A qualidade sobressai até num arrozal

- Advertisement -

O futebol nacional, e até mesmo mundial, está recheado de exemplos de equipas que escreveram as suas linhas na história adotando um estilo de jogo mais duro, mais físico e mais disputado, permitindo aqui o eufemismo.

Em Portugal, recorremos rapidamente ao Boavistão, de Jaime Pacheco, ou a caras conhecidas como Jorge Costa, Paulinho Santos ou Petit, a título de exemplo. Lá fora, é conhecida a agressividade extra posta em cada lance na Liga Inglesa e reza a história que uma equipa se sagrou, assim, bicampeã europeia; o Nottingham Forest FC de Brian Clough.

As equipas criativas e apaixonantes, essas, também as há. Mais recentemente é impossível não recordar o rolo compressor catalão de Pep Guardiola ou, com as devidas distâncias, o FC Porto “todo-o-terreno” de André Villas Boas e o SL Benfica dominador de Jorge Jesus.

A questão que se levante é, então, qual das abordagens está mais próxima do sucesso? No meu entender, trata-se de uma não-questão, uma vez que priveligiar o bom futebol será sempre caminho e meio para a vitória.

Os velhos do Restelo e os resultadistas unem-se, qual protesto climático, e defendem que jogar bem não dá pontos nem campeonatos. Na porção quase insignificante que a minha opinião ocupa, cá estou para rebater essa posição e relembrar a forma como o FC Porto ganhou o campeonato de 2017/18 ou como a Seleção Nacional venceu a última partida no Luxemburgo.

Bernardo continua a assumir-se como o jogador português mais decisivo e desiquilibrador da atualidade
Fonte: FPF

No caso dos dragões, é inegável a revolução que Sérgio Conceição operou no candidato mais a Norte. No entanto, nem sempre a revolução é para melhor. Neste caso, trouxe novidade, mas de pouca duração. Enquanto que não se adaptavam ao FC Porto mais físico e desenfreado de Conceição, os adversários eram esmagados no aspeto físico, poucas vezes no tático – nem sempre no resultado.

Esse período de adaptação foi demorado o suficiente para garantir um título nacional e fazer de Marega e Soares as estrelas que nunca foram. Uma vez desvendados os movimentos chave dos dragões, nunca mais Marega rompeu a defesa adversária com a facilidade que antes se via. Nos poucos metros que agora lhe concedem, é gritante a falta de criatividade e técnica e vê-se um poderio físico que só atrapalha.

Transpondo para a partida da Seleção que carimbou o acesso ao Euro2020 (0-2 frente ao Luxemburgo), é comum ouvir-se que naquele “batatal” pediam-se jogadores mais físicos e bolas pelo ar para a área; uma verdadeira guerra de trincheiras.

Esquecem-se, pelo visto, que foi a criatividade e a inteligência que desbloquearam e asseguraram os três pontos nesta partida. Não foi o físico, a luta nas alturas ou o chuveirinho. Foram dois passes de Bernardo Silva na medida certa a descobrir Bruno Fernandes e Diogo Jota. No primeiro, sobressai ainda a qualidade absurda do médio leonino a receber orientado para finalizar.

Em condições de terreno ou meteorológicas adversas, a criatividade e a qualidadade técnica terão de dar lugar a um maior pragmatismo, é certo, mas nunca deverão ser superiorizadas por qualquer outro elemento. E não adianta comparar ou substituir pelo jogo físico, é injusto, o segundo sai sempre a perder.

Foto de Capa: FPF

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Consagração sem travão na Luz | Benfica 3-1 Sporting

O Benfica entrou em campo com o Hexacampeonato já garantido. Não haverá, no final da época, assim tantas exibições memoráveis em que uma equipa com o título no bolso decida não puxar o 'travão de mão'.

Cristiano Ronaldo depois da derrota do Al Nassr: «Continuamos a trabalhar»

Cristiano Ronaldo publicou uma curta mensagem depois da derrota do Al Nassr. Equipa de CR7 voltou a perder quase quatro meses depois.

Flamengo de Leonardo Jardim deixa-se empatar nos descontos no dérbi carioca contra o Vasco da Gama e mantém distância para o Palmeiras no Brasileirão

O Flamengo viu fugir a quinta vitória consecutiva no Brasileirão. Equipa de Leonardo Jardim viu o Vasco da Gama empatar no Maracanã.

Vinícius Júnior bisa no triunfo do Real Madrid em casa do Espanyol

Na 34.ª jornada da La Liga, o Real Madrid bateu o Espanyol por 2-0, com dois golos apontados por Vinícius Júnior.

PUB

Mais Artigos Populares

GP Miami: O recital de Kimi Antonelli continua

Kimi Antonelli está a mostrar a todos que veio para lutar pelo título mundial e, depois das vitórias na China e no Japão, volta a ser o primeiro a cruzar a bandeira axadrezada, desta vez no Grande Prémio de Miami.

Inter Milão conquista o 21.º título da Serie A com vitória diante do Parma

O Inter Milão foi sagrado campeão da Serie A, depois de vencer pela margem mínima na receção ao Parma, num encontro da 35.ª jornada.

«Gostava de treinar em Portugal, mas sou um treinador do mundo, não olho a países» – Entrevista Bola na Rede a David Patrício

David Patrício falou em exclusivo com o Bola na Rede sobre a sua experiência internacional, futebol feminino e o futuro em Portugal.