Panamá 1-2 Tunísia: 40 anos depois, a vitória

- Advertisement -

Sem ambições no grupo, Panamá e Tunísia encontravam-se num encontro onde ambas as selecções tinham algo para conquistar. Para os jogadores da América Central, era a possibilidade de conquistar os primeiros pontos de sempre num Mundial, para os tunisinos era a possibilidade de conquistar uma vitória 40 anos depois da última na prova.

Como seria de esperar, a Tunísia entrou melhor. As 6 alterações feitas pelo selecionador pretendiam mostrar que a equipa africana tem opções válidas no banco. Mas com o passar do tempo, o Panamá acreditou e começou a perder o medo, a subir e a rondar a área africana, explorando algumas falhas defensivas do adversário que já tinham ficado evidentes nos jogos anteriores.

E o momento de festa chegou aos 33 minutos. Um remate de Puma Rodriguez bateu em Meriah e entrou. E se a festa foi enorme no primeiro golo do Panamá, mesmo estando a ser goleado, imagine-se agora em vantagem. As bancadas explodiram de alegria e ao intervalo a vantagem do Panamá premiava a forma como não baixaram as linhas.

A Tunísia saiu com uma vitória no Mundial
Fonte: FIFA

Mas do banco veio a mensagem oposta. Hernán Gomez, com fome de ganhar o primeiro jogo, quis logo defender a vantagem e abdicou de um avançado para colocar um central. A equipa não se adaptou à nova táctica e Youssef empatou. Um golo histórico já que era o golo 2.500 em Mundiais. Voltando à táctica inicial a equipa americana bem tentou, mas a Tunísia estava melhor e com naturalidade chegou ao 2-1 por Khazri.

Mas sem baixar os braços, o Panamá procurou a história. Sempre mais com o coração, a equipa mostrou-se esforçada mas sem a capacidade para decidir da melhor maneira no momento final. Valeu a intenção. O resultado foi justo para a equipa mais objectiva, mas o Panamá, mesmo com 0 pontos, sai de cabeça erguida pelo esforço realizado e pela tentativa de equilibrar sempre o jogo. No final, a maneira como os jogadores e adeptos encaravam este jogo devia ser a maneira como o futebol deve ser vivido: uma festa.

Onze inicial

Panamá: Penedo, Escobar, R. Torres (Tejada), Gomez, Barcenas, G. Torres (Cummings), Machado, Ovalle, Avila (Arroyo) , Godoy, J. Rodriguez

Tunísia: Mathlouthi, Meriah, Haddadi, Bedou, Ben Youssef, Khazri (Srarfi), Sassi (Badri), Skhiri, Chaaleli, Naguez, Sliti  (Khalil)

Subscreve!

Artigos Populares

«Sinto que ainda tenho algo a dizer em Portugal»: Entrevista Bola na Rede a Nilton Varela

Nilton Varela é o mais recente convidado do Bola na Rede. Lateral de 25 anos, que joga na Bélgica, falou sobre a sua carreira.

Mário Branco confessa interesse do Benfica no mercado turco: «Não vou revelar nomes para o preço não aumentar»

Em entrevista à imprensa turca, Mário Branco revelou que há vários jogadores da Liga Turca no radar do Benfica para o mercado de transferências.

Real Madrid pergunta por médio internacional alemão a pedido de José Mourinho

O médio do Borussia Dortmund, Felix Nmecha, atraiu o interesse de Jose Mourinho e o Real Madrid iniciou o contacto com o clube alemão.

Mário Branco afasta rumores que apontam Vangelis Pavlidis ao Besiktas: «Não têm qualquer fundamento»

Em entrevista à imprensa turca, o diretor-geral do Benfica, Mário Branco negou qualquer contacto por Vangelis Pavlidis.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas arrasa o Conselho de Arbitragem: «Esta época foi um falhanço evidente»

André Villas-Boas deixou fortes críticas ao Conselho de Arbitragem, sugerindo reformas no vídeoárbitro e maior consistência nos critérios.

Tomás Araújo volta a ser a única baixa para Roberto Martínez no treino de Portugal

Portugal realizou mais um treino de preparação para o encontro com o Uzbequistão. Tomás Araújo falhou a sessão pelo terceiro dia consecutivo.

Francisco Conceição e as declarações de André Villas-Boas sobre a ida dos jogadores da Seleção Nacional à praia: «É a opinião dele, não me...

Francisco Conceição marcou presença na sala de imprensa para fazer a antevisão do Portugal x Uzbequistão, relativo à segunda jornada do Mundial 2026.