📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Dicionário de Fernando Santos: Ricardo Pereira

- Advertisement -

Terminada mais uma época desportiva ao nível dos clubes, todo o universo do futebol se centra agora no Mundial da Rússia.

Portugal, inserido no grupo B, estreia-se no segundo dia de competição, frente à Espanha. No entanto, a preparação da Seleção Nacional já há muito teve início. Um mês antes do pontapé de saída na Rússia, Fernando Santos anunciou uma das decisões mais importantes: os 23 convocados para a fase final.

Face a um leque de opções alargado, o Engenheiro optou pela variedade. No grupo que vai seguir viagem para a Rússia, todos os jogadores apresentam caraterísticas diferentes, tendo utilidades repartidas pelos diversos contextos.

Assim, até à estreia da Seleção Nacional, o Bola na Rede vai definir, numa palavra, aquele que pode ser o principal contributo de cada jogador para a equipa das Quinas.

 

Ricardo Pereira: Profundidade.

A polivalência de Ricardo é tanta que até a palavra-chave do seu contributo na Seleção Nacional pode ter duas utilidades.

O lateral recém-transferido para o Leicester City oferece, simultaneamente, profundidade ao jogo de Portugal, pela qualidade das suas incursões pelo flanco, e profundidade às opções de Fernando Santos, pela forma como se desdobra com sucesso por variadas posições.

Chegado ao FC Porto, em 2013, como extremo, Ricardo Pereira foi, nos primeiros tempos no Dragão, quase sempre utilizado como lateral direito. No empréstimo ao Nice, no entanto, atuou diversas vezes no corredor esquerdo e, de regresso à invicta, Sérgio Conceição colocou-o várias vezes no meio campo ofensivo.

Paralelamente, o novo reforço dos foxes foi um dos elementos em destaque dos sub-21 de luxo de 2015 atuando como avançado centro, ao lado de Ivan Cavaleiro.

Aliada a esta inquestionável polivalência, a forma como se projeta no último terço, ora junto à linha, permitindo as diagonais do ala, ora em movimentos interiores para zona de finalização, garantem à Seleção Nacional poderio ofensivo desde as unidades mais recuadas. Um ataque à profundidade que Fernando Santos não pôde dispensar.

Foto de Capa: Federação Portuguesa de Futebol

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Palhinha elege o top 3 dos golos mais especiais da carreira: «É difícil para mim escolher um»

João Palhinha respondeu aos adeptos e destacou três golos especiais, divididos entre a Seleção Nacional e a passagem pelo Fulham.

Max Dowman lesiona-se e obriga a mexida na lista da Champions League do Arsenal

Max Dowman sofreu uma lesão ligamentar e vai parar por dois meses. Gabriel Jesus foi o escolhido para ocupar a vaga na lista de inscritos da Champions League.

Salah | Novela egípcia em terras de Sua Majestade

Quem acompanha o Liverpool com regularidade conseguiu perceber desde cedo na época que Salah não tinha entrado com o pé direito.

Ajax vai contratar antigo defesa do Arsenal para tentar salvar o setor defensivo

Takehiro Tomiyasu, antigo jogador do Arsenal, livre desde o verão, está a um passo de assinar um contrato de curta duração com o Ajax.

PUB

Mais Artigos Populares

Gareth Bale acaba o mito da má relação com Cristiano Ronaldo: «Nunca tivemos nenhum tipo de discussão»

Gareth Bale garante que nunca existiram discussões com Cristiano Ronaldo e critica a imagem falsa criada pela imprensa espanhola.

Liverpool define alvo prioritário para render Arne Slot

A tensão entre Arne Slot e Mohamed Salah, aliada aos maus resultados, obriga o Liverpool a traçar um possível plano de sucessão. Xabi Alonso é o desejado.

Donos do Chelsea pescam promessa do Mundial Sub-17

Muhammad Zongo, médio de apenas 16 anos, foi recrutado pelo grupo proprietário do Chelsea, mas o destino inicial é a Ligue 1.