📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O que é feito dos campeões da Europa?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Um dos feitos de maior relevo na história do nosso futebol foi alcançado no verão do ano de 2016 e jamais será esquecido por todos os europeus devido à sua imprevisibilidade e, ao mesmo tempo, justiça poética. Foram anos a fio de equipas nacionais recheadas de nomes sonantes e expetativas elevadas que resultaram sempre em desilusão e a vitória apanhou todos de surpresa. Todos menos o plantel e o selecionador que afirmam ter acreditado sempre. Passado mais de um ano, o que mudou na carreira destes intervenientes que para sempre recordaremos com orgulho?

“Fernando Santos, o engenheiro” continua a comandar a seleção nacional e conduziu-a à fase final do Campeonato do Mundo do próximo verão. Colhe confiança e carinho de todo o lado; da parte do presidente da FPF (Federação Portuguesa de Futebol), da parte de todo o plantel, seja ele o mesmo ou modificado, e da parte dos portugueses que vibram com a Seleção como não faziam desde 2004. É, portanto, uma figura consensual no futebol nacional. O mesmo não se aplica ao plantel que disputou a fase final desse Campeonato da Europa no ano passado. Se alguns jogadores subiram de rendimento e se afirmaram nas suas equipas, outros, por variadas razões, perderam algum espaço ou notoriedade.

Partindo do onze inicial da final de Paris, e começando pela baliza, o que mais haverá a dizer sobre o guardião do torneio? Rui Patrício superou, para isso, o alemão Manuel Neuer… A qualidade de Patrício é inegável e o argumento de que precisa de sair para outra liga para se afirmar é débil. É verdade que alcançou poucos títulos pelo Sporting CP, mas se os leões os disputam até ao fim devem-no a “São Patrício”, grande parte das vezes. O capitão leonino continua em grande forma e não vê ameaças para as balizas da Seleção e de Alvalade. Que assim continue por muitos anos!

A dupla de centrais desse glorioso dia foi formada por José Fonte e Pepe. O primeiro transferiu-se ainda na época passada do Southampton FC para o West Ham FC e tem sido fundamental para a recuperação que os Hammers têm vindo a operar depois de um início menos positivo na Primeira Liga Inglesa. O segundo abraçou um novo desafio nesta época. Deixou os campeões espanhóis do Real Madrid CF, onde parece ter deixado saudades, e foi assentar que nem uma luva nos turcos do Besiktas JK, onde é peça essencial na brilhante campanha por eles realizada na Liga dos Campeões.

Os laterais Cédric Soares e Raphael Guerreiro completam o quarteto defensivo. Soares continua no Southampton FC e tem contribuído para o início de época ora atribulado, ora tranquilo dos Saints. Guerreiro mantém-se no BV Borussia Dortmund, onde aproveita o enorme crédito conseguido junto dos adeptos, mas este início de época tem sido particularmente atípico para si e para a sua equipa, que ainda procura o melhor momento de forma.

Festejo de um golo no Estádio da Luz na ronda de qualificação para o Campeonato do Mundo 2018 Fonte: FPF
Festejo de um golo no Estádio da Luz na ronda de qualificação para o Campeonato do Mundo 2018
Fonte: FPF

O centro do terreno coincidiu com a zona de maior indecisão, segundo uns, ou rotatividade, segundo outros. No dia da final, entraram de início perante 75868 espetadores William Carvalho, João Mário, Adrien Silva e Renato Sanches. Os três primeiros eram, na altura, médios leoninos. Foi uma decisão inteligente por parte do selecionador recorrer a três elementos que estavam rotinados e se conhecem entre si para uma fase tão importante de uma competição.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho já olha para o Benfica x Nápoles: «É um treinador que conheço bem»

O Benfica e o Sporting empataram 1-1 na jornada 13 da Primeira Liga. José Mourinho falou sobre o Nápoles, próximo adversário da Champions League.

José Mourinho após Benfica x Sporting: «Parecia que menos de 5 era bom para nós»

O Benfica e o Sporting empataram 1-1 na jornada 13 da Primeira Liga. Declarações de José Mourinho no final do encontro.

José Mourinho aborda arbitragem: «Há um jogador do Sporting que é intocável. Manda no jogo, faz as faltas que quer e sai do jogo...

O Benfica e o Sporting empataram 1-1 na jornada 13 da Primeira Liga. José Mourinho aborda arbitragem do jogo.

Al Ahli anuncia renovação de Merih Demiral até 2029

Na passada quinta-feira, o Al Ahli anunciou a renovação de contrato do defesa-central turco, Merih Demiral, até ao ano de 2029.

PUB

Mais Artigos Populares

Sotiris Silaidopoulos antevê o encontro com o AVS SAD após série de despedimentos no Rio Ave

O técnico do Rio Ave, Sotiris Silaidopoulos, pediu consistência à sua equipa na antevisão ao jogo da Primeira Liga frente ao AVS SAD.

José Mourinho chateado com golo do Sporting: «Na construção do guarda-redes havia regras do que não fazer e foi o que fizemos no golo...

José Mourinho analisou o desfecho do Benfica x Sporting. Águias empataram com os leões por 1-1 no Estádio da Luz.

Rui Borges e a 2ª parte: «Não fomos tão capazes de ter bola e ser o Sporting que críamos, não pela pressão do adversário,...

Rui Borges analisou o desfecho do Benfica x Sporting. Empate no Dérbi de Lisboa por 1-1 na Primeira Liga.