Um campeão europeu não tem objetivos mínimos

- Advertisement -

O título diz tudo sobre o que vou falar neste artigo. Estou e estarei eternamente agradecido ao mister Fernando Santos. Por finalmente ter levado a nossa nação futebolística a atingir o céu que tanto andava a tentar desde 2000. Fui um defensor da sua contratação, após o despedimento de Paulo Bento, porque gostei do seu trabalho no mesmo posto da seleção nacional da Grécia. Achei, naquela altura, que Fernando Santos trazia exatamente o modelo de jogo que Portugal precisava para ser feliz, um jogo frio e cruel para os adversários. Dadas as características do nosso plantel, que cada vez mais era Ronaldo dependente, achei também que o estilo de jogo de Fernando Santos se encaixaria que nem uma luva, para reforçar o coletivo. Não estava enganado, a verdade é que foi com Fernando Santos que conquistamos o nosso primeiro título internacional e o mister merece muito do crédito por esse feito.

As coisas mudam, no entanto, a partir daí e o nosso mister, infelizmente, parece não ter mudado muito. Fomos campeões europeus, a responsabilidade de Portugal muda totalmente, não somos mais os underdogs. Não quero soar como um mal-agradecido, quero antes que quem estiver a ler entenda que sou apenas uma pessoa ambiciosa. E é essa mesma ambição que me leva agora a dizer que Fernando Santos já não é o homem indicado para liderar os destinos da nossa seleção nacional.

Ora vejamos, se no Euro 2016 concordei e defendi totalmente o modelo de jogo usado por Fernando Santos, pois era um modelo que se encaixava bem às características que tinha no seu plantel, acho que esse mesmo modelo, atualmente, já não tem a mesma utilidade e necessidade visto que uma nova geração está a entrar. Fernando Santos parece, no entanto, estar agarrado a esse modelo que lhe trouxe o sucesso e não consegue entender que jogadores como Bernardo Silva, Gonçalo Guedes, Gelson Martins etc… Não se adequam a um modelo de jogo tão defensivo e com pouca velocidade. Um treinador tem que adequar o seu jogo conforme os jogadores que tem, isto é ainda mais fundamental quando falamos de um selecionador nacional que não pode simplesmente ir ao mercado e comprar os jogadores que mais se adequem ao seu modelo de jogo. Fernando Santos tinha que entender que uma grande geração, vice-campeã europeia sub-21, muito bem trabalhada por Rui Jorge, estava ali no seu plantel e o treinador português tinha que obrigatoriamente tirar o melhor de cada jogador, e não foi isso que eu vi.

Fernando Santos precisa de repensar as suas opções
Fonte: FPF

A segunda-parte que Bernardo Silva fez contra o Uruguai é um excelente indicativo de como as coisas poderiam ter sido diferentes, se Fernando Santos não se tivesse agarrado tanto ao seu modelo de jogo e tivesse posto, como fez então, Bernardo Silva no meio. Este é só um pequeno exemplo, de um erro que Fernando Santos ainda corrigiu, mas tarde demais.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli lança Thiago Silva e ainda pode promover mais uma estreia pelo FC Porto contra o Benfica

O FC Porto vai com os dois reforços de inverno na ficha de jogo. Thiago Silva é titular e Oskar Pietuszewski estará no banco contra o Benfica.

Recuperações em tempo recorde no Benfica com 2 jogadores na ficha de jogo após problemas físicos

António Silva e Enzo Barrenechea estavam em dúvida e com presença no Estádio do Dragão complicada, mas vão a jogo. Benfica x FC Porto na Taça de Portugal.

Al Ahli garante vitória nos descontos e em inferioridade numérica e apanha Al Nassr de Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus na Liga Saudita

O Al Ahli venceu o AL Taawon na Liga Saudita. Vitória surgiu em contexto heróico, já nos descontos e com menos um em campo.

Fenerbahçe bate Beyoglu Yeni Carsi pela margem mínima na Taça da Turquia

O Fenerbahçe teve de sofrer para bater o Beyoglu Yeni Carsi, na segunda jornada da Taça da Turquia. Anderson Talisca fez o único golo do encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

Nápoles soma 3º empate consecutivo e volta a marcar passo na luta pelo título da Serie A

Mais um desaire para o Nápoles na Serie A. Na 16.ª jornada da prova, empate na receção ao Parma para o conjunto de Antonio Conte.

Já são conhecidos os árbitros dos jogos da 18ª jornada da Primeira Liga

O Conselho de Arbitragem da FPF deu a conhecer os árbitros da 18.ª jornada da Primeira Liga. Próxima ronda marca o início da segunda volta.  

Senegal vence Egito com golo da estrela Sadio Mané e é o primeiro finalista da CAN 2025

O Senegal está na final da CAN 2025. Leões de Teranga venceram o Egito por 1-0 na primeira meia-final da competição.