Brasil 1-0 Peru: Vitória magra coloca Brasil na final da Copa América

- Advertisement -

A CRÓNICA: SERVIÇOS MÍNIMOS CHEGARAM PARA ALCANÇAR A FINAL

Jogou-se no Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro, a primeira meia-final da Copa América, que opôs o Brasil e o Peru, num relvado que deixou muito a desejar em qualidade.

Ainda assim, a seleção canarinha entrou a todo o gás, tentando visar a baliza peruana sempre que possível, assumindo o favoritismo desde o primeiro minuto da partida. O Peru, por sua vez, e face à pressão exercida pela formação brasileira, limitou-se a defender e a tentar surpreender o adversário em contra-ataque, mas raras foram as vezes em que foram bem-sucedidos.

O Brasil mostrou-se mais forte e dispôs de várias oportunidades para marcar, mas Gallese, o guardião peruano, mostrou-se em grande nível ao evitar o primeiro tento da equipa da casa com várias excelentes intervenções. Ainda assim, o Brasil marcou mesmo, à passagem do minuto 35’, por intermédio de Lucas Paquetá, saindo para o intervalo em vantagem.

Já no segundo tempo, registo para a boa entrada do Peru, que a correr atrás do prejuízo fez Ederson Moraes intervir pela primeira vez no encontro, ao minuto 50’, depois de um grande remate de Lapadula. O Brasil mostrou dificuldades de ligação entre setores, o que permitiu à seleção peruana ter mais bola e ser, consequentemente, mais perigosa. Ainda assim, a canarinha foi controlando as investidas ofensivas do Peru, que mostrou muita ineficácia na finalização.

Com este triunfo, o Brasil é o primeiro finalista desta edição da Copa América, ficando à espera do vencedor do confronto entre a Argentina e a Colômbia.

 

A FIGURA

Lucas Paquetá – O médio brasileiro deu continuidade ao seu grande momento de forma, ao fazer o golo da vitória canarinha, à imagem do que tinha acontecido no encontro anterior frente ao Chile.

O FORA DE JOGO

Organização defensiva peruana – O Peru entrou em campo com uma dinâmica claramente defensiva, mas nem com isso conseguiu estancar o poderio ofensivo brasileiro.

 

ANÁLISE TÁTICA – BRASIL

A formação orientada por Tite apresentou-se num sistema tático base em 4-2-3-1, com Neymar a ser a principal referência ofensiva da equipa. Num encontro em que Everton Cebolinha foi titular na seleção canarinha, o Brasil dominou o encontro, principalmente no primeiro tempo, encostando por completo o adversário às cordas.

Já na segunda parte diminuíram o ritmo de jogo, mostrando também problemas de ligação intersectorial, o que permitiu ao Peru ter mais posse de bola. Ainda assim, controlaram com relativo à-vontade as investidas adversárias.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Ederson (6)

Danilo (7)

Marquinhos (6)

Thiago Silva (7)

Lodi (7)

Casemiro (7)

Fred (7)

Richarlison (7)

Paquetá (8)

Everton (6)

Neymar (6)

SUBS UTILIZADOS

Ribeiro (6)

Vinícius Jr. (6)

Fabinho (6)

Militão (6)

Douglas Luiz (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – PERU

Os comandados de Ricardo Gareca alinharam num dispositivo tático base em 5-4-1, numa dinâmica claramente defensiva e de dar a iniciativa ao adversário, algo que foi notório na primeira parte. Essa postura extremamente defensiva custou caro ao Peru, que se viu em desvantagem ainda no primeiro tempo.

Já na segunda parte, efetuaram algumas alterações e a subida dos laterais permitiu-lhes ter mais homens na zona média, acabando por chegar mais facilmente ao meio-campo e à baliza do adversário. Ainda assim, não foram capazes de aproveitar as poucas oportunidades de que dispuseram.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Gallese (7)

Corzo (6)

Santamaría (6)

Ramos (6)

Callens (6)

Trauco (7)

Peña (6)

Tapia (7)

Yotún (7)

Cueva (6)

Lapadula (6)

SUBS UTILIZADOS

Garcia (6)

Lopez (6)

Lora (6)

Ormena (6)

Távara (-)

Artigo revisto por Joana Mendes

Pedro Paulo
Pedro Paulohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Comunicação Social, o Pedro procura construir os alicerces de uma futura carreira como jornalista desportivo. Apaixonado por futebol, nunca diz que não a uma boa partida do desporto rei.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto muito próximo de acordo com o AC Milan de Ruben Amorim por Santiago Giménez: Eis os detalhes

FC Porto e AC Milan estão na fase final para selar o empréstimo de Santiago Giménez, prevendo concluir o negócio ainda esta semana.

Académico de Viseu fecha contratação de internacional jovem por Espanha para a baliza

O Académico de Viseu deverá anunciar nas próximas horas a contratação de Juan Soriano, guarda-redes que estava livre.

Imprensa inglesa revela proposta ‘louca’ do Galatasaray por Bruno Fernandes: Eis os detalhes

O Galatasaray está disposto a duplicar o salário de Bruno Fernandes. O Manchester United recusa vender o capitão da equipa.

Braga contrata jovem promessa ao Estugarda: Guerreiros superaram concorrência de clubes da Premier League

O Braga fechou a contratação do avançado sérvio Jovan Milosevic, vindo do Estugarda, por oito milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Volta a Portugal 2026: uma corrida entre a celebração e a memória

A 87.ª Volta a Portugal chegou ao fim com a consagração de Alexis Guérin como vencedor da classificação geral, culminando uma demonstração de força coletiva da Anicolor/Campicarn que marcou toda a corrida.

FC Porto na corrida por ponta de lança do Championship: Sporting atento em caso de saída de Luis Suárez

Mohamed Touré pode vir a ser reforço do FC Porto neste mercado de transferências. O Sporting também tem o avançado referenciado.

Rodrigo Mora a caminho da AS Roma: eis os detalhes do contrato do médio ofensivo

Rodrigo Mora está cada vez mais perto de ser jogador da AS Roma ainda neste mercado. O médio ofensivo deve sair do FC Porto.