O Dicionário de Fernando Santos: Ricardo Quaresma

- Advertisement -

Terminada mais uma época desportiva ao nível dos clubes, todo o universo do futebol se centra agora no Mundial da Rússia.

Portugal, inserido no grupo B, estreia-se no segundo dia de competição, frente à Espanha. No entanto, a preparação da Seleção Nacional já há muito teve início. Um mês antes do pontapé de saída na Rússia, Fernando Santos anunciou uma das decisões mais importantes: os 23 convocados para a fase final.

Face a um leque de opções alargado, o Engenheiro optou pela variedade. No grupo que vai seguir viagem para a Rússia, todos os jogadores apresentam caraterísticas diferentes, tendo utilidades repartidas pelos diversos contextos.

Assim, até à estreia da Seleção Nacional, o Bola na Rede vai definir, numa palavra, aquele que pode ser o principal contributo de cada jogador para a equipa das Quinas.

 

Ricardo Quaresma: Assistências.

Quando, em janeiro de 2013, Quaresma partiu para o Dubai para assinar pelo Al Ahi, poucos esperariam vê-lo nos convocados para o Mundial em pleno 2018.

Aos 34 anos, o extremo prepara-se para fazer o seu primeiro Campeonato do Mundo, algo fruto de uma carreira invulgar, e, apesar de não ser titular, é um dos indiscutíveis de Fernando Santos.

Utilizado em todos os jogos de Portugal no Euro 2016 (embora apenas uma vez como titular), Quaresma é a definição de suplente de luxo pelo impacto imediato que consegue ter vindo do banco.

Na reta final da sua carreira, o extremo já não possui a velocidade de outrora, mas mantém a qualidade técnica que o caracteriza e, sobretudo, destaca-se pela precisão no cruzamento.

O entendimento perfeito com Ronaldo, vindo do longo período que passaram juntos na academia do Sporting, permite ao jogador do Besiktas encontrar o capitão da Seleção Nacional solto com uma facilidade extrema.

Em março, contra o Egito, ambos mostraram que a parceria continua bem afinada quando, depois de meia hora juntos em campo, viraram o jogo com dois golos do Bola de Ouro a passe de Quaresma. Na Rússia, os portugueses esperam que os dois amigos consigam dar continuidade à fórmula.

Afinal, quando se tem o melhor finalizador do mundo, o que se pode querer mais do que um cruzador de excelência e um grande entendimento entre ambos?

Foto de Capa: FPF

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.