📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.
Tudo o que permitimos que aconteça no futebol, permitimos na sociedade. Muitos querem separar as duas coisas, mas o futebol é um exemplo barómetro para o que nos rodeia. E, por isso, é importante falar dos valores do futebol e mantê-los vivos, tal como aconteceu neste EURO 2020.

Por muito que se fale em Champions League, campeonatos nacionais ou Taças, os Europeus e Mundiais são as provas que saltam mais depressa à nossa vista quando lemos os livros de história do futebol. Pelé, Maradona, Cruyff, Beckenbauer, entre outros, tornaram-se lendas pelo que fizeram nestas provas. São momentos únicos que me levam para outra dimensão emocional. A forma como festejei os golos da Suíça frente à França ou como vibrei com o Espanha x Croácia são um excelente exemplo. Não vibro só com a nossa seleção e desfruto ao máximo todos os jogos.

Contudo, este Euro 2020 marcou-me bastante dentro e fora de campo. O regresso dos adeptos foi algo significativo e acredito que fez a diferença no estado de espírito dos jogadores. A situação dramática que todos vivemos com Christian Eriksen ficará para sempre na história desta competição. Mas o facto mais relevante deste Euro 2020 foram as lutas sociais contra o racismo e pela igualdade.

Alguns adeptos e jogadores foram um exemplo – como foram os casos da Bélgica e da Inglaterra, que continuam a relembrar-nos de que todas as vidas contam; ou o caso dos muitos alemães que não tiveram medo de mostrar a sua posição frente à equipa que representou a Hungria de Viktor Orbán. O futebol precisa de mais momentos como estes e não podemos ser neutros como a UEFA e o governo português nos querem tornar. A incerteza dos jogadores portugueses frente à Bélgica no momento de ajoelhar fez-me sentir alguma vergonha alheia, porque nestes momentos não há lugar a incertezas: ajoelhas-te como eles, aplaudes e ficas de pé como a Dinamarca fez, ou então recusas-te a participar nesse acto.

Um estádio de futebol tem de continuar a ser um lugar para dar voz a todos os movimentos sociais. Já basta a forma como controlam as vozes dos jogadores nestas lutas; não deixem que os adeptos também sejam calados. O futebol e o desporto serão sempre mais fortes consoante a sociedade em que vivem.

Artigo de opinião de Pedro Afonso,
jornalista ELEVEN

Artigo revisto por Andreia Custódio

 


TIP BET.PT – APOSTA AQUI

INGLATERRA OU ITÁLIA, QUEM VAI VENCER O EURO 2020? O MOMENTO DA VERDADE CHEGOU, POR ISSO APOSTA JÁ NA BET.PT!

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo Alves assume comando do Al Batin da Arábia Saudita

Paulo Alves é o novo treinador do Al Batin. A equipa da Arábia Saudita está no segundo escalão e no 17.º lugar.

Nuno Campos eleito treinador do mês na Hungria

O treinador português Nuno Campos venceu o prémio de treinador do mês. O ZTE está numa sequência de três vitórias consecutivas.

Uma rivalidade com 80 páginas | Atlético 1-2 Belenenses

Atlético e Belenenses reencontraram-se no domingo, pelas 11 horas da manhã, para escreverem mais um capítulo numa história com já 80 páginas.

Camarões revelam convocatória para a CAN 2025 e há uma grande ausência

A seleção dos Camarões já revelou a lista final para a CAN 2025. André Onana é a grande baixa nos eleitos.

PUB

Mais Artigos Populares

Neto de Pinto da Costa depois dos Dragões de Ouro: «Perdoa-lhes avô, porque eu não consigo»

Nuno Pinto da Costa recorreu ao livro «Azul até ao fim» da autoria do avô para reagir aos Dragões de Ouro. Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu «Dragão de Honra».

Rafik Guitane está convocado para a CAN 2025

Rafik Guitane está convocado para a CAN 2025. O avançado internacional argelino foi incluído na lista final da prova africana.

Ajax prepara reembolso para mais de mil adeptos depois da pirotecnia interromper o jogo contra o Groningen

O Ajax x Groningen foi interrompido devido ao arremesso de engenhos pirotécnicos. Adeptos visitantes vão ser reembolsados.