📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Brasil 1-1 Suíça: Foi medo de apanhar a Alemanha?

- Advertisement -

Os olhos do mundo do futebol estavam postos em Rostov. Havia expectativa sobre como o Brasil, o histórico Brasil, iria reagir no regresso aos Mundiais após o trauma sofrido na sua própria casa aos pés da Alemanha.

Não reagiu bem. Mas não foi pelo início do jogo. Se a ‘canarinha’ tinha sobre si o peso dos 7-1 impostos pela Alemanha, esse não se fez sentir no primeiro tempo. A fluídez com que a bola circulou por entre o meio-campo suíço e a leveza de espírito mostrada pelos jogadores brasileiros fizeram com que o ‘Mineirazo’ parecesse uma memória distante e resolvida.

A Suíça, impotente, deixou-se enfeitiçar pelas saídas criteriosas da ‘canarinha’, iniciadas por Casemiro e Paulinho e adornadas pela magia de Coutinho. Adivinha-se um golo brasileiro. Bonito e esplendoroso, de preferência. Assim foi. Aos 20 minutos, Philippe Coutinho, à entrada da àrea, disparou em arco e a bola bateu no poste antes de entrar, feliz, nas redes suíças.

Coutinho inaugurou o marcador com um grande golo
Fonte: FIFA

Os helvéticos reagiram e voltaram a tentar incomodar o Brasil no seu meio-campo. Mas o ‘escrete’ de Tite tem um equilíbrio, tático e emocional, que há muito não se via, e a ofensiva Suíça foi facilmente neutralizada até ao intervalo.

O segundo tempo trouxe uma toada diferente. O Brasil acomodou-se ao conforto da sua magia e perdeu alguma agressividade defensiva. A Suíça aproveitou para crescer e marcou mesmo. Zuber, na sequência de um canto, cabeceou para o empate.

O Brasil acusou o golpe e demorou a reagir. A saída de bola brasileira era sufocada pela pressão suíça. E nas raras vezes que esta era bem sucedida, Neymar era ‘enjaulado’ por Behrami e Coutinho via o seu feitiço neutralizado por Xhaka.

Nos últimos minutos, o Brasil conseguiu ser mais objectivo e até esteve perto de lhe ver ser devolvida a vantagem no marcador. Não conseguiu.

No dia em que a Alemanha (a “horrível” Alemanha que destruiu o Brasil no Mineirazo) perdeu com o México e tornou mais provável o apuramento via 2º lugar, o Brasil caiu também e tornou menos provável um re-encontro com o seu trauma. Foi medo?

ONZES INICIAIS:

Brasil: Alison, Danilo, Thiago Silva, Miranda, Marcelo; Casemiro (Fernandinho 59′), Paulinho (Renato Augusto 67′); Willian, Coutinho, Neymar; Gabriel Jesus (Roberto Firmino 78′).

Suíça: Sommer, Lichtsteiner (Lang 88′), Schar, Akanji, Rodríguez; Xhaka, Behrami (Zakaria 70′); Zuber, Dzemaili, Shaqiri; Seferovic (Embolo 80′).

Foto de capa: FIFA

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Salvador Blopa fechado no Sporting até 2030

Salvador Blopa já renovou contrato com o Sporting até 2030. O clube de Alvalade começou a trabalhar na renovação de vários ativos.

Kika Nazareth está de regresso aos treinos após lesão no tornozelo

Kika Nazareth voltou aos treinos do Barcelona depois de recuperar da lesão no joelho e pode regressar ao ativo já no próximo sábado.

Zinédine Zidane é o principal candidato para substituir Xabi Alonso no Real Madrid

Zinédine Zidane pode fazer um regresso ao Real Madrid, caso o clube decida despedir o atual treinador, Xabi Alonso.

Arsenal impede Viktor Gyokeres de viajar para depor em tribunal na Suécia

O Arsenal não permitiu que Viktor Gyokeres viajasse para testemunhar num processo entre o seu agente e dois meios de comunicação suecos.

PUB

Mais Artigos Populares

Fernando Santos aponta Portugal como candidato ao Mundial 2026: «Já em 2022 estávamos convencidos que ia acontecer»

Fernando Santos e Paulo Bento, ex-selecionadores, comentaram as possibilidades de Portugal vencer o Mundial 2026.

Enzo Maresca aborda lesão de avançado do Chelsea: «Ainda não sabemos exatamente quanto tempo ele vai estar de fora»

Enzo Maresca abordou as lesões de Liam Delap e Cole Palmer. O técnico confirmou a disponibilidade do médio inglês para o Chelsea x Everton.

Fechado: Luís Castro tem novo clube e está de regresso ao Brasil

Luís Castro vai ser o novo treinador do Grémio. O técnico de 64 anos vai assinar contrato com o clube até junho de 2027.