📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O que é feito dos campeões da Europa?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Um dos feitos de maior relevo na história do nosso futebol foi alcançado no verão do ano de 2016 e jamais será esquecido por todos os europeus devido à sua imprevisibilidade e, ao mesmo tempo, justiça poética. Foram anos a fio de equipas nacionais recheadas de nomes sonantes e expetativas elevadas que resultaram sempre em desilusão e a vitória apanhou todos de surpresa. Todos menos o plantel e o selecionador que afirmam ter acreditado sempre. Passado mais de um ano, o que mudou na carreira destes intervenientes que para sempre recordaremos com orgulho?

“Fernando Santos, o engenheiro” continua a comandar a seleção nacional e conduziu-a à fase final do Campeonato do Mundo do próximo verão. Colhe confiança e carinho de todo o lado; da parte do presidente da FPF (Federação Portuguesa de Futebol), da parte de todo o plantel, seja ele o mesmo ou modificado, e da parte dos portugueses que vibram com a Seleção como não faziam desde 2004. É, portanto, uma figura consensual no futebol nacional. O mesmo não se aplica ao plantel que disputou a fase final desse Campeonato da Europa no ano passado. Se alguns jogadores subiram de rendimento e se afirmaram nas suas equipas, outros, por variadas razões, perderam algum espaço ou notoriedade.

Partindo do onze inicial da final de Paris, e começando pela baliza, o que mais haverá a dizer sobre o guardião do torneio? Rui Patrício superou, para isso, o alemão Manuel Neuer… A qualidade de Patrício é inegável e o argumento de que precisa de sair para outra liga para se afirmar é débil. É verdade que alcançou poucos títulos pelo Sporting CP, mas se os leões os disputam até ao fim devem-no a “São Patrício”, grande parte das vezes. O capitão leonino continua em grande forma e não vê ameaças para as balizas da Seleção e de Alvalade. Que assim continue por muitos anos!

A dupla de centrais desse glorioso dia foi formada por José Fonte e Pepe. O primeiro transferiu-se ainda na época passada do Southampton FC para o West Ham FC e tem sido fundamental para a recuperação que os Hammers têm vindo a operar depois de um início menos positivo na Primeira Liga Inglesa. O segundo abraçou um novo desafio nesta época. Deixou os campeões espanhóis do Real Madrid CF, onde parece ter deixado saudades, e foi assentar que nem uma luva nos turcos do Besiktas JK, onde é peça essencial na brilhante campanha por eles realizada na Liga dos Campeões.

Os laterais Cédric Soares e Raphael Guerreiro completam o quarteto defensivo. Soares continua no Southampton FC e tem contribuído para o início de época ora atribulado, ora tranquilo dos Saints. Guerreiro mantém-se no BV Borussia Dortmund, onde aproveita o enorme crédito conseguido junto dos adeptos, mas este início de época tem sido particularmente atípico para si e para a sua equipa, que ainda procura o melhor momento de forma.

Festejo de um golo no Estádio da Luz na ronda de qualificação para o Campeonato do Mundo 2018 Fonte: FPF
Festejo de um golo no Estádio da Luz na ronda de qualificação para o Campeonato do Mundo 2018
Fonte: FPF

O centro do terreno coincidiu com a zona de maior indecisão, segundo uns, ou rotatividade, segundo outros. No dia da final, entraram de início perante 75868 espetadores William Carvalho, João Mário, Adrien Silva e Renato Sanches. Os três primeiros eram, na altura, médios leoninos. Foi uma decisão inteligente por parte do selecionador recorrer a três elementos que estavam rotinados e se conhecem entre si para uma fase tão importante de uma competição.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.