📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Azerbaijão x Portugal: É preciso fazer melhor

- Advertisement -

Apuramento Mundial 2022, Jornada 6: terça-feira, 17h00, 6 de setembro 2021
ANTEVISÃO: NÃO HÁ RONALDO, MAS OS GOLOS NÃO PODEM FALTAR

Estranhos têm sido estes tempos para a Seleção Nacional. Olhamos para as convocatórias de Portugal e vemos jogadores que todos os fins de semana brilham nas melhores ligas do mundo. Duas, três, às vezes quatro opções de grande qualidade para cada posição. Se esta não é a geração mais talentosa de futebolistas portugueses de todos os tempos, consegue, no mínimo, rivalizar de perto com a dos magriços e a que se dizia ser “de ouro”. Ao mesmo tempo, as exibições têm sido sofríveis e o lugar de Fernando Santos nunca foi tão questionado.

OS PORTUGUESES QUEREM CONTINUAR SEM DERROTAS NA FASE DE QUALIFICAÇÃO E DEFRONTAM UMA EQUIPA QUE CRIOU MUITAS DIFICULDADES À FINALIZAÇÃO LUSA. PODERÁ SER DIFERENTE AGORA? APOSTA JÁ EM BET.PT!

A falta de “nota artística” na Seleção de Portugal é, há muito tempo, de discussão. Diga-se que as equipas do “engenheiro” sempre priorizaram o resultado em detrimento da exibição e que esse até foi o mote durante o Europeu de 2016. Fernando Santos pareceu sempre conseguir contornar jogos menos bons com vitórias e com um certo desenrascanço que a nós portugueses nos diz tanto.

Em relação a esses tempos mais risonhos, há duas diferenças fundamentais: em primeiro, a um conjunto de jogadores como o que temos em 2021, pede-se mais do que apenas resultados; a segunda, e mais determinante, diferença, é que essa perspetiva “resultadista” perde validade quando não se ganha. Portugal ficou atrás da Ucrânia na qualificação para o Euro 2020, ficando depois aquém das expetativas nessa competição e não vai defender o título da Liga das Nações.

Neste momento, é altura de deixar conquistas e derrotas passadas para trás e pôr mãos à obra a pensar no Qatar, a começar por uma vitória convincente em Baku. Com a Sérvia a não desarmar do primeiro posto, é absolutamente proibido escorregar nos jogos que faltam. Não esquecer que o primeiro fator de desempate é a diferença de golos, pelo que uma vitória volumosa pode fazer toda a diferença. O Azerbaijão, apesar de modesto, já deixou claro que vai vender cara cada derrota no grupo e vem de um moralizador empate frente à Irlanda.

Em março, no jogo da primeira volta em Turim, Portugal venceu com um autogolo de Medved, ao minuto 36, mas a exibição lusa deixou muito a desejar. Perante uma equipa azeri muito fechada, o ataque português teve muitas dificuldades em sequer criar oportunidades e o melhor que saiu daquela noite gélida, em todos os aspetos, foram mesmo os três pontos.

Agora, mesmo a jogar em casa, a estratégia do Azerbaijão não deve mudar, pelo que a Seleção vai ter de lidar com sete ou oito jogadores que vão estar constantemente atrás da linha da bola. A defesa de Portugal, que tem sofrido mais do que o habitual, pode esperar uma tarde relativamente descansada, mas o jogo vai pedir imaginação e eficácia, dois ingredientes que têm faltado ao ataque.

 

10 DADOS RÁPIDOS
  1. Portugal e Azerbaijão defrontam-se pela oitava vez. O histórico é favorável aos portugueses, com seis vitórias e um empate.
  2. Esta é a quarta vez que a Seleção visita o Azerbaijão, tendo vencido em duas ocasiões e empatado noutra.
  3. Em setembro de 1999, Portugal não foi além do 1-1, numas deslocações mais complicadas da história recente. Zaur Tagizade abriu o marcador aos 51´e só aos 90+3’ é que Figo fez o golo do empate.
  4. Esse golo de Tagizade foi o único que a Seleção azeri marcou a Portugal.
  5. Na última vez que visitou Baku, em 2013, Portugal ganhou por 2-0, com golos de Bruno Alves e Hugo Almeida.
  6. Dessa equipa apenas Rui Patrício e Pepe estão a trabalhar com a Seleção.
  7. Curiosamente, Cristiano Ronaldo também falhou esse jogo, por ter visto um amarelo na jornada anterior, em Israel.
  8. A maior vitória portuguesa sobre os azeris foi em março de 1999, num jogo disputado em Guimarães: 7-0.
  9. O central Hugo Basto é o único português na Liga azeri. Transferiu-se este verão do GD Estoril Praia para o Neftçi Baku PFK.
  10. Renat Dadashov, do CD Tondela, é o representante do Azerbaijão na Liga portuguesa. O avançado de 22 anos é sete vezes internacional, mas não está convocado.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Emin Makhmudov – O médio azeri até já passou por Portugal, mas os 12 jogos pelo Boavista FC em 16/17 não deixaram grandes recordações. Aos 29 anos, representa o Neftchi e transportou a veia goleadora do clube (cinco golos em 10 jogos) para a seleção, com dois belos golos frente ao Luxemburgo e à República da Irlanda.

Otávio – O mais recente “reforço” da Seleção nacional entrou com uma exibição interessante e um golo frente ao Qatar. Depois da primeira internacionalização, o médio do FC Porto espreita a titularidade e pode ser uma das peças-chave para dar outra engrenagem ao meio-campo português.

 

XI’S PROVÁVEIS

Azerbaijão: Magomedaliev; Medvedev, Abbas Huseynov , Elvin Badalov; Azer Salahli; Qara Qarayev, Ozobic, Makhmudov, Alasgarov, Bayramov; Emreli

Treinador: Gianni De Biasi

A esperança é a última a morrer. Gostava de lembrar que o Fernando Santos ainda me deve uma garrafa de vinho do Porto, porque se tornou selecionador português graças a mim”

 

Portugal: Rui Patrício; Cancelo, Rubén Dias, Danilo Pereira, Guerreiro; João Moutinho, Otávio, João Mário, Bruno Fernandes; Diogo Jota, André Silva

Treinador: Fernando Santos

“Temos de encarar os quatro jogos que faltam como finais. Amanhã vamos ter de ser uma equipa muito forte, o Azerbaijão é muito bem orientado pelo Di Biasi, defende bem. Nunca perderam por mais de um golo e espero que amanhã seja diferente”

 

PREVISÃO DO RESULTADO: AZERBAIJÃO 0-3 PORTUGAL

 

Artigo revisto por Joana Mendes

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.