Portugal 3-1 Suíça: Ronaldo emenda aVARia

- Advertisement -

O Estádio do Dragão encheu-se por completo para receber a primeira meia-final da Liga das Nações. Portugal defrontou a Suíça, jogando em casa, mas previa-se um jogo extremamente equilibrado. Os XI inicial escolhido por Fernando Santos reuniu, nas horas que antecederam o jogo, a satisfação da grande maioria dos portugueses e o grande motivo de destaque seguiu para a titularidade de João Félix, naquele que foi o seu primeiro jogo oficial pela seleção nacional. Do outro lado, eram várias as caras conhecidas com especial relevância para Seferovic, o melhor marcador da Liga NOS.

Portugal, como já nos tem habituado, não entrou dominante no jogo e por isso mesmo foi a Suíça quem nos primeiros dez minutos da partida mais bola teve, mais atacou e praticou o jogo no seu meio campo ofensivo, sem nunca criar grande perigo para a baliza de Rui Patrício.

A equipa das quinas conseguiu restabelecer-se, equilibrou a partida, mas foi constante a superioridade da Suíça no capítulo da posse de bola, ataques e número de oportunidades. O jogo perdeu-se no setor intermediário e entrou num registou pouco atrativo, onde apenas contrastaram as tentativas de golo de Ronaldo e Seferovic.

Aos 25 minutos, o inevitável Cristiano Ronaldo voltou a marcar a diferença e na cobrança de um livre de longa distância, colocou Portugal na frente do marcador.

O golo trouxe confiança aos portugueses e impulsionou o movimento ofensivo, permitindo pela primeira vez na partida que a seleção nacional tivesse controlo e assumisse as rédeas do jogo, embora nunca conseguindo derrubar a linha defensiva adversária.

Não obstante a toada de jogo mostrasse um Portugal mais confiante e seguro de si próprio, foi mesmo a Suíça que em cima do apito para intervalo esteve perto de marcar com Seferovic rematou à barra da baliza de Rui Patrício, na melhor oportunidade do primeiro tempo.

Portugal seguia em vantagem para o intervalo, num resultado que se devia unicamente a uma inspiração individual do suspeito do costume.

Ronaldo faz o primeiro da partida na cobrança de um livre
Fonte: UEFA

A forma como a primeira parte demonstrou as fragilidades de Portugal perante a Suíça, deixava bem patente a ideia de que a eliminatória estava longe de estar resolvida e os helvéticos estavam bem cientes dessa realidade.

Repetindo-se o cenário dos primeiros 45 minutos, a Suíça voltou a entrar bem em campo e poucos minutos depois chegou à igualdade num dos lances mais estranhos da história recente do futebol. Num lance em que Nélson Semedo corta nitidamente com a cabeça, o Var e o árbitro da partida, Felix Brych, assinalaram grande penalidade. Na conversão, Ricardo Rodriguez não vacilou e fez o 1-1 na partida.

Num filme já antes visto, a seleção portuguesa mesmo sem fazer por merecer, deixa escapar a vantagem conquistada e por estar claramente abaixo do seu potencial encaminha o jogo para um verdadeiro impasse. Assim, a Suíça continuou atrevida no ataque e acreditou que podia causar surpresa no Dragão, mas mais uma vez chegou o super-homem do filme:

Cristiano Ronaldo. Quem mais poderia ser?

Aos 88 minutos, numa jogada brilhante, Bernardo Silva recebeu de forma eximia o passe de Rúben Neves, cruzou para a entrada da área e Cristiano Ronaldo lançou Portugal para a final de Domingo.

Bem à sua maneira, Ronaldo não ficou satisfeito e em cima do minuto 90 fez o hat-trick, com uma típica jogada sua em que flete da ala para o centro e remata para o ângulo mais distante.

Mais uma vez Portugal não foi dominante, mas mais uma vez também mostrou que a esperança é o que move o país e por isso esta foi mais uma noite em que a seleção nacional foi feliz já próximo do final da partida.

Fernando Santos volta a fazer sofrer os portugueses, mas o que é certo é que Portugal marcará presença na primeira final da Liga das Nações.

Onzes e substituições

Portugal

Rui Patrício; Nélson Semedo; Pepe (Fonte´56); Rúben Dias; Raphael Guerreiro; Bruno Fernandes (Moutinho´91); William Carvalho; Rúben Neves; Bernardo Silva; João Félix (G. Guedes´70); Ronaldo

Suíça

Sommer; Mbabu; Schar; Akanji; Ricardo Rodriguez; Zakaria (E. Fernandes´71); Xhaka; Freuler (Drmic´89); Zuber (Steffen´83); Shaqiri; Seferovic

Gonçalo Miguel Santos
Gonçalo Miguel Santoshttp://www.bolanarede.pt
Ainda era caracterizado com um diminutivo e sentado ao lado do seu pai, já vibrava com o futebol, entusiasmado e de olhos colados na televisão à espera dos golos. O menino cresceu e com o tamanho veio o gosto pela escrita e o seu sentido crítico.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting só aceita vender Francisco Trincão depois do Mundial 2026 e define preço mínimo para negociar

Francisco Trincão é um dos nomes que pode deixar o Sporting no próximo mercado. Leões querem esperar pelo Mundial 2026.

Leonardo Jardim reage à vitória do Flamengo e comenta a presença de Jorge Jesus: «Não vejo fantasmas»

Leonardo Jardim analisou o triunfo do Flamengo frente ao Cusco na Taça Libertadores e falou sobre a presença de Jorge Jesus no Maracanã.

Eis os 4 fatores que ajudam o Sporting na luta pela contratação de João Palhinha

O Sporting tem João Palhinha como a prioridade para o lugar mais recuado do meio-campo. Leões já sondaram a situação e têm trunfos.

Lei do Mercado #88 – Regresso de verão: o futuro de João Palhinha e Francisco Trincão no Sporting, Benfica chama por Samu Costa e Axel...

O menu desta semana no podcast da Lei do Mercado, o primeiro com foco no mercado de verão, olha para a próxima janela de transferências. No Sporting, pode chegar João Palhinha e partir Francisco Trincão, o Benfica está atento a Samu Costa e Axel Disasi, Jakob Ambaek está referenciado pelo FC Porto e Lukas Hornicek pode trocar o Braga pelo Leeds United.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas revela clube que inspirou festejos do FC Porto e confessa: «Eu senti alívio»

André Villas-Boas voltou a falar, à margem de uma conferência. Presidente do FC Porto recordou festejos do título de campeão.

André Villas-Boas antecipa mercado do FC Porto e desmente 2 rumores: «Não falo com o Deco há 3 meses»

André Villas-Boas voltou a falar, à margem de uma conferência. Presidente do FC Porto falou de mercado, Gustavo Sá e Jakub Kiwior.

Mikel Arteta e Frank Lampard recebem prémios de Treinador do Ano em Inglaterra

Depois de o Arsenal conquistar a Premier League e o Coventry City levantar o Championship, Mikel Arteta e Frank Lampard foram distinguidos.