📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A qualidade sobressai até num arrozal

- Advertisement -

O futebol nacional, e até mesmo mundial, está recheado de exemplos de equipas que escreveram as suas linhas na história adotando um estilo de jogo mais duro, mais físico e mais disputado, permitindo aqui o eufemismo.

Em Portugal, recorremos rapidamente ao Boavistão, de Jaime Pacheco, ou a caras conhecidas como Jorge Costa, Paulinho Santos ou Petit, a título de exemplo. Lá fora, é conhecida a agressividade extra posta em cada lance na Liga Inglesa e reza a história que uma equipa se sagrou, assim, bicampeã europeia; o Nottingham Forest FC de Brian Clough.

As equipas criativas e apaixonantes, essas, também as há. Mais recentemente é impossível não recordar o rolo compressor catalão de Pep Guardiola ou, com as devidas distâncias, o FC Porto “todo-o-terreno” de André Villas Boas e o SL Benfica dominador de Jorge Jesus.

A questão que se levante é, então, qual das abordagens está mais próxima do sucesso? No meu entender, trata-se de uma não-questão, uma vez que priveligiar o bom futebol será sempre caminho e meio para a vitória.

Os velhos do Restelo e os resultadistas unem-se, qual protesto climático, e defendem que jogar bem não dá pontos nem campeonatos. Na porção quase insignificante que a minha opinião ocupa, cá estou para rebater essa posição e relembrar a forma como o FC Porto ganhou o campeonato de 2017/18 ou como a Seleção Nacional venceu a última partida no Luxemburgo.

Bernardo continua a assumir-se como o jogador português mais decisivo e desiquilibrador da atualidade
Fonte: FPF

No caso dos dragões, é inegável a revolução que Sérgio Conceição operou no candidato mais a Norte. No entanto, nem sempre a revolução é para melhor. Neste caso, trouxe novidade, mas de pouca duração. Enquanto que não se adaptavam ao FC Porto mais físico e desenfreado de Conceição, os adversários eram esmagados no aspeto físico, poucas vezes no tático – nem sempre no resultado.

Esse período de adaptação foi demorado o suficiente para garantir um título nacional e fazer de Marega e Soares as estrelas que nunca foram. Uma vez desvendados os movimentos chave dos dragões, nunca mais Marega rompeu a defesa adversária com a facilidade que antes se via. Nos poucos metros que agora lhe concedem, é gritante a falta de criatividade e técnica e vê-se um poderio físico que só atrapalha.

Transpondo para a partida da Seleção que carimbou o acesso ao Euro2020 (0-2 frente ao Luxemburgo), é comum ouvir-se que naquele “batatal” pediam-se jogadores mais físicos e bolas pelo ar para a área; uma verdadeira guerra de trincheiras.

Esquecem-se, pelo visto, que foi a criatividade e a inteligência que desbloquearam e asseguraram os três pontos nesta partida. Não foi o físico, a luta nas alturas ou o chuveirinho. Foram dois passes de Bernardo Silva na medida certa a descobrir Bruno Fernandes e Diogo Jota. No primeiro, sobressai ainda a qualidade absurda do médio leonino a receber orientado para finalizar.

Em condições de terreno ou meteorológicas adversas, a criatividade e a qualidadade técnica terão de dar lugar a um maior pragmatismo, é certo, mas nunca deverão ser superiorizadas por qualquer outro elemento. E não adianta comparar ou substituir pelo jogo físico, é injusto, o segundo sai sempre a perder.

Foto de Capa: FPF

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa argentina muda versão quanto ao futuro de Gianluca Prestianni no Benfica

Da Argentina chegam notícias da vontade de Gianluca Prestianni deixar o Benfica. Objetivo do jogador é rumar à Argentina.

Imprensa brasileira garante que Benfica está de olho em Samuel Lino

Samuel Lino está na mira do Benfica. Vários jogadores do Flamengo despertam a cobiça da Europa, entre os quais o extremo ex-Gil Vicente.

Borussia Monchengladbach escapa com vitória que afunda o Mainz na Bundesliga

Na 13.ª jornada da Bundesliga, o Mainz manteve-se fundo...

Castigo de Luis Díaz na Champions League reduzido pela UEFA

Luis Díaz foi expulso por uma entrada violenta no encontro com o PSG. Após recurso do clube, a suspensão passou de três para dois jogos.

PUB

Mais Artigos Populares

O filme da primeira parte do Dérbi: muita pirotecnia a abrir e 2 golos em jogo agitado

Benfica e Sporting estão a enfrentar-se durante a noite desta sexta-feira, em jogo relativo à 13.ª jornada da Primeira Liga.

Novo golo na Luz: Sudakov reestabelece igualdade no Benfica x Sporting

Benfica e Sporting enfrentam-se no Estádio da Luz durante a noite desta sexta-feira, em jogo da 13.ª jornada da Primeira Liga.

Pedro Gonçalves marca no Benfica x Sporting após perda de bola de Enzo Barrenechea

Benfica e Sporting enfrentam-se no Estádio da Luz durante a noite desta sexta-feira, em jogo da 13.ª jornada da Primeira Liga.