Portugal 3-1 Suíça: Ronaldo emenda aVARia

- Advertisement -

O Estádio do Dragão encheu-se por completo para receber a primeira meia-final da Liga das Nações. Portugal defrontou a Suíça, jogando em casa, mas previa-se um jogo extremamente equilibrado. Os XI inicial escolhido por Fernando Santos reuniu, nas horas que antecederam o jogo, a satisfação da grande maioria dos portugueses e o grande motivo de destaque seguiu para a titularidade de João Félix, naquele que foi o seu primeiro jogo oficial pela seleção nacional. Do outro lado, eram várias as caras conhecidas com especial relevância para Seferovic, o melhor marcador da Liga NOS.

Portugal, como já nos tem habituado, não entrou dominante no jogo e por isso mesmo foi a Suíça quem nos primeiros dez minutos da partida mais bola teve, mais atacou e praticou o jogo no seu meio campo ofensivo, sem nunca criar grande perigo para a baliza de Rui Patrício.

A equipa das quinas conseguiu restabelecer-se, equilibrou a partida, mas foi constante a superioridade da Suíça no capítulo da posse de bola, ataques e número de oportunidades. O jogo perdeu-se no setor intermediário e entrou num registou pouco atrativo, onde apenas contrastaram as tentativas de golo de Ronaldo e Seferovic.

Aos 25 minutos, o inevitável Cristiano Ronaldo voltou a marcar a diferença e na cobrança de um livre de longa distância, colocou Portugal na frente do marcador.

O golo trouxe confiança aos portugueses e impulsionou o movimento ofensivo, permitindo pela primeira vez na partida que a seleção nacional tivesse controlo e assumisse as rédeas do jogo, embora nunca conseguindo derrubar a linha defensiva adversária.

Não obstante a toada de jogo mostrasse um Portugal mais confiante e seguro de si próprio, foi mesmo a Suíça que em cima do apito para intervalo esteve perto de marcar com Seferovic rematou à barra da baliza de Rui Patrício, na melhor oportunidade do primeiro tempo.

Portugal seguia em vantagem para o intervalo, num resultado que se devia unicamente a uma inspiração individual do suspeito do costume.

Ronaldo faz o primeiro da partida na cobrança de um livre
Fonte: UEFA

A forma como a primeira parte demonstrou as fragilidades de Portugal perante a Suíça, deixava bem patente a ideia de que a eliminatória estava longe de estar resolvida e os helvéticos estavam bem cientes dessa realidade.

Repetindo-se o cenário dos primeiros 45 minutos, a Suíça voltou a entrar bem em campo e poucos minutos depois chegou à igualdade num dos lances mais estranhos da história recente do futebol. Num lance em que Nélson Semedo corta nitidamente com a cabeça, o Var e o árbitro da partida, Felix Brych, assinalaram grande penalidade. Na conversão, Ricardo Rodriguez não vacilou e fez o 1-1 na partida.

Num filme já antes visto, a seleção portuguesa mesmo sem fazer por merecer, deixa escapar a vantagem conquistada e por estar claramente abaixo do seu potencial encaminha o jogo para um verdadeiro impasse. Assim, a Suíça continuou atrevida no ataque e acreditou que podia causar surpresa no Dragão, mas mais uma vez chegou o super-homem do filme:

Cristiano Ronaldo. Quem mais poderia ser?

Aos 88 minutos, numa jogada brilhante, Bernardo Silva recebeu de forma eximia o passe de Rúben Neves, cruzou para a entrada da área e Cristiano Ronaldo lançou Portugal para a final de Domingo.

Bem à sua maneira, Ronaldo não ficou satisfeito e em cima do minuto 90 fez o hat-trick, com uma típica jogada sua em que flete da ala para o centro e remata para o ângulo mais distante.

Mais uma vez Portugal não foi dominante, mas mais uma vez também mostrou que a esperança é o que move o país e por isso esta foi mais uma noite em que a seleção nacional foi feliz já próximo do final da partida.

Fernando Santos volta a fazer sofrer os portugueses, mas o que é certo é que Portugal marcará presença na primeira final da Liga das Nações.

Onzes e substituições

Portugal

Rui Patrício; Nélson Semedo; Pepe (Fonte´56); Rúben Dias; Raphael Guerreiro; Bruno Fernandes (Moutinho´91); William Carvalho; Rúben Neves; Bernardo Silva; João Félix (G. Guedes´70); Ronaldo

Suíça

Sommer; Mbabu; Schar; Akanji; Ricardo Rodriguez; Zakaria (E. Fernandes´71); Xhaka; Freuler (Drmic´89); Zuber (Steffen´83); Shaqiri; Seferovic

Gonçalo Miguel Santos
Gonçalo Miguel Santoshttp://www.bolanarede.pt
Ainda era caracterizado com um diminutivo e sentado ao lado do seu pai, já vibrava com o futebol, entusiasmado e de olhos colados na televisão à espera dos golos. O menino cresceu e com o tamanho veio o gosto pela escrita e o seu sentido crítico.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ademola Lookman reforça o Atlético Madrid a troco de 40 milhões de euros

O Atlético Madrid confirmou a contratação do extremo Ademola Lookman, proveniente da Atalanta por 35 milhões de euros, mais 5 milhões em objetivos.

Futuro de Marc-André ter Stegen em aberto e regresso a Barcelona em cima da mesa

Marc-André ter Stegen lesionou-se gravemente contra o Real Oviedo e a sua passagem pelo Girona pode chegar ao fim.

Surpresa em Rio Maior: Thiago Silva marca autogolo e Casa Pia vence FC Porto por 2-0 ao intervalo

Mais um golo dos gansos diante dos dragões, desta feita de Thiago Silva na própria baliza. O Casa Pia recebe o FC Porto em Rio Maior.

Benfica: avançado rejeita ofertas e vai ficar às ordens de José Mourinho até ao final da época

Henrique Araújo vai ficar no Benfica até ao final da temporada, rejeitando todas as opções que tinha para sair.

PUB

Mais Artigos Populares

Casa Pia surpreende FC Porto e Gaizka Larrazabal termina transição perfeita no 1-0 dos gansos

Gaizka Larrazabal concluiu uma transição perfeita dos gansos e fez o 1-0. O Casa Pia recebe o FC Porto em Rio Maior.

Estrela da Amadora anuncia contratação de defesa-central com passagens na La Liga e Serie A

Stefan Lekovic foi anunciado como reforço do Estrela da Amadora, proveniente do Estrela Vermelha. O defesa-central já representou o Villarreal e o Monza.

Yassir Zabiri deixa o Famalicão e assina pelo Rennes

O Rennes oficializou a contratação do avançado Yassir Zabiri por 10 milhões de euros mais objetivos. O marroquino apontou 7 golos em 20 jogos pelo Famalicão.