Revista do Euro’2016: França

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol InternacionalA França é sempre uma incógnita. Poderia começar por dizer que têm um plantel muito consistente, com várias soluções de qualidade para todos os sectores, e que por jogarem em casa são favoritos. Mas os gauleses nunca são favoritos e são sempre favoritos. Se fizermos um uma cronologia dos Europeus e Mundiais deste século vemos isso. Em 2000 venceram o Euro, organizado pelos Países Baixos e Bélgica. Quem ganha um Europeu é normalmente um forte candidato, dois anos a seguir, ao Mundial. Tal não aconteceu, no Mundial de 2002, no Japão e na Coreia do Sul. Nem conseguiram passar a fase de grupos.

18 anos depois, poderá a história repetir-se? Fonte: EPA
18 anos depois, poderá a história repetir-se?
Fonte: EPA

No Euro 2004, em Portugal, alcançaram os quartos-de-final e sem que nada o fizesse prever, em 2006, no Mundial organizado pela Alemanha, chegaram à final e só tombaram nas grandes penalidades perante a histórica Itália. Tinham chegado à final e demonstrado que poderiam voltar a afirmar-se como uma grande selecção, mas no Euro 2008, na Suíça e Áustria, e no Mundial de 2010, na África do Sul, não conseguiram passar a fase grupos. No Euro 2012, na Polónia e Ucrânia, quebraram o enguiço e chegaram aos quartos-de-final, assim como no Mundial de 2014 no Brasil.

Tendo este histórico em consideração é impossível prever o que é que os pupilos de Didier Deschamps podem fazer. Têm um plantel de qualidade, um seleccionador que sabe o que é estar no relvado e vencer, mas o balneário não transpira confiança. Teve de levar uma limpeza depois do Mundial de 2010, mas ainda há resquícios de conflitos; o caso de Benzema é claramente o exemplo disso. De qualquer forma, França tem de estar no pote dos favoritos, joga no seu país com o seu povo a apoiá-lo. Um povo que depois dos atentados terroristas de 13 de novembro está mais unido do que nunca em torno de algo que pode trazer uma alegria comum. E isso inspira o futebol, uma causa comum, uma felicidade comum. Só a selecção é pode oferecer isso, sem clubismos, sem partidarismo e politiquices, é uma nação unida em torno de quem a representa.

Tomás Gomes
Tomás Gomes
O Tomás é sócio do Benfica desde os dois meses. Amante do desporto rei, o seu passatempo favorito é passar os domingos a beber imperial e a comer tremoços com o rabo enterrado no sofá enquanto vê Premier League.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após o Nottingham Forest x FC Porto: «O Pablo Rosário é um joker incrível»

Francesco Farioli respondeu ao Bola na Rede após o Nottingham Forest x FC Porto. Dragões perderam por 1-0 e foram eliminados da Europa League.

Já só há 1 português na Conference League e não há mais nenhum Europa League para lá do Braga: quem são os portugueses ainda...

Três portugueses em clubes estrangeiros foram eliminados das provas europeias esta quinta-feira. Eis o update sobre os lusos na Europa.

Eis o Ranking UEFA depois do apuramento do Braga e da queda do FC Porto na Europa League

Portugal voltou a somar pontos no Ranking UEFA. Apesar da derrota do FC Porto, a vitória do Braga permite a equipas portuguesas continuar em prova.

Carlos Vicens revela mensagem que inspirou a reviravolta: «Ao intervalo disse que isto era uma oportunidade única»

Carlos Vicens já reagiu à vitória por 4-2 do Braga frente ao Real Bétis, na segunda mão dos quartos-de-final da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Horta: «Ao intervalo falámos e sabíamos que era uma oportunidade única para chegar às meias-finais»

Ricardo Horta analisou o desfecho do Real Bétis x Braga. Gverreiros avançam para as meias-finais da Europa League.

Vítor Pereira analisa vitória sobre o FC Porto e admite: «A expulsão teve um grande impacto no jogo»

Vítor Pereira analisou o desfecho do Nottingham Forest x FC Porto. Ingleses eliminaram os dragões nos quartos de final da Europa League.

Vitor Carvalho: «Sou forte no jogo aéreo e tive oportunidade de aproveitar aquela chance»

Vitor Carvalho analisou o desfecho do Real Bétis x Braga. Gverreiros avançam para as meias-finais da Europa League.