📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O que se segue para Portugal: A defesa

- Advertisement -

Cabeçalho Seleção Nacional

O país ainda não ressacou. O golo de Éder e o apito final de Mark Clattenburg na final do Europeu foram doses de euforia demasiado altas para que se possa retomar, uma semana depois, os níveis de sobriedade.

“Ainda não acredito nisto”, ouve-se, relativamente ao sucesso da selecção nacional de futebol, pelos cafés, shoppings, praias … e/ou nas ‘pokéstops’ espalhadas pelo país.

O feito é histórico e só mais tarde é que nos aperceberemos, realmente, dele tal como acontece com todas as conquistas épicas, em qualquer desporto, em qualquer ramo. Ou não. Isto pode ser só o início de uma jornada triunfal que dará a Portugal, finalmente, o estatuto definitivo de potência mundial. A primeira de muitas conquistas.

As campanhas dos miúdos, sucessivamente bem sucedidas, legitimam o sonho do país em querer mais que um Europeu. Portugal tem futuro, e não será por falta de “mão-de-obra” que Fernando Santos não poderá dar, ao país, mais uma página dourada.

Quer se mantenha o 4x4x2, com falsos pontas-de-lança, ou se altere o figurino táctico para o 4x3x3, há qualidade em todos os sectores para o Mundial 2018 e o Europeu de 2020, altura em que termina o vínculo (acabado de renovar) contratual do seleccionador nacional.

As redes deverão continuar a ser defendidas por Rui Patrício, que mostrou ser o melhor guardião nacional em actividade com uma exibição estrondosa diante do histórico jogo com a França, sendo dos principais patrocionadores do triunfo nacional, que revelou traquejo para lidar com grandes ocasiões como a final do Europeu. A idade (28 anos) e a longevidade da carreira de guarda-redes “descansarão” Fernando Santos para as próximas grandes competições. Se falhar Patrício, Anthony Lopes (terá 29 anos em 2020) é alternativa seguríssima, como comprovam as exibições monumentais ao serviço do Lyon. Joel Pereira, do Manchester United ou Miguel Silva, do Vitória de Guimarães serão outras opções de grande valor. A sua evolução, aliás, pode até destronar o actual “rei” das redes nacionais.

Rui Patrício continuará a ser o guardião das redes portuguesas Fonte: Facebook de Rui Patrício
Rui Patrício continuará a ser o guardião das redes portuguesas
Fonte: Facebook de Rui Patrício

No eixo da defesa, Ricardo Carvalho nem parece ter 38 anos, mas é improvável que mantenha ritmo e capacidade competitivas para jogar ao mais alto nível até 2020, aliás, isso já ficou evidente neste Europeu, com a perda de titularidade para José Fonte, central que se estreou em grandes competições, mas que revelou grande maturidade e capacidade de liderança. Poderá chegar até ao Mundial 2018, mas esperar que mantenha a competitividade até 2020 será pedir demais. O mesmo se pode dizer de Pepe, apesar do enorme Europeu que protagonizou ao serviço da selecção das quinas.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica deixou-se sempre empatar até ao golo decisivo nos descontos resolver a vitória contra o Braga e garantir nova vitória na Primeira Liga Feminina

O Benfica esteve por três vezes em vantagem, mas não passou um jogo livre de sustos. Vitória contra o Braga chegou já nos descontos.

Southampton dá confiança a Tonda Eckert e fecha contrato até 2027

O Southampton comunicou a nomeação de Tonda Eckert como novo treinador principal. O técnico assinou um contrato válido até 2027.

Léo Pereira quer representar o Brasil no Mundial 2026: «Creio que mereço uma chance»

Léo Pereira assumiu o desejo de representar o Brasil e revelou acreditar estar no melhor momento da carreira para receber uma convocatória.

Tottenham tenta aproveitar queda de forma de Carlos Baleba para desafiar o Manchester United

O Tottenham segue atento Carlos Baleba e prepara-se para entrar na corrida com o Manchester United, acreditando que o momento menos positivo do jogador pode abrir uma porta no negócio.

PUB

Mais Artigos Populares

Alvo do Sporting para o ataque também está na lista de reforços do Manchester United de Ruben Amorim

O Sporting demonstrou interesse na contratação de Nilson Angulo em 2025. Ainda assim, o Manchester United e outros tubarões estão na corrida.

Manchester City vai oferecer 80 milhões de euros por avançado que está a ser muito criticado

O Manchester City quer garantir mais profundidade no plantel. Cityzens preparam uma proposta por Rodrygo, avançado do Real Madrid.

O que é a LiveModeTV, que vai transmitir jogos do Mundial 2026 grátis?

A LiveModeTV já chegou a Portugal e prepara novidades na transmissão do Mundial 2026. Sabe mais sobre o canal de Youtube.