📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Portugal procura acertar o passo na Qualificação para o Euro 2020

- Advertisement -

Depois de um inicio pouco fulgurante – e porque não dizê-lo –, com dois maus resultados em casa, a seleção das “Quinas” prepara-se para enfrentar a Sérvia e a Lituânia, desta feita, com uma dupla jornada como visitante.

Apesar de ter “apenas” dois pontos, fruto dos empates com Sérvia e Ucrânia no Estádio da Luz, não creio que haja motivos muito fortes de preocupação para o povo português, com vista à qualificação para o Euro 2020. Em primeiro lugar, digo isto porque sou da opinião que o grupo de Portugal não é, de todo, o mais complicado, sendo que os portugueses são os melhores do Grupo B, com alguma distância de ucranianos e sérvios. Em segundo lugar, os campeões europeus ainda só têm dois jogos disputados, por isso, com 18 pontos ainda por discutir e sem qualquer “patriotismo bacoco”, jogando ao seu melhor nível e respeitando sempre as virtudes dos oponentes, penso que têm qualidade para os levar na sua totalidade.

Posto isto, sem dúvida nenhuma que a deslocação à Sérvia, uma das mais difíceis – a par da viagem à Ucrânia, que ainda não é para agora –, acontece já às 19h45 de sábado, dia 7 de setembro. Estamos a falar de uma selecção balcânica com qualidade, mas que ainda não consegue funcionar bem enquanto coletivo, algo que quando for alcançado a vai tornar numa das temíveis da Europa. Kolarov, Matic, Tadic, Milinkovic-Savic, Kostic e Jovic (recente reforço do Real Madrid), são alguns dos nomes mais sonantes, que não conta com nenhum dos sérvios do SL Benfica, Fejsa e Zivkovic.

SE JÁ TENS PROGNÓSTICO DEFINIDO PARA O JOGO ENTRE PORTUGAL E A SÉRVIA, NÃO PERCAS MAIS TEMPO: APOSTA JÁ!

Mais uma vez repito: nesta Sérvia há qualidade e só uma equipa portuguesa no seu melhor nível poderá aqui vencer. Os anfitriões deverão atuar num 4-2-3-1, com duplo pivô defensivo, com jogadores de grande estampa física em praticamente todas as posições (Portugal tem de estar preparado para esta dimensão do jogo) e com muita criatividade do meio-campo para a frente, que vai com toda a certeza criar alguns lances de perigo.

Já a Lituânia, conjunto mais frágil, vai tentar contornar o poderio dos portugueses, com uma estratégia previsivelmente mais defensiva, bloco baixo, e a tentativa de explorar as costas do adversário, que estará mais subido no terreno. Aqui, penso que a principal dificuldade que os jogadores nacionais poderão encontrar, tem a ver com o estado do relvado, que muitas vezes dificulta um estilo de jogo de posse de bola e combinações constantes e rápidas, mais de acordo com a qualidade da nossa seleção.

Kostic e Jovic, ex-colegas no Frankfurt e duas principais estrelas dos sérvios
Fonte: AF Sérvia

Falando agora de Portugal, penso que serão dois jogos que merecem abordagens distintas de Fernando Santos, principalmente nos onzes escolhidos. A estratégia contra os sérvios deverá seguir na mesma linha da fase final da Liga das Nações: 4-3-3, muito móvel, com os jogadores das alas a fugirem para o centro do terreno e a tentarem revezar-se nas aparições em frente à baliza. O terceiro médio – que aposto eu, será Bruno Fernandes – vai também chegar a zonas de finalização, com a sua poderosa meia-distância, que será uma mais-valia em caso de as coisas se complicarem demasiado.

Dito isto, tomo a liberdade de me colocar na pele do selecionador nacional e arriscar nos onzes para ambas as partidas, tendo em conta a dificuldade dos jogos e as especificidades de cada uma das adversárias.

Previsão do onze frente à Sérvia: Rui Patrício, Guerreiro, Ruben Dias, Ferro, Cancelo, Danilo Pereira, William Carvalho, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Ronaldo e Rafa.

Previsão do onze frente à Lituânia: Rui Patrício, Guerreiro, Ruben Dias, Ferro, Cancelo, Danilo Pereira, Ruben Neves, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, João Félix e Ronaldo.

A dupla do centro da defesa, depois da lesão de Pepe, foi a que me colocou mais dúvidas. Aposto em Ferro ao lado de Ruben Dias pelas rotinas que já trazem do clube onde jogam, mas admito – principalmente contra a Sérvia – que José Fonte pode ser o escolhido. Isto partindo do pressuposto que Ruben Dias é titular, claro.

No primeiro jogo aposto em Rafa, pela forma que apresenta e pela facilidade que tem em criar espaços, com velocidade e técnica, abrindo alas ao “CR7” para brilhar. O meio-campo é mais musculado e com mais centímetros, com uma táctica a transformar-se, em várias fases do jogo, num 4-2-3-1. Em ambas as partidas escolho João Cancelo para a lateral direita, por preferência própria, visto que com Nelson Semedo também estaríamos bem servidos.

Contra a Lituânia, Portugal jogará certamente de forma mais “aberta”, com mais projecção atacante, para tentar resolver o jogo desde cedo. Aí, acredito numa escolha a recair pelo 4-4-2, com João Félix e Ronaldo na frente de ataque e um meio-campo com Ruben Neves e Danilo Pereira. Rafa e Pizzi estão no banco para funcionarem como “abre-latas”, caso algum dos “meus” escolhidos esteja a ter uma noite mais apagada.

Convocados:

Guarda-redes – Rui Patrício (Wolverhampton), Beto (Goztepe) e José Sá (Olympiacos)

Defesas – Nélson Semedo (Barcelona), João Cancelo (Man. City), Ferro (Benfica), Ruben Dias (Benfica), José Fonte (Lille), Daniel Carriço (Sevilha), Mário Rui (Nápoles) e Raphael Guerreiro (Dortmund)

Médios – William (Bétis), Danilo (FC Porto), Ruben Neves (Wolverhampton), João Moutinho (Wolverhampton), Renato Sanches (Lille), Bruno Fernandes (Sporting), Pizzi (Benfica) e Bernardo Silva (Man. City)

Avançados – Podence (Olympiacos), Gonçalo Guedes (Valência), Cristiano Ronaldo (Juventus), Rafa (Benfica), João Félix (Atlético de Madrid) e Diogo Jota (Wolverhampton).

Foto de Capa: FPF

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Com licenciatura e mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura, o Carlos é natural de um distrito que, já há muitos anos, não tem clubes de futebol ao mais alto nível: Portalegre. Porém, essa particularidade não o impede de ser um “viciado” na modalidade, que no âmbito nacional, quer no âmbito internacional. Adepto incondicional do Sport Lisboa e Benfica desde que se lembra de gostar do “desporto-rei”.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rúben Dias marcou mas Manchester City derrotado contra o Newcastle United

O Manchester City perdeu frente ao Newcastle United por duas bolas a uma, em jogo da 12.ª jornada da Premier League.

Eis os onzes iniciais do FC Porto x Sintrense

O FC Porto recebe o Sintrense no Estádio do Dragão, em jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal. Eis os onzes iniciais das duas equipas.

José Mourinho poderá integrar equipa de comentadores de canal mexicano no Mundial 2026

José Mourinho, técnico do Benfica, pode vir a ser um dos comentadores do canal mexicano TUDN durante os jogos do Mundial de 2026.

Galatasaray completa reviravolta e Gaziantep de Kevin Rodrigues vence confortavelmente: eis os resultados deste sábado na Liga Turca

Este sábado, na 13.ª jornada da Liga Turca, o Galatasaray recebeu e venceu o Gençlerbirligi e o Gaziantep de Kevin Rodrigues venceu por 3-0.

PUB

Mais Artigos Populares

Virgil van Dijk furioso após derrota: «Perder em casa contra o Nottingham Forest é muito mau. É o mínimo que posso dizer sobre isso»

Virgil van Dijk assumiu que estava muito insatisfeito depois da derrota do Liverpool contra o Nottingham Forest.

Golaço de Francisco Trincão de fora da área e Sporting já vence Marinhense por 2-0

Francisco Trincão bisou com um golo de levantar todos os adeptos na bancada. O Sporting recebe o Marinhense no Estádio de Alvalade.

Internacional brasileiro quer voltar ao Palmeiras: «É o meu desejo e o deles também»

Gabriel Jesus admitiu que tem como objetivo voltar a vestir a camisola do Palmeiras, mas ainda não existe uma data definida para o regresso.