O fim do reinado que marcou uma era

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Fim de era na seleção espanhola. Vicente Del Bosque deixa o cargo de selecionador da Espanha, após não ter conseguido ser bem sucedido nos oitavos de final do Euro’2016, e termina assim uma ligação de oito anos, que distinguiu, certamente, uma geração do futebol espanhol e mundial. Uma era repleta de conquistas, mas que fica marcada por uma parte final aquém das expetativas.

O técnico de 65 anos sucedeu em 2008 a Luis Aragonés, que havia vencido o Campeonato Europeu desse mesmo ano. Com Del Bosque ao leme, a seleção espanhola conseguiu finalmente a conquista de um Campeonato Mundial de Futebol, em 2010, ao derrotar a Holanda por 1-0 na África do Sul, façanha já pretendida há vários anos. Dois anos mais tarde, em 2012, a Espanha continuou a impor o seu domínio no futebol, ao triunfar desta vez no Euro’2012, ao vencer a Itália por 4-0 na final. Vicente del Bosque e a sua turma escreviam, assim, história no desporto-rei, com a Espanha a tornar-se na primeira equipa a conquistar três grandes competições internacionais seguidas.

Del Bosque foi, também, feliz pela geração de futebolistas que passaram por la roja enquanto esteve como selecionador. A sua trajetória enquanto comandante dos destinos do futebol espanhol coincidiu com a era de grande poderio do FC Barcelona de Pep Guardiola e do seu tiki-taka, que dispensa apresentações. Em muito lucrou Del Bosque com o futebol em plena posse de bola, implementado no Barça, e teve a inteligência e a destreza tática para o adotar também na seleção, ainda que com algumas dinâmicas diferentes, fruto da utilização de outros jogadores na sua equipa base.

Jogadores como Xavi, Iniesta, Sergio Busquets (que Del Bosque optou por colocar a titular, apesar de muita contestação), Xabi Alonso, Sergio Ramos, David Silva, Piqué, Casillas… Foram cruciais para a era de sonho que a seleção espanhola viveu sob o comando de um líder valioso, “um homem do futebol” – como referiu Xabi Alonso -, Vicente del Bosque.

Fernando Gamito
Fernando Gamitohttp://www.bolanarede.pt
O Fernando Gamito é um estudante de comunicação e apaixonado pelo futebol, seja a praticar ou a discuti-lo fora das “quatro linhas”, o que o faz apostar num futuro no jornalismo. Ler jornais desportivos e jogar Football Manager são outras das suas principais preferências. Em Portugal, o seu coração bate pelo Sport Lisboa e Benfica. Lá fora, torce por Barcelona e Chelsea.                                                                                                                                                 O Fernando escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto tem concorrência por jovem promessa do Flamengo: Eis o ponto de situação

O FC Porto fez uma proposta pelo jovem lateral do Flamengo, Daniel Sales. Os dragões têm concirencia do Gotzepe, da Turquia.

Árbitro neerlandês afastado do Mundial 2026 morre aos 38 anos

Rob Dieperink, árbitro neerlandês e oficial internacional de VAR, morreu aos 38 anos. O árbitro foi afastado do Mundial 2026 após investigações.

Barcelona vai ter de voltar a sair do Camp Nou: eis a razão

O Barcelona pediu para atuar na primeira metade de 2027/28 fora do Camp Nou, regressando por alguns meses ao Montjuic.

Hamburgo não desiste de Fábio Vieira: «Tem uma qualidade completamente diferente. Temos mais um lugar livre»

O Hamburgo quer contratar Fábio Vieira ao Arsenal. O médio esteve emprestado aos alemães na temporada passada.

PUB

Mais Artigos Populares

Entre a controvérsia e o reconhecimento: João Pinheiro nos 13 eleitos para o fecho do Mundial 2026

João Pinheiro consta na lista de 13 árbitros que vão dirigir os encontros finais do Mundial 2026. O árbitro português sonha com a final da competição.

Óscar revela que esteve perto de assinar pelo Barcelona: «Tentaram-me contratar para que eu jogasse de graça»

Óscar revelou que esteve muito perto de reforçar o Barcelona em 2022, mas a transferência acabou por falhar devido à permanência de Smauel Umtiti.

Vasco Matos leva 28 jogadores para estágio do Estoril Praia no Algarve: eis os convocados

Vasco Matos chamou 28 jogadores para o estágio de pré-temporada do Estoril Praia, que decorre no Algarve até ao próximo sábado.