Portugal 2-2 Uruguai (4-5 após g.p.): Mel(e) amargo

- Advertisement -

cab seleçao nacional portugal

Um Uruguai com a baliza inviolável era a equipa que partia para este encontro dos ‘quartos’ do Mundial Sub-20. Quatro golos em quatro jogos era algo que indiciava uma média calculista de um golo por jogo. Em sentido contrário, Portugal era uma equipa em ascensão que vinha de eliminar a organizadora, Coreia do Sul.

Logo aos 55 segundos, Xadas isolou Xande Silva e o avançado, à saída de Santiago Mele, picou a bola sobre o corpo do uruguaio e fez o 1-0. O primeiro golo do jogador do Vitória de Guimarães no mundial.

Disposto em 4x3x3, com um meio-campo triplamente complementar, com Pepê-Delgado-Xadas, a formação de Emílio Peixe tentava contrariar o 4x4x2 clássico e de pressão a meio-campo do Uruguai, o que dificultou várias vezes a saída de bola de Portugal.

Recuperado do choque do golo madrugador, a seleção ‘celeste’ reagiu com uma ameaça, primeiro, após remate dentro da área de Schiappacasse. De seguida, aos 16 minutos, chegou o golo. De canto, aparece o mesmo avançado, ao segundo poste, após saída em falso de Diogo Costa. Cabeceia ao ferro e, na recarga, Santiago Bueno restabelece o empate.

Até final da primeira parte, o Uruguai continuou a controlar o jogo de meio-campo da seleção nacional, pressionando a saída de jogo de Portugal, ora Pêpê, ora Pedro Delgado, escapando a seleção nacional em ocasiões de ataque através da movimentação entre-linhas de Xadas ou do envolvimento dos laterais com os extremos.

É numa diagonal do extremo Diogo Gonçalves, da esquerda para o meio, que acontece o segundo golo de Portugal, aos 41 minutos, e um dos golos ‘top’ deste mundial, que deixou Emílio Peixe com as mãos no rosto, expressando um misto de espanto e de orgulho.

 Diogo Gonçalves tem sido figura de destaque neste mundial. Hoje, na despedida, marcou um verdadeiro golaço Fonte: FIFA
Diogo Gonçalves tem sido figura de destaque neste mundial. Hoje, na despedida, marcou um verdadeiro golaço
Fonte: FIFA

A FIFA já tratava Diogo Gonçalves por ‘the new 7’ (‘o novo 7’) à partida para este jogo. Diogo Gonçalves, ontem, questionado sobre tal rótulo ou sobre o peso nacional de envergar a camisola 7, respondeu que o que “interessa é o jogador e não o número”. E é assim mesmo; o número só confirma, emblematicamente, o craque.

Para a segunda parte, a formação sul-americana entrou mais forte e beneficiou de uma falta evitável de Yuri Ribeiro dentro da área para empatar o jogo, aos 50 minutos, por intermédio de Federico Valente.

A partir daí, o jogo voltou a modo de contenção mútua, mas com identidades diferentes. Portugal, que acabou o jogo com 62% de posse de bola, teve mais o esférico nos pés, mas maioritariamente de forma inócua, muito por culpa da meritória organização defensiva contrária, sobretudo no que toca à pressão a meio-campo.

Houve duas ocasiões até fim do tempo regulamentar para Portugal, com dois remates fora da área de Xadas, primeiro, e Gedson, depois. Para a seleção celeste, registo para o perigo causado num ataque à bola ao segundo poste na sequência de um canto.

No prolongamento, Emílio Peixe tira, primeiro, Diogo Gonçalves, por Zé Gomes, e, depois, ao intervalo, faz entrar Florentino para o lugar de Xande Silva. O trio atacante passou a ser André Ribeiro (que tinha entrado para o lugar de Bruno Costa) na esquerda, Xadas na direita e Zé Gomes no meio.

Os substitutos não estiveram à altura de quem lhes cedeu o lugar. Se André Ribeiro não teve a capacidade de comer espaços no ataque como Diogo Gonçalves, Zé Gomes passou o tempo esquecido numa ilha incerta entre os centrais contrários. A equipa ressentiu-se disso na criação ofensiva.

Nos penáltis, chegou-se até ao 14.º. Primeiro, Rodrigo Amaral, o 10 uruguaio, teve a oportunidade nos pés para decidir e falhou. Depois foi o pé direito de Zé Gomes que podia ter resolvido a questão para as cores lusas… Mas, aí, apareceu o show Mele, que defendeu três penáltis consecutivos. Depois, Bueno, o que já tinha faturado em tempo regulamentar, completou o trabalho do compatriota.

Uruguai vai encontrar a Venezuela nas meias-finais Fonte: RTP
Uruguai vai encontrar a Venezuela nas meias-finais
Fonte: RTP

O guarda-redes tentou desestabilizar, olhos nos olhos, cada um dos portugueses que bateram a bola dos 11 metros. Mel(e) amargo este que envenenou Portugal.

Portugal é eliminado nos quartos-de-final. Cai de pé. Sim, cai. Mas, assim, dói mais.

Foto de Capa: Diario Deportivo

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eivind Helland reforça o eixo defensivo do Bolonha

O jovem defesa-central de 20 anos, Eivind Helland, deixou o SK Brann e assinou pelo Bolonha a troco de sete milhões de euros.

Já passou pelo Benfica e pode rumar ao futebol chinês já em janeiro

Jhonder Cádiz, nome que passou por alguns emblemas do futebol português, pode rumar ao futebol chinês nas próximas semanas.

Mallorca anuncia contratação do jovem extremo Justin Kalumba

Este sábado, o Mallorca oficializou a contratação de Justin Kalumba. O extremo de 21 anos deixou o Angers e assinou um contrato válido até 2029.

Benfica: Futuro de Rafa Silva deve contar novidades ainda este sábado

Rafa Silva pode sair do Besiktas em breve. O jogador interessa ao Benfica e o seu futuro prepara-se para ser definido.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid bate o Levante de Luís Castro e regressa às vitórias

Depois de uma eliminação histórica na Taça de Espanha, o Real Madrid venceu o Levante por 2-0, na 20.ª jornada da La Liga.

Sporting regressa aos treinos e inicia preparação para o embate com o PSG

Este sábado, no seguimento da vitória por 3-0 frente ao Casa Pia, o Sporting realizou um treino de recuperação na Academia Cristiano Ronaldo.

Estreia perfeita: Michael Carrick comanda o Manchester United à vitória contra o Manchester City

Na estreia de Michael Carrick, o Manchester United venceu o Manchester City por 2-0, este sábado, na 22.ª jornada da Premier League.