Ucrânia 3-1 Coreia do Sul (Sub-20): Ucranianos vencem pela primeira vez o Mundial

- Advertisement -

Uma final inédita no Mundial de sub-20, com duas equipas que não eram favoritas à vitória final. De um lado a Ucrânia, que acabou a fase de grupos com sete pontos, acabando no primeiro lugar do grupo. Depois nos oitavos de final, derrotaram o Panamá por 4-1. Nos quartos de final, venceram por 1-0 a Colômbia e nas meias finais ganharam pelo mesmo resultado à Itália.

Do outro lado, a Coreia do Sul, que até começou mal, com uma derrota com a seleção portuguesa, por 1-0. No entanto, avançaram em segundo lugar no grupo, com vitórias sobre a África do Sul e Argentina. Nos oitavos ultrapassaram o Japão, ganhando por 1-0, bateram o Senegal nas grandes penalidades na fase seguinte e nas meias finais ultrapassaram o Equador, novamente por uma bola a zero.

Duas equipas bastante defensivas, com linhas muito fechadas, tentando nunca fornecer muitos espaços aos seus adversários.

No Lodz Stadium, na Polónia, foi onde as decisões foram feitas. O jogo começou logo praticamente com um lance de análise para o VAR aos três minutos de jogo. Uma pisadela do jogador coreano, Se-Yun Kim, em cima da linha da grande área, levou à marcação de uma grande penalidade para a Coreia. Desta feita, Kangin Lee, a estrela da companhia da seleção coreana, não desperdiçou a oportunidade e fez o 1-0.

Com o golo, a equipa coreana acabou por recuar muito as suas linhas e pouco fez para atacar a baliza adversária. Depois do golo, a Ucrânia pegou no jogo e dominou a posse de bola, com cerca de 66%-34% na primeira parte. Com as incursões frequentes dos jogadores ucranianos pelos flancos, a equipa da Coreia passava por momentos de maior aperto, até que o golo acabou mesmo por chegar. Aos 34 minutos, o empate apareceu por intermédio de Supriaha. O avançado já dentro da grande área coreana, a receber uma bola oriunda de um ressalto e a aproveitar para finalizar junto ao poste esquerdo da baliza defendida por Lee.

Kangin Lee foi um dos homens da 1ª parte                                                                                     Fonte: FIFA

Na segunda parte, as equipas a entrarem com um jogo muito dividido. No entanto, foi a Ucrânia a chegar ao segundo golo, aos 53 minutos, Supriaha recebeu a bola dentro da área, à semelhança do primeiro golo, a bola veio de um ressalto de um jogador coreano, atirando com um remato rasteiro para o fundo das redes. Aos 65 minutos, Viktor Korniienko atirou um remate forte à entrada da área e a bola a passar muito perto do poste direito da baliza coreana.

Com 70 minutos, Jae-Ik Lee saltou dentro da área da Ucrânia com um cabeceamento poderoso, mas Lunin fez um grande defesa e negou o empate. A Coreia tentava apertar e equilibrar o jogo, no entanto, foram sempre cometendo alguns erros na zona ofensiva do terreno, com bolas longas que resultavam em bolas perdidas. O jogo ficou muito mais aberto, depois do 2-1, mas a Coreia nunca conseguiu criar um verdadeiro perigo, sendo que a seleção ucraniana se encontrou sempre bem coesa nos seus processos, tanto defensivos como ofensivos.

Aos 89 minutos, já muito perto do fim, aconteceu o momento do jogo! Giorgi Tsitaishvili arrancou desde o seu meio campo e ultrapassou dois adversários com uma mudança de velocidade fantástica, finalizando com um remate potente para o canto inferior direito de Lee. O 3-1 acabou por matar o jogo. E depois disso as equipas já pouco fizeram e o apito final acabou por chegar.

Estava assim encontrada, a sucessora da Inglaterra (última seleção vencedora do Mundial). O melhor jogador do torneio foi Kangin Lee. Notas ainda para o excelente Mundial de Lunin, Korniienko e de Buletsa, apesar do último ter estado bastante apagado hoje. Hoje atingiu-se talvez, o momento mais marcante na história do futebol ucraniano!

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES:

Ucrânia: Andriy Lunin; Konoplia, Safronov, Bondar, Beskorovainyi e Korniienko; Dryshliuk, Khakhlov (sub. Chekh, 56´), Tsitaishvili e Buletsa (sub. Kashchuk, 88´); Supriaha (sub. Sikan, 63´)

Coreia do Sul: Lee; Hwang, Lee Ji-Sol, Kim H.J, Lee Jae-Ik, Jun C. (sub. Lee Kyuhyuk, 80´) ; Jung-Min, Kim S.J. (sub. Eom Won- Sang, 46´), Cho Young-Wook (sub. Jeon S, 63´); Lee Kangin e Oh Se-Hun

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Besiktas avança por guarda-redes e deixa Rui Silva para 2ª opção

O Besiktas está muito interessado na contratação de Filip Jorgensen. Guarda-redes do Chelsea quer rumar à Turquia na busca por minutos.

Roberto De Zerbi desolado depois de perder a Supertaça de França: «Nunca chorei depois de perder e hoje chorei quando entrei no balneário»

Roberto De Zerbi mostrou-se desolado com a derrota na Supertaça de França. Marselha perdeu com o PSG nos penáltis.

Atlético Madrid define preço para vender Thiago Almada em janeiro

Thiago Almada pode deixar o Atlético Madrid em janeiro. Colchoneros colocaram o médio no mercado e definiram preço do jogador.

Lenda do Manchester United elogia Ruben Amorim: «A sua honestidade e a sua visão das coisas eram bastante revigorantes»

Michael Owen deixou elogios ao trabalho feito por Ruben Amorim no Manchester United. Antigo avançado vê méritos no treinador.

PUB

Mais Artigos Populares

Casa Pia empresta avançado Max Svensson ao UD Ibiza

O Casa Pia oficializou a saída de Max Svensson por empréstimo. Avançado de 24 anos vai jogar pelo UD Ibiza e volta assim a Espanha.

Guarda-redes do Alverca com interessado no Brasil

Matheus Mendes pode deixar o Alverca nesta janela de transferências. Guarda-redes é alvo do Sport e pondera regresso ao Brasil.

Thiago Silva pode ser titular no FC Porto x Benfica: eis a situação

Thiago Silva pode fazer a sua estreia no FC Porto frente ao Benfica. Dragões recebem águias nos quartos de final da Taça de Portugal.