O Dicionário de Fernando Santos: Ricardo Quaresma

- Advertisement -

Terminada mais uma época desportiva ao nível dos clubes, todo o universo do futebol se centra agora no Mundial da Rússia.

Portugal, inserido no grupo B, estreia-se no segundo dia de competição, frente à Espanha. No entanto, a preparação da Seleção Nacional já há muito teve início. Um mês antes do pontapé de saída na Rússia, Fernando Santos anunciou uma das decisões mais importantes: os 23 convocados para a fase final.

Face a um leque de opções alargado, o Engenheiro optou pela variedade. No grupo que vai seguir viagem para a Rússia, todos os jogadores apresentam caraterísticas diferentes, tendo utilidades repartidas pelos diversos contextos.

Assim, até à estreia da Seleção Nacional, o Bola na Rede vai definir, numa palavra, aquele que pode ser o principal contributo de cada jogador para a equipa das Quinas.

 

Ricardo Quaresma: Assistências.

Quando, em janeiro de 2013, Quaresma partiu para o Dubai para assinar pelo Al Ahi, poucos esperariam vê-lo nos convocados para o Mundial em pleno 2018.

Aos 34 anos, o extremo prepara-se para fazer o seu primeiro Campeonato do Mundo, algo fruto de uma carreira invulgar, e, apesar de não ser titular, é um dos indiscutíveis de Fernando Santos.

Utilizado em todos os jogos de Portugal no Euro 2016 (embora apenas uma vez como titular), Quaresma é a definição de suplente de luxo pelo impacto imediato que consegue ter vindo do banco.

Na reta final da sua carreira, o extremo já não possui a velocidade de outrora, mas mantém a qualidade técnica que o caracteriza e, sobretudo, destaca-se pela precisão no cruzamento.

O entendimento perfeito com Ronaldo, vindo do longo período que passaram juntos na academia do Sporting, permite ao jogador do Besiktas encontrar o capitão da Seleção Nacional solto com uma facilidade extrema.

Em março, contra o Egito, ambos mostraram que a parceria continua bem afinada quando, depois de meia hora juntos em campo, viraram o jogo com dois golos do Bola de Ouro a passe de Quaresma. Na Rússia, os portugueses esperam que os dois amigos consigam dar continuidade à fórmula.

Afinal, quando se tem o melhor finalizador do mundo, o que se pode querer mais do que um cruzador de excelência e um grande entendimento entre ambos?

Foto de Capa: FPF

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

West Ham de Nuno Espírito Santo empata com o Rangers e continua invicto na pré-época

O West Ham de Nuno Espírito Santo continua a preparar a próxima temporada, onde vai disputar o Championship. Desta vez, empate com o Rangers.

Benfica: imprensa alemã aponta extremo da Eredivisie à Luz

Leo Sauer é o mais recente extremo a ser apontado ao Benfica. O eslovaco pertence aos quadros do Feyenoord.

Não convenceu José Mourinho apesar da estreia promissora e está de saída do Real Madrid depois de ser associado a FC Porto, Sporting e...

Franco Mastantuono está de saída do Real Madrid. Apesar dos primeiros sinais, José Mourinho já decidiu e o extremo vai ser colocado neste mercado.

Sporting avança por lateral esquerdo: eis o desejo dos leões

O Sporting está em busca de um novo lateral esquerdo, depois de Ricardo Mangas ter deixado os leões para assinar pelo Monza.

PUB

Mais Artigos Populares

Uma das surpresas do mercado? Mehdi Taremi pode acabar no Brasileirão

Mehdi Taremi representa atualmente o Olympiacos, mas pode mudar de clube. O avançado interessa ao Vasco da Gama.

AS Roma define cenário para avançar para a contratação de Iván Fresneda junto do Sporting

A AS Roma tem Iván Fresneda bem referenciado. O lateral do Sporting é visto pelos romanos como a alternativa a Israel Reyes.

Em maré de azar: Bruno Lage perde mais uma contratação relevante depois de Pedro Gonçalves

Willi Orbán estava muito perto de ser reforço do Al Diriyah de Bruno Lage, mas a transferência caiu por ordem do RB Leipzig.