O fim do reinado que marcou uma era

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Fim de era na seleção espanhola. Vicente Del Bosque deixa o cargo de selecionador da Espanha, após não ter conseguido ser bem sucedido nos oitavos de final do Euro’2016, e termina assim uma ligação de oito anos, que distinguiu, certamente, uma geração do futebol espanhol e mundial. Uma era repleta de conquistas, mas que fica marcada por uma parte final aquém das expetativas.

O técnico de 65 anos sucedeu em 2008 a Luis Aragonés, que havia vencido o Campeonato Europeu desse mesmo ano. Com Del Bosque ao leme, a seleção espanhola conseguiu finalmente a conquista de um Campeonato Mundial de Futebol, em 2010, ao derrotar a Holanda por 1-0 na África do Sul, façanha já pretendida há vários anos. Dois anos mais tarde, em 2012, a Espanha continuou a impor o seu domínio no futebol, ao triunfar desta vez no Euro’2012, ao vencer a Itália por 4-0 na final. Vicente del Bosque e a sua turma escreviam, assim, história no desporto-rei, com a Espanha a tornar-se na primeira equipa a conquistar três grandes competições internacionais seguidas.

Del Bosque foi, também, feliz pela geração de futebolistas que passaram por la roja enquanto esteve como selecionador. A sua trajetória enquanto comandante dos destinos do futebol espanhol coincidiu com a era de grande poderio do FC Barcelona de Pep Guardiola e do seu tiki-taka, que dispensa apresentações. Em muito lucrou Del Bosque com o futebol em plena posse de bola, implementado no Barça, e teve a inteligência e a destreza tática para o adotar também na seleção, ainda que com algumas dinâmicas diferentes, fruto da utilização de outros jogadores na sua equipa base.

Jogadores como Xavi, Iniesta, Sergio Busquets (que Del Bosque optou por colocar a titular, apesar de muita contestação), Xabi Alonso, Sergio Ramos, David Silva, Piqué, Casillas… Foram cruciais para a era de sonho que a seleção espanhola viveu sob o comando de um líder valioso, “um homem do futebol” – como referiu Xabi Alonso -, Vicente del Bosque.

Fernando Gamito
Fernando Gamitohttp://www.bolanarede.pt
O Fernando Gamito é um estudante de comunicação e apaixonado pelo futebol, seja a praticar ou a discuti-lo fora das “quatro linhas”, o que o faz apostar num futuro no jornalismo. Ler jornais desportivos e jogar Football Manager são outras das suas principais preferências. Em Portugal, o seu coração bate pelo Sport Lisboa e Benfica. Lá fora, torce por Barcelona e Chelsea.                                                                                                                                                 O Fernando escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.