Nigéria 2-0 Islândia: 45 minutos de luxo selaram vitória

- Advertisement -

As formações da Islândia e da Nigéria partiam para este segundo jornada do grupo D com estados de espírito muito díspares. Enquanto que a equipa europeia vinha motivada com o empate na jornada inaugural perante a Argentina e sabia que uma vitória neste jogo deixava a equipa viking com o apuramento para os oitavos-de-final muito bem encaminhado, a equipa nigeriana vinha de uma derrota com a Croácia e sabia de antemão que outro desaire selava a sua eliminação do campeonato do mundo.

Quem acompanhou com atenção o Euro 2016 não pode estar surpreendido com a grande consistência islandesa, e o certo é que a equipa escandinava entrou mais forte e decidida a marcar cedo, sempre travada pelo guarda-redes nigeriano. A Nigéria decidiu jogar com um bloco mais baixo, mas sempre sem descurar o contra-ataque, aproveitando a velocidade dos seus atacantes Musa e Iheanacho.

Pese embora esta nuance tática, a primeira parte acabou por não entusiasmar e o nulo persistiu até ao intervalo, não sem antes um livre lateral quase ter dado o golo aos europeus, numa bola tensa colocada na área mas sem haver um precioso desvio para o fundo das redes. Aliás, a Islândia teve um certo domínio no que a oportunidades de golo diz respeito, comprovado pelos 0 remates à baliza dos jogadores nigerianos.

Bastaram apenas 16 segundos na segunda parte para a Nigéria fazer o seu primeiro remate à baliza. Aos 49 minutos, Musa fez o primeiro golo num forte remate dentro da área, fuzilando Aldorsson, num grande contra-ataque a aproveitar um (raro) desequilíbrio na defesa islandesa. Grande entrada da formação africana, que poucos minutos depois, num remate fora da área, transviado pela defesa da Islândia, obrigou o guardião islandês a uma grande estirada.

Nestes últimos 45 minutos, houve uma mudança radical e clara no domínio de jogo, certamente muito por culpa do selecionador da Nigéria Gernot Rohr. Aos 74 minutos Musa atirou ao poste, num claro prenúncio do que aí vinha. Logo na jogada seguinte, o dianteiro africano fintou o guarda-redes islandês e atirou a contar, marcando o seu segundo golo no encontro, praticamente sentenciando o vencedor do jogo.

Aos 81 minutos o VAR voltou a mostrar porque é uma ferramenta útil para os árbitros, ajudando a assinalar uma grande penalidade por falta do reforço do Benfica para a temporada 2018/19 Ebuehi. Este lance, a ser convertido, iria certamente reabrir o jogo, só que Sigurdsson atirou por cima e o desalento instalou-se nas bancadas afetas aos adeptos islandeses, contrastando com a euforia dos adeptos nigerianos.

A desilusão dos jogadores islandeses após Sigurdsson desperdiçar a grande penalidade
Fonte: FIFA

Com este resultado, os adeptos argentinos voltam a respirar de alívio, pois caso a equipa europeia ganhasse, seria preciso um milagre para a seleção das pampas se qualificar. Assim sendo, “basta” ganhar à Nigéria, algo que não se prevê nada fácil, em função de grande qualidade nigeriana sobretudo na segunda parte, mas também tem de esperar que, caso a Islândia ganhe, seja com uma menor diferença frente à Croácia.

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto dirige-se à Liga Portugal e FPF devido ao caso Prestianni-Vinícius Júnior

O FC Porto enviou uma missiva à Liga Portugal e à Federação Portuguesa de Futebol sobre o caso Prestianni-Vinícius Júnior.

O impacto das lesões no resto da temporada do FC Porto

O impacto das lesões começa a assumir contornos decisivos no Dragão e ameaça condicionar de forma séria o que resta da temporada do FC Porto.

UFC Fight Night: o Mau e o Fofinho

UFC Fight Night, 21 de fevereiro de 2026, 1h00: Antevisão: Sean Strickland e Anthony Hernandéz lutam pela chance de desafiar Chimaev.

A Batalha Eterna | Braga x Vitória SC

Continua a eterna batalha entre guerreiros e conquistadores, desta vez com palco na cidade de Braga. Pouco mais de um mês depois, joga-se novamente o domínio pela região do Minho, que marca vantagem tangencial para a equipa de Guimarães, após a vitória na final da Taça da Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Águia pressionada e Ave em aflição: Obrigação e sobrevivência cruzam-se na Luz | Benfica x AVS SAD

O Benfica continua a ser a única equipa invencível na Liga Portuguesa, está a apenas três pontos do segundo classificado (Sporting), ainda vai jogar dois clássicos com os dois rivais.

Gianluca Prestianni já foi interrogado pela UEFA e revelou a sua versão sobre o que terá dito a Vinícius Júnior

Gianluca Prestianni já foi interrogado pela UEFA. O avançado argentino revelou que chamou "maricón" a Vinícius Júnior durante o Benfica x Real Madrid.

Tondela ganha na casa do Estrela da Amadora e volta aos triunfos na Primeira Liga

O Tondela vence fora de casa o Estrela da Amadora por 2-0 na jornada 23 da Primeira Liga e regressa aos triunfos.