📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Juan Quintero: o renascer de um craque

- Advertisement -

Os Mundiais são, sem sombra de dúvidas, a maior montra para um jogador. Todo o mundo pára durante um mês para ficar com os olhos colados aos ecrãs e, claro, há jogadores que aproveitam esta visibilidade para se darem a conhecer.

Não é bem este o nosso caso, pois Juan Quintero é um nosso velho conhecido. Chegou ao Portugal rotulado de “novo James” (de quem é amigo de infância) e a verdade é que tem qualidades mais do que suficientes para isso, porém nunca confirmou na totalidade o seu potencial. Como se costuma dizer, o sucesso é 1% de inspiração e 99% de transpiração e essa é uma das maiores razões para o rendimento inconstante de JuanFer.

Na sua passagem pelo Dragão ficaram bem vincadas as suas características: uma visão de jogo fenomenal, uma qualidade de passe muito acima da média e um pé esquerdo capaz de fazer estragos frente a qualquer adversário. No entanto, a sua falta de compromisso defensivo, recuando a passo, foi sempre um entrave à sua afirmação. Aliado a isto, o descuido com o seu físico fê-lo apresentar-se várias vezes com peso muito acima do suposto.

Depois da experiência mal sucedida no Porto e um empréstimo também não aproveitado na Europa, teve um ano áureo no seu país, onde renasceu para o futebol e marcou 15 golos em 36 jogos ao serviço do Indepediente Medellín. Seguiu-se um novo empréstimo ao River Plate que possibilitou a sua presença na seleção onde, refira-se teve sempre um rendimento muito superior ao que teve nos clubes.

James e Quintero: das ruas de Medellín ao Mundial na Rússia
Fonte: Federación Colombiana Fútbol

Pode ter causado alguma surpresa para o público geral ver que, no jogo inaugural da Colômbia neste certame, Quintero tivesse sido titular e James começasse o jogo no banco. Mas José Pekerman não podia estar mais satisfeito com esta sua opção já que o camisola 20 carregou a sua equipa às costas, mesmo com menos uma unidade em campo. Nos 60 minutos em que atuou, Quintero foi o principal desiquilibrador, somando muitos passes a rasgar linhas e a deixar os colegas em ótimas posições para finalizar. A coroar a sua exibição, um livre magistral em que fez passar a bola por baixo da barreira só terminou no fundo das redes nipónicas, fazendo o empate na altura.

Se a primeira exibição de JuanFer foi um brilharete, que dizer da segunda… Desta vez conjugado com James no onze, os dois amigos de infância estiveram ao seu melhor nível, tal como faziam nas ruas de Medellín, e combinaram na perfeição para o primeiro golo colombiano: a simulação de remate de Quintero é fabulosa e o cruzamento do 10 foi delicioso. Para além dos passes formidáveis e de um nunca antes visto compromisso defensivo intenso, Quintero esteve igualmente na jogada do segundo golo, desmarcando na perfeição Falcao, numa assistência que foi mais que meio golo. Aliás, o jogo frente à Polónia correu-lhe de feição, que até motivou José Pekerman a chama-lo ao banco para lhe dizer: Juan! Juan! Crack! Crack! Crack! Sos un crack!.

Não é para menos, afinal estamos a viver o renascer de um craque. Depois de uma enorme crise existencial que o fez deixar o futebol para segundo plano para se dedicar à música (lançou várias músicas de reggaeton), o futebol está novamente a reencontrar-se com um enorme talento.

“O futebol está a dar-me uma nova oportunidade, devolveu-me o sentimento de ter voltado a ser útil”, disse. Que seja sempre assim, com todos os talentos capazes de embelezar o futebol!

Artigo revisto por: Jorge Neves

 

 

João Brandão
João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Esteghlal de Ricardo Sá Pinto vence e lidera o campeonato com menos um jogo

O Esteghlal de Ricardo Sá Pinto soma e segue no campeonato do Irão. A equipa do técnico português venceu e está na liderança.

Rafa Silva continua a ser alvo de comentários no Besiktas: «Ele não quer jogar, o problema não é nosso»

Rafa Silva voltou a ser alvo de comentários por parte de Sergen Yalçin. O técnico do Besiktas voltou a abordar a ausência do avançado português.

Avançado canadiano entra na lista do West Ham do Nuno Espírito Santo para suceder a Niclas Fullkrug

O West Ham fez uma sondagem para contratar Promise David. O avançado do Union Saint Gilloise pode custar cerca de 20 milhões de euros.

Liverpool volta à carga por defesa inglês e oferece 28 milhões de euros para fechar o negócio já em janeiro

O Liverpoll ofereceu 28 milhões de euros pelo defesa do Crystal Palace. O clube inglês sofreu 20 golos em 12 jornadas e procura reforços no setor defensivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Hansi Flick guiou Barcelona à vitória frente ao Alavés mas estava descontente no final do jogo: já há explicação

Hansi Flick não estava totalmente feliz depois do triunfo do Barcelona frente ao Deportivo Alavés, para a La Liga.

Arsenal e Chelsea estão atentos a jovem avançado da Juventus

Kenan Yildiz, jovem turco da Juventus, desperta interesse do Arsenal e do Chelsea. O jogador têm sido bastante influente nas ultimas temporadas.

Sebastián Coates volta a ser campeão e conquista a Liga Uruguaia com o Nacional de Montevideo

Coates fechou a temporada em grande ao sagrar-se campeão pelo Nacional de Montevideo, coroando um regresso perfeito ao clube onde se formou.