Experiência ou continuidade?

- Advertisement -

O play-off de acesso ao Europeu de sub-21 está a bater à porta e há uma coisa que me tem feito pensar, ultimamente. Na competição que reúne as melhores selecções do escalão, como é que poderemos construir uma melhor equipa? Apostando em jogadores sub-21 que já são presença assídua na selecção A, dando assim uma maior tarimba à equipa; ou dando continuidade aos jogadores que têm sido as principais escolhas na fase de qualificação, que já estão habituados ao processo e têm uma dinâmica estabelecida?

Esta é uma questão que tem sido debatida e que deverá dividir opiniões. Quando fomos vice-campeões europeus de sub-21 em 2015, tínhamos vários jogadores que já eram aposta na selecção A. William Carvalho tinha marcado presença no Mundial do ano anterior e Raphaël Guerreiro, João Mário e Bernardo Silva também já eram aposta na formação principal das quinas. Todos eles foram peças fundamentais na equipa, visto que também tinham participado nalguns jogos da fase de qualificação. Como tal, não estavam inseridos num grupo de trabalho desconhecido.

Dois anos mais tarde, seria o campeão europeu Renato Sanches a ser “despromovido”, com a pequena diferença de que o Golden Boy de 2016 se iria estrear no escalão de sub-21. A verdade é que, muito graças à sua pouca utilização em Munique, o “miúdo” da Musgueira teve um rendimento muito abaixo do esperado.

Gedson Fernandes irá estrear-se nos sub-21
Fonte: Selecções de Portugal

Outra situação que me deixa a pensar é que a “despromoção” destes jogadores para os sub-21, num novo modelo de jogo e num novo grupo de trabalho, poderá afectar a dinâmica da equipa, já numa fase final da época desportiva.

Outra questão é que a presença desses jogadores iria retirar o lugar a outros igualmente talentosos. Tendo em conta a grande variedade de opções que temos tido nas selecções jovens, não acho, de todo, necessário que tenhamos de chamar jogadores da selecção A, como Renato Sanches ou Rúben Neves. Ainda para mais, quando há uns meses atrás fomos campeões europeus de sub-19 sem vários dos melhores jogadores do escalão, tais como João Félix, Diogo Leite, Gedson Fernandes ou Rafael Leão.

Um caso a ter em conta neste play-off será o de Gedson Fernandes. Depois de ter marcado presença nas últimas duas convocatórias da formação nacional principal, irá estrear-se na selecção de sub-21. Tendo em conta que se juntará à equipa em Novembro, anda irá a tempo de se integrar no processo, e o facto de haver na equipa vários colegas com quem jogou nas camadas jovens do SL Benfica também o pode ajudar.

Seja como for, caso não consigamos marcar presença no Europeu de sub-21, isso não irá mudar o facto de possuirmos uma das gerações mais talentosas do futebol português. Como tal, creio que esta deve ser aproveitada ao máximo, sendo que a escolha dos 23 convocados deverá dar muitas “dores de cabeça”.

 

Foto de Capa: Selecções de Portugal

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Entre o fundo e o topo | Casa Pia x FC Porto

O líder e campeão nacional FC Porto desloca-se ao sul do país defrontar o Casa Pia, o último classificado. Um conjunto luta pela sexta vitória consecutiva e o outro trabalha para alcançar o primeiro triunfo.

Sporting vence Portimonense na primeira jornada da Primeira Liga de Futsal

O Sporting venceu o Portimonense por 1-0, na primeira jornada da Primeira Liga da Futsal, com Bernardo Paçó a assumir papel de destaque na baliza leonina.

Benfica B goleia Académica em Coimbra e Torreense volta a escorregar com nulo perante o Leixões: Eis os resultados do dia na Segunda Liga

O Benfica B goleou a Académica por três a zero na Segunda Liga, enquanto o Torreense voltou a desiludir perante o Leixões.

Renato Sanches em negociações avançadas para ser reforço do Estrela da Amadora

Renato Sanches está em negociações adiantadas para regressar a Portugal e ser reforço do Estrela da Amadora.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica assiste na goleada do West Ham de Nuno Espírito Santo ao Wrexham

O West Ham de Nuno Espírito Santo goleou o Wrexham por seis a zero e lidera o Championship à condição.

Sevilha vence com assistência de ex-Sporting e agrava crise do Valência

O Sevilha venceu o Valência por um a zero na La Liga com assistência de Giorgi Kochorashvili, ex-jogador do Sporting.

Show de Franco Mastantuono: Fiorentina de Beto e Pedro Gonçalves vence Venezia de Thierry Correia

A Fiorentina venceu o Venezia por 4-2 com hat-trick de Franco Mastantuono. Beto, Pedro Gonçalves, Thierry Correia entraram na segunda parte.