📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Croácia vs. França: A grande final à lupa

- Advertisement -

Hoje, dia 15 de Julho de 2018, por volta das 16:00, hora portuguesa, joga-se na Luzhniki Arena (Moscovo) a partida mais esperada e mais importante do universo futebolístico.

A final do Campeonato do Mundo é o culminar de uma jornada intensa onde o realizar do sonho está à distância de apenas mais uma vitória.

A Croácia procura, pela primeira vez, vencer um Campeonato do Mundo. Do outro lado, a França procura a glória, vinte anos depois da final conquistada em casa.

O cansaço de três prolongamentos contra o fantasma de Éder ou, se preferirmos, Rakitic, Modric e Mandzukic contra Pogba, Griezmann e Mbappé.

O sonho croata é bem real
Fonte: FIFA

A Croácia chega a esta final com a ambição de conquistar, pela primeira vez na sua história, o Campeonato do Mundo. Com ou sem conquista, esta seleção ficará na memória por conseguir chegar pela primeira vez a uma inédita final, e também pelo futebol de elevadíssima qualidade que demonstrou.

Com um futebol centrado na posse de bola, o destaque tem recaído para a dupla de meio campo. Modric e Rakitic são o motor e o cérebro do futebol croata, estando em maior destaque o criativo do Real Madrid. As suas exibições podem até levá-lo à conquista da Bola de Ouro, destronando a era Ronaldo/Messi.

Desde cedo que esta seleção começou a deslubrar, ainda na fase de grupos com três vitórias categóricas, uma delas frente à Argentina por 3-0. Cedo se viu algo de especial nesta equipa…

A qualidade com bola no meio campo, a liderança e força de Lovren e Vida no centro da defesa, ou a astúcia e mestria na finalização de Mandzukic, são algumas das individualidades que se uniram e formaram uma seleção coesa, que foi jogo após jogo conquistando adeptos. Hoje é a preferida por todos para a conquista deste mundial.

A França venceu o Mundial de 1998
Fonte: FIFA

Os gauleses eram, à partida para este Mundial, vistos como um dos grandes favoritos, talvez apenas atrás do Brasil. Com alguma naturalidade a seleção comandada por Didier Deschamps foi conseguindo vencer os seus adversários, chegando a mais uma final do Campeonato do Mundo.

Vinte anos depois a França pode, pela segunda vez na sua história, celebrar a conquista de um Campeonato do Mundo. Ficar na história ao lado de jogadores como Zidane e Henry é uma honra que muito poucos conseguirão alcançar, mas esta seleção está a um passo da glória, com Mbappé, Griezmann e Pogba a serem as estrelas maiores de uma das seleções mais talentosas da era moderna francesa.

A França começou o Mundial sem deslumbrar, com jogos pouco conseguidos na fase de grupo diante da Austrália, Dinamarca e Perú. Mesmo assim, com alguma naturalidade, a França passa a fase de grupos em primeiro. Jogo após jogo, mesmo sem vislumbrar, vai-se vendo uma França cada vez mais focada e determinada. Parece que a derrota no Euro 2016 diante de Portugal ajudou nesse aspeto.

Como foi dito na conferência de imprensa na antevisão desta final, os jogadores franceses vivem numa espécie de bolha, alheios à euforia dos seus adeptos. Aprenderam com o passado, pois mais uma vez são favoritos nesta final mas ao contrário do jogo do Euro 2016, não quererão olhar para esta partida como uma final ganha sem sequer a bola ter começado a rolar.

É uma equipa que dispensa apresentações. Um guarda-redes que é um dos melhores do mundo. A melhor dupla de centrais da prova, o meio-campo mais físico e mais forte e um ataque rapidíssimo. É uma equipa bastante completa e bem mais madura do que há dois anos.

Foto de Capa: FIFA
Artigo revisto por: Vanda Madeira Pinto

Gonçalo Pereira
Gonçalo Pereirahttp://www.bolanarede.pt
Ligado profissionalmente às IT mas um apaixonado pelo desporto rei, desde pequeno que vive e respira futebol. Benfiquista de coração que não perde a oportunidade de fazer uma "peladinha" com os amigos.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Pereira da Costa assume segunda volta nas eleições do Benfica

Eleições do Benfica contaram com os votos de 85.422 sócios. José Pereira da Costa assumiu que vai haver uma segunda volta.

Quem foi o candidato que venceu cada secção nas eleições do Benfica?

Os votos já estão a ser contados e já há mesas e secções de voto fechadas. Eleições do Benfica contaram com os votos de 85.422 sócios.

Resultados oficiais das eleições do Benfica ao minuto: a atualização constante dos resultados confirmados

Já são conhecidos os resultados oficiais de várias zonas encarnadas. Eleições do Benfica contaram com os votos de 85.422 sócios.

Pedro Gonçalves assume comando do Young Africans campeões da Tanzânia

Pedro Gonçalves é o novo treinador do Young Africans, campeões em título da Tanzânia. O treinador português, ex-selecionador de Angola, terá como missão conduzir a equipa à fase de grupos da Champions Africana.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe tem ex-Sporting debaixo de olho para reforçar a defesa

O Fenerbahçe quer reforçar a defesa no mercado de inverno e tem Merih Demiral como alvo. O defesa turco, de 27 anos, está avaliado em 13 milhões de euros.

Francesco Farioli e o Moreirense x FC Porto: «Ganharam os quatro jogos em casa, é um jogo que vai exigir muito de nós»

Francesco Farioli projetou o Moreirense x FC Porto, referente à 9.ª jornada da Primeira Liga. O encontro está marcado para esta segunda-feira, às 20h15.

João Noronha Lopes não abdica da segunda volta e vai disputar ato eleitoral frente a Rui Costa

João Noronha Lopes pretende avançar para a segunda volta das eleições do Benfica e concorrer diante de Rui Costa.