O Dicionário de Fernando Santos: Ricardo Pereira

- Advertisement -

Terminada mais uma época desportiva ao nível dos clubes, todo o universo do futebol se centra agora no Mundial da Rússia.

Portugal, inserido no grupo B, estreia-se no segundo dia de competição, frente à Espanha. No entanto, a preparação da Seleção Nacional já há muito teve início. Um mês antes do pontapé de saída na Rússia, Fernando Santos anunciou uma das decisões mais importantes: os 23 convocados para a fase final.

Face a um leque de opções alargado, o Engenheiro optou pela variedade. No grupo que vai seguir viagem para a Rússia, todos os jogadores apresentam caraterísticas diferentes, tendo utilidades repartidas pelos diversos contextos.

Assim, até à estreia da Seleção Nacional, o Bola na Rede vai definir, numa palavra, aquele que pode ser o principal contributo de cada jogador para a equipa das Quinas.

 

Ricardo Pereira: Profundidade.

A polivalência de Ricardo é tanta que até a palavra-chave do seu contributo na Seleção Nacional pode ter duas utilidades.

O lateral recém-transferido para o Leicester City oferece, simultaneamente, profundidade ao jogo de Portugal, pela qualidade das suas incursões pelo flanco, e profundidade às opções de Fernando Santos, pela forma como se desdobra com sucesso por variadas posições.

Chegado ao FC Porto, em 2013, como extremo, Ricardo Pereira foi, nos primeiros tempos no Dragão, quase sempre utilizado como lateral direito. No empréstimo ao Nice, no entanto, atuou diversas vezes no corredor esquerdo e, de regresso à invicta, Sérgio Conceição colocou-o várias vezes no meio campo ofensivo.

Paralelamente, o novo reforço dos foxes foi um dos elementos em destaque dos sub-21 de luxo de 2015 atuando como avançado centro, ao lado de Ivan Cavaleiro.

Aliada a esta inquestionável polivalência, a forma como se projeta no último terço, ora junto à linha, permitindo as diagonais do ala, ora em movimentos interiores para zona de finalização, garantem à Seleção Nacional poderio ofensivo desde as unidades mais recuadas. Um ataque à profundidade que Fernando Santos não pôde dispensar.

Foto de Capa: Federação Portuguesa de Futebol

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona e Newcastle podem vir a competir por médio norueguês que brilhou em 2026

Há interesse do Newcastle e do Barcelona em Bo Hegland. Médio norueguês de 22 anos joga na Suécia, pelo Djurgarden.

Thiago Silva comenta golo de Gabri Veiga com brincadeira nos comentários: «Tu é que sabes, lenda»

Thiago Silva reagiu ao golo de Gabri Veiga, que abriu o marcador no FC Porto x Benfica. Médio espanhol respondeu, em momento de bom humor.

Canal aberto: Onde ver o Juventus x Benfica para a Champions League Feminina?

O Benfica encontra a Juventus na primeira jornada da Champions League Feminina. Duelo vai ser transmitido na RTP 2.

Seleção Itália: Há troca de médios na convocatória

Samuele Ricci foi convocado por Roberto Mancini para a Seleção de Itália. Bryan Cristante saiu devido a um problema físico.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto x Benfica: o Clássico explicado no quadro tático

Análise ao FC Porto x Benfica através do quadro tático, com destaque para as principais dinâmicas implementadas por Francesco Farioli e Marco Silva.

Frederico Varandas e a questão física de Ibrahima Ba: «O jogador teve que se sacrificar»

Frederico Varandas afirmou que o plano passava por Ibrahima Ba estar recuperado no mês de setembro, algo que não ocorreu.

Imprensa espanhola põe o foco em Bernardo Silva: «Os olhares estão cada vez mais voltados para ele»

Bernardo Silva chegou ao Real Madrid no último verão, mas não é um dos destaques dos merengues esta época.