1.

    Rodrigo Mora Youth League
    Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

    Rodrigo Mora (Portugal) – Mora é um dos maiores diamantes do Olival. É um jovem com um potencial estratosférico, tendo ficado bem patente nesta edição da Youth League. Atua como segundo avançado e é dotado de uma capacidade técnica desmedida.

    Demonstra uma inteligência e uma tomada de decisão anormais para a idade. É um vagabundo que deambula pelo campo, exímio na procura e ocupação dos espaços. Em espaços curtos, extremamente decisivo, um desbloqueador destacando-se no capítulo do passe, receção e drible. A sua velocidade e explosão aliadas à sua qualidade técnica fazem do criativo português uma ameaça constante em duelos de 1×1. Mora apresenta ainda capacidades superlativas em termos de finalização.

    É um talento especial que se vai exibindo de forma espetacular na equipa secundária dos dragões e que em breve dará os seus primeiros passos no conjunto principal.

    2.

    Guille Fernández (Espanha) – Esta temporada, temos testemunhado o surgimento do fenómeno Lamine Yamal. No entanto, o Barcelona pode já ter encontrado a sua próxima grande estrela, pois as expectativas em torno de Guille Fernández são imensas.

    O médio ofensivo já realizou a sua estreia na equipa B do clube e também esteve às ordens de Xavi no conjunto principal. O jovem catalão é extremamente calmo e elegante quando possui a bola, conseguindo escapar à pressão adversária de forma relativamente fácil. É muitíssimo evoluído, no que toca ao drible, controlo de bola e receção orientada. Com tantos recursos técnicos, não é de estranhar que consiga jogar sob pressão e que decida quase sempre bem.

    No último terço demonstra visão para o passe criativo. A joia do Barça apresenta desta forma características superlativas que fazem dele um jogador extremamente desconcertante em termos ofensivos. A nova geração do Barcelona está recheada de talento, sendo que Guille Fernández não foge à regra, possuindo efetivamente qualidades para se assumir como um elemento fulcral na manobra dos Culés para os anos vindouros.

    3.

    Francesco Camarda (Itália) – O furacão Francesco Camarda emerge como o maior fenómeno no cenário atual do futebol italiano. Com números formidáveis ao longo do seu trajeto de formação, o italiano vai saltando etapas, tendo já realizado a sua estreia no conjunto principal dos Rossoneri com apenas 15 anos. Camarda é um número nove completo.

    Apresenta parecenças com Harry Kane, tendo em conta a forma como se associa e a sua capacidade de tomar decisões criativas. É um oportunista, finalizando com ambos os pés, sendo ainda capaz no jogo aéreo. É extremamente inteligente, demonstrando uma grande eficácia no que toca aos seus movimentos sem bola abrindo espaço para os seus companheiros.

    Adicionalmente, o avançado do AC Milan é rápido e forte fisicamente. Camarda tem um potencial tremendo, fazendo do seu instinto de matador a sua principal faculdade.

    4.

    Marc Bernal (Espanha) – La Masia é uma fonte inesgotável de talento. Da mesma geração que Pau Cubarsí, o médio defensivo Marc Bernal tem tudo para assumir um papel crucial no futuro dos Blaugrana. O esquerdino evidencia-se pela sua tremenda qualidade de passe, visão de jogo e leitura de jogo.

    É um médio elegante com ADN Barça que relembra Sergio Busquets. A sua complexão física aliada à sua inteligência fazem do catalão um jogador imensamente capaz no momento defensivo.

    Com uma maturidade e liderança incomum numa idade tão tenra, Bernal é uma referência destacável nesta promissora geração da La Roja e dos jovens a seguir com maior atenção na competição. 

    5.

    Ayyoub Bouaddi (França) – O LOSC Lille é um clube que cria condições para desenvolver e potenciar talento. Hazard, Osimhen e Rafael Leão são nomes com uma passagem bem sucedida pelo emblema francês e que posteriormente deram o salto para clubes de dimensão superior.

    Os Les Dogues destacam-se também como entidade formadora. Leny Yoro é dos centrais mais promissores do momento, sendo que o médio Ayyoub Bouaddi irá igualmente tornar-se num caso bastante sério. A maturidade e inteligência do francês permitem-lhe desempenhar diferentes funções no meio-campo. Demonstra uma elevada resistência à pressão e uma qualidade de passe soberba, podendo ser utilizado como construtor mais recuado.

    É um criativo, assumindo destaque a nível do drible o que lhe permite pisar zonas mais adiantadas do terreno de jogo. Em termos defensivos, Bouaddi é dotado de uma boa capacidade de antecipação. É ainda competente no que toca ao desarme dado as suas pernas longas e a sua bela leitura de jogo. O centrocampista do LOSC Lille é um jogador extremamente versátil e, independentemente do papel que exerça no miolo, será indubitavelmente das figuras de maior relevo desta seleção gaulesa.

    Adicionalmente aos jogadores mencionados acima, nomes como Geovany Quenda (Portugal), Ethan Nwaneri (Inglaterra), Chido Obi (Dinamarca) e Marek Naskos (República Checa) devem ser seguidos atentamente durante este Euro, visto que demonstram igualmente um talento distinto.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    PUB

    spot_img

    Artigos Populares

    Athletic quer jovem e poderá ter que investir 15 milhões de euros

    O Athletic está muito interessado em Aimar Oroz, jovem...

    Pedro Martins renova contrato com o Al Gharafa

    Pedro Martins, treinador português, renovou contrato com o Al...

    Dani Olmo com cláusula de rescisão até ao dia 15 de julho

    Dani Olmo conta com alguns emblemas de olho nas...

    Vitória SC pode vender antigo jogador do Sporting

    O Vitória SC poderá vender Bruno Gaspar, lateral direito...

    Rafa Silva sem dúvidas: «Assinar pelo Besiktas foi uma escolha fácil»

    Rafa Silva foi confirmado esta terça-feira como reforço do...