Croácia 3-2 Espanha: Vingança croata ao cair do pano

- Advertisement -

Foi no estádio Maximir, em Zagreb, que a vice-campeã do mundo Croácia jogou pela primeira vez diante do seu público, depois do brilharete no Mundial, diante de uma Espanha que apenas precisava do empate para seguir em frente nesta Liga das Nações. Na primeira jornada, a Croácia foi vergada em Elche por uns expressivos 6-0, pelos quais esperava conseguir vingar-se.

Foram os croatas a entrar melhor no jogo, tirando partido do seu tridente ofensivo muito perigoso. A melhor situação de perigo do primeiro tempo surgiu logo aos 6 minutos, quando Perišić rematou para uma defesa apertada de De Gea, que ainda contou com a ajuda do poste.

A profundidade e velocidade dos elementos atacantes dos croatas causaram muitos problemas aos defesas espanhóis, que não estavam a conseguir anular as investidas do adversário. Já no momento defensivo, a Croácia não subia o bloco, dificultando o jogo interior do adversário.

O último quarto de hora do primeiro tempo foi dominado pelos espanhóis, que conseguiam ter posse durante mais tempo e anular, logo à partida, as investidas do adversário. Foi durante esse período que a seleção espanhola teve o único remate perigoso por parte de Isco, para boa defesa de Kalinić. De resto, o primeiro tempo foi jogado quase sem balizas.

A toada manteve-se no início do segundo tempo, com mais posse dos espanhóis, mas foram os da casa a inaugurar o marcador. Aos 54 minutos, numa falha na saída desde trás dos espanhóis, Kramarić apareceu isolado e, na cara de De Gea, não desperdiçou. No entanto, a vantagem croata nem dois minutos durou. Ceballos finalizou uma boa jogada ao primeiro toque dos espanhóis, restabelecendo o empate no marcador.

Esforço de Ceballos para o primeiro golo da Espanha
Fonte: Federação Espanhola

Se a primeira parte foi pobre em oportunidades, a segunda foi completamente o oposto. Iago Aspas poderia ter dado, pela primeira vez, vantagem à Espanha, mas a sua tentativa esbarrou na trave. Os espanhóis estavam confortáveis, mas foi novamente contra a corrente do jogo que os croatas marcaram. Na sequência de um enorme cruzamento de Modrić, Jedvaj apareceu ao segundo poste a cabecear para o 2-1.

Dois minutos depois, Rebić podia ter “arrumado” o jogo, mas permitiu a defesa do guardião adversário. O jogo estava muito animado e a Espanha cheirava o golo. O empate viria a surgir de grande penalidade, a castigar um braço na bola, de Vrsaljko.

Nenhuma das equipas estava contente com o empate, o que prolongou a emoção até ao apito final. A Croácia pressionou bastante e viria a ser premiada nos descontos, com Jedvaj a desviar para golo ao segundo poste, depois de uma defesa incompleta de De Gea, para enorme gáudio dos mais de 30 mil croatas.

Num jogo bem disputado e com uma segunda parte frenética, os croatas acabaram por ter alguma sorte, podendo os espanhóis lamentarem-se por algumas oportunidades perdidas. Para domingo, fica marcado o encontro decisivo, opondo ingleses e croatas. Quem vencer, apura-se. Os espanhóis ficarão à espera de um empate, que os qualificará para a final four da competição.

 

Onzes Iniciais:

Croácia: Kalinić, Vrsaljko, Lovren, Vida, Jedvaj, Rakitić (Vlašić 68’), Brozović, Modrić, Perišić, Rebić ( Brekalo 73’), Kramarić (Pjaca 89’).

Espanha: De Gea, Sergi Roberto, Sergio Ramos, Martínez, Alba, Saúl (Suso 74’), Busquets, Ceballos, Isco, Rodrigo (Asensio 61’), Iago Aspas (Morata 64’).

João Brandão
João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli deixa mensagem de amor ao FC Porto e garante: «Pela primeira vez em oito anos, estou a desfrutar verdadeiramente de umas férias...

Francesco Farioli aproveitou as férias de verão para recordar FC Porto. Técnico confessou-se entusiasmado pelo regresso aos trabalhos.

Florentino Pérez avança para a venda do Real Madrid: Sócios terão de aprovar a decisão em referendo

Após a vitória nas eleições, Florentino Pérez terá de convencer os sócios a votar a favor da venda de uma percentagem do Real Madrid.

José Mourinho vai ser o novo treinador do Real Madrid: eis os 4 internacionais portugueses que podem reforçar o clube

José Mourinho vai ser o novo treinador do Real Madrid. Nos últimos dias, quatro portugueses foram colocados na rota dos merengues.

Roland Garros #2: Mirra Andreeva confirmou o génio; Maja Chwalinska desafiou a lógica | Ténis

Mas mesmo num circuito habituado ao imprevisível, poucos imaginariam que a final de Roland Garros seria disputada entre Mirra Andreeva e Maja Chwalinska.

PUB

Mais Artigos Populares

GP Mónaco: Antonelli passa mais um importante teste

Mais uma vitória para Kimi Antonelli no Mundial de Fórmula 1 (a quinta consecutiva numa corrida principal), desta vez num dos fins de semana

Benfica apresenta o novo equipamento principal para a temporada 2026/27

Com inspiração no 20.º aniversário do Benfica Campus, os encarnados publicaram um vídeo para revelar o equipamento principal para a próxima temporada.

Henrique Rocha supera Daniel Merida e levanta o troféu do challenger de Perugia

Henrique Rocha conquistou o quarto troféu da carreira com uma vitória em dois sets na final do challenger de Perugia, frente ao espanhol Daniel Merida.