Escócia 1-3 Portugal: Serviços mínimos cumprem

- Advertisement -

As seleções nacionais de Portugal e Escócia defrontaram-se num despido Hampden Park em Glasgow.

Depois da vitória moralizadora frente à Polónia a seleção portuguesa deslocou-se à Escócia para rodar a equipa e dar a oportunidade para Hélder Costa se estrear pela equipa principal de Portugal. O jogo não prometia muito, carácter amigável e pouco competitivo. O ambiente? O ambiente seguiu um pouco a tendência do jogo, estádio meio vazio e silencioso, algo estranho para um estádio britânico, mas que reflecte o atual estado da relação entre os escoceses e a sua equipa de futebol nacional. Eles que vieram de uma derrota por 2-1 frente a Israel.

Os primeiros 20 minutos foram um hino ao aborrecimento. Ambas as equipas iam-se aproximando muito timidamente das balizas. Notava-se claramente que este era um jogo particular. Provavelmente, por esta altura, as audiências na televisão já estavam a reduzir drasticamente.

Depois de 30 minutos a meio-gás a equipa portuguesa finalmente começou a acelerar um pouco o ritmo e a marcar a diferença, que existe, entre as duas selecções. Tal aceleração viria a culminar com um golo a fechar a primeira parte. Cruzamento de Kevin Rodrigues para o meio da área escocesa e o estreante Hélder Costa a aparecer para encostar a bola no fundo da baliza. Que estreia perfeita para o jovem português do Wolverhampton.

Fonte: Scotland National Team

A segunda-parte não trouxe alterações nas duas equipas, mas trouxe uma alteração na tendência do jogo. A Escócia voltou para o relvado com vontade de tentar empatar o jogo.

Esse empate esteve muito perto de ocorrer por intermédio de Scott Mckenna. O jogador escocês a aparecer completamente sozinho na grande área para com um mergulho cabecear a bola, mas para fora. Lance de muito perigo.

Portugal conseguiu equilibrar e neutralizar a ameaça escocesa. O jogo passou a ter um ritmo mais lento, depois de um inicio que até prometia, fruto das paragens para as substituições e lesões.

No entanto, houve ainda tempo para ampliar a vantagem. E por intermédio de quem? Esse mesmo, o herói do Euro e regressado à equipa nacional, Éder. O avançado que joga no Lokomotiv de Moscovo a responder muito bem de cabeça ao livre executado por Renato Sanches e sem hipóteses para o guarda-redes escocês.

A equipa da Escócia, que já vinha numa espiral negativa, não reagiu muito bem ao segundo golo português e simplesmente resignando-se à partida.

Houve ainda tempo para Bruma ampliar a vantagem portuguesa com um grande golo. Um remate cruzado a fazer levantar os resistentes no Hampden Park. E do golo de honra da Escócia aos 93 minutos pelos pés de Naishmith. De assinalar também a estreia de Cláudio Ramos, do Clube Desportivo de Tondela, pela seleção nacional A.

O melhor deste jogo na Escócia? A Gaita de fole, que descobri, encaixa muito bem com o futebol.

Escócia: Gordon, O’Donnell, Hendry, Mckenna, Robertson, McGinn (Shinnie ’67), Forrest, Armstrong (Kevin McDonald ’77), McBurnie (Steven-Mackay ’77), Naismith e McGregor

Portugal: Beto( Cláudio Ramos ’86) , Cédric, Rúben Dias (Pedro Mendes ’56), Neto, Kevin Rodrigues; Danilo (William Carvalho ’90+1), Sérgio Oliveira (Renato Sanches ’56), Bruno Fernandes (Gedson Fernandes ’67); Bruma (Rafa Silva ’90+1), Hélder Costa e Éder

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Michael Carrick e Igor Thiago vencem os prémios de janeiro na Premier League

A Premier League anunciou os vencedores dos prémios de janeiro. Michael Carrick e Igor Thiago foram distinguidos.

Manchester United de olho em defesa da Juventus e olheiros vão estar em jogo dos bianconeri

O Manchester United está interessado em Pierre Kalulu, jogador que representa a Juventus. Os ingleses vão enviar olheiros para analisar o defesa.

José Mourinho recorda 2011/12 e triunfo do seu Real Madrid contra o Barcelona de Pep Guardiola: «Continua a ser “A liga”»

José Mourinho concedeu uma entrevista à Champions League Magazine, da UEFA. O treinador recordou vitória na La Liga 2011/12 pelo Real Madrid.

Martín Anselmi e os maus resultados do Botafogo: «Está à vista o que está a acontecer»

Martín Anselmi abordou uma nova derrota do Botafogo e afirmou que a equipa não pode perder mais nenhum jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho confessa maior dificuldade no Benfica e admite: «Cria-me frustrações»

José Mourinho concedeu uma entrevista à Champions League Magazine, da UEFA. O treinador abordou dificuldades de entrar a meio da época.

José Mourinho recorda o golo de Anatolliy Trubin: «Tive 3 ou 4 segundos de perder a cabeça. Depois fui para dentro e não participei...

José Mourinho concedeu uma entrevista à Champions League Magazine, da UEFA. Técnico relembrou golo de Anatoliy Trubin.

Sporting treinou esta sexta-feira e já é conhecida a hora da antevisão para a partida frente ao Famalicão

O Sporting já treinou esta sexta-feira de maneira a preparar o encontro frente ao Famalicão. Rui Borges vai falar com os jornalistas no sábado.