Holanda 2-0 França: Laranja Mecânica esmaga campeã do mundo em noite de Depay

- Advertisement -

No Estádio De Kuip, em Roterdão, estava agendado um dos grandes jogos da Liga das Nações, a contar para o grupo 1 da Liga A: o Holanda-França, que nos traz à memória nomes como Cruijff, Zidane, Van Basten, Thierry Henry, etc., é de fazer crescer água na boca e confirmou todas as expetativas depositadas neste confronto. A Laranja Mecânica, que atravessa um momento incrível, bateu por 2-0 uma seleção francesa muito longe do que apresentou na Rússia e que ninguém diria que saiu de território soviético com o ouro.

A seleção holandesa entrou na partida com ganas de vencer, com a primeira situação de perigo a surgir logo aos dois minutos: Depay, após passe frontal de Marten de Roon, jogou atrasado para Wijnaldum, que testou a atenção de Lloris. Os holandeses começavam, aos poucos, a instalar-se no meio-campo francês, com um futebol de posse comandado pelo jovem Frenkie de Jong.

Aos 10 minutos, foi a vez da seleção francesa visar a baliza contrária: Lucas Digne, do lado esquerdo, cruzou a bola para Griezmann, que cabeceou à figura de Cilessen. Contudo, esta chegada à área holandesa por parte dos franceses seria uma rara exceção, tanto no primeiro tempo, como ao longo do encontro. Ronald Koeman, ciente das dificuldades que a seleção gaulesa poderia criar, montou uma equipa muito personalizada e capaz de estar à altura dos acontecimentos.

Perante uma atmosfera incrível na “Banheira de Roterdão”, a França procurava equilibrar as contas do jogo, com Kanté a revelar-se um dos homens mais ativos na tentativa de saída para o ataque. Aos 28 minutos, a fazer lembrar o golo marcado à Argentina no Campeonato do Mundo da Rússia, Pavard disparou de longa distância, mas a bola saiu alguns centímetros por cima do travessão.

Até ao apito para o intervalo, a Holanda foi senhora de si própria e chegou à vantagem aos 44 minutos, pelo intermédio de Wijnaldum: bola levantada para a área por de Jong, falha de comunicação entre N’Zonzi e Varane e o esférico a espirrar para os pés de Ryan Babel; o jogador do Besiktas rematou rasteiro para uma grande defesa de Lloris, que não conseguiu negar o golo a Wijnaldum, a aproveitar da melhor maneira a recarga.

A Laranja Mecânica ia dominando os gauleses e chegava ao intervalo em vantagem
Fonte: KNVB

Na segunda parte, os holandeses aproveitaram a falta de ideias e a passividade dos franceses para tomarem conta do jogo, não deixando a equipa de Deschamps respirar. Os bleus, que precisavam do empate para garantir a passagem à Final Four da competição, não conseguiam contrariar o ímpeto ofensivo holandês. Nos primeiros três minutos da meia hora final, Lloris teve novamente de dizer “presente”, após as ameaças dos defesas Van Dijk e Dumfries.

A casa do Feyenoord, que ia assistindo a uma Holanda avassaladora, via também a rendição dos adeptos do desporto-rei à qualidade tremenda de Memphis Depay. Aos 73 minutos, o craque do Lyon, na execução de um livre, obrigou Lloris a mais uma boa defesa. Dois minutos volvidos, Depay fez o que queria de Pavard e atirou fortíssimo à baliza francesa, com o guardião do Tottenham a defender para canto. Na conversão do mesmo, o ex-Manchester United bateu à maneira curta para a devolução de Bergwijn, e disparou um verdadeiro míssil, mas sem dilatar os números do encontro.

A noite era laranja e, quando o relógio já passava dos 90, a seleção de Koeman fez o segundo e pôs um ponto final no desafio. Dois minutos após uma excelente oportunidade de de Jong ser travada pelas luvas de Lloris, o árbitro Anthony Taylor assinalou grande penalidade a favor da Holanda. Memphis Depay, a mostrar que tem sangue frio, coroou uma exibição espantosa com um penálti à panenka.

A Holanda empurra assim a Alemanha para a Liga B, a ser jogada em 2020/2021, e, caso vença a seleção de Joachim Löw, segue para a Final Four da Liga das Nações. Já os franceses, que continuam a liderar o grupo, encontram-se dependentes do jogo da próxima segunda-feira, em que a seleção alemã recebe a Laranja na Veltins-Arena, em Gelsenkirchen.

 

ONZES INICIAIS:

Holanda: Cilessen, Dumfries, de Ligt, Van Dijk, Blind; Wijnaldum (Vilhena 89’), de Roon, de Jong; Bergwijn (Promes 86’), Babel (Aké 90+2’), Depay.

França: Lloris, Pavard, Varane, Kimpembe, Digne; N’Zonzi (Ndombélé 81’), Kanté, Matuidi (Sissoko 65’), Mbappé; Griezmann, Giroud (Dembélé 65’).

Subscreve!

Artigos Populares

Casemiro vai deixar o Manchester United no verão e há pretendente nos Estados Unidos

Casemiro tem pretendente nos Estados Unidos da América. LA Galaxy mostra interesse no médio do Manchester United.

Ruben Amorim quer manter silêncio até ao final da temporada: eis o motivo

Ruben Amorim ainda não falou desde que saiu do Manchester United. Técnico português quer manter silêncio até ao final da época.

A mensagem de Richard Ríos nas redes sociais: «Um dia cada vez»

Richard Ríos deixa mensagem nas redes sociais. Médio do Benfica está a recuperar de lesão, sofrida no dia 14 de janeiro.

Jogador do Arsenal rejeita interesse do Real Madrid: «O Real Madrid tem jogadores de sobra para se sair bem»

Martin Zubimendi foi questionado quanto ao interesse do Real Madrid na sua contratação. Médio do Arsenal rejeitou possibilidade.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid tem internacional português como uma das prioridades para o mercado de verão

O Real Madrid já pensa no mercado de verão. Vitinha (PSG) e Kees Smit (AZ Alkmaar) são alvos dos merengues para a próxima janela de transferências.

José Boto sonha com regresso de Vinícius Júnior ao Flamengo: «Depende mais do Vini do que de nós. As portas para o Vini estão...

José Boto confessou que o Flamengo está de olho na situação de Vinícius Júnior. Avançado é destaque do Real Madrid.

Besiktas investe 14 milhões de euros e contrata Oh Hyun-gyu ao Genk

O Besiktas assegurou a contratação de Oh Hyun-gyu. O avançado sul-coreano de 24 anos estava ao serviço do Genk.