Os inesquecíveis dias de Gibraltar

- Advertisement -

Depois da vitória épica que fez a seleção de Gibraltar entrar na história do território peninsular de domínio britânico no extremo sul ibérico, no último sábado, os gibraltinos bateram o Liechtenstein esta terça-feira e, a uma surpresa, somou-se outra, pelo que o espanto pode tornar-se em sonho concretizado.

A seleção do país do Rochedo derrotou a Arménia fora de portas na 3ª jornada da Liga D da Liga das Nações e almejaram a primeira vitória oficial de sempre desde o ano de fundação da associação de futebol gibraltino, ainda no século XIX, em 1895.

Joseph Chipolina, dos Lincoln Red Imps, foi herói nestas duas últimas, e primeiras, conquistas. O lateral-esquerdo converteu a grande penalidade que derrotou os arménios e marcou o golo do triunfo ao Liechtenstein.

Aliás, os gibraltinos, até ao jogo em Yerevan, nunca tinham estado sequer em vantagem no marcador em qualquer jogo disputado. A formação nacional é composta ou por estudantes ou por jogadores que têm outras profissões.

A equipa liderada pelo uruguaio Júlio César Ribas alcançou a sua 1ª vitória de sempre.
Fonte: Gibraltar Football Association

Em Gibraltar, o futebol não é profissional como em tantas outras paragens, mas a paixão que liga esse povo à modalidade acaba por ser a mesma. Pela frente, ainda restam dois jogos – receção à Arménia e deslocação à Macedónia, o atual líder do agrupamento, com 9 pontos, à frente de Gibraltar, com seis, que supera todas as expectativas.

O feriado nacional é a 10 de Setembro em Gibraltar, mas, se a subida de divisão na Liga das Nações se consumar entre os dias 16 (Arménia) e 19 (Macedónia), haverá um novo ‘feriado’, desta feita futebolístico, a ter em conta na agenda nacional. O que ninguém pode tirar são os dias 13 e 16 de outubro da memória do povo gibraltino, um território com pouco mais de 30 mil habitantes, mas que espantou o mundo com um feito que, pelo papel social que o futebol desempenha, pode afirmar ainda mais a pequena península no mapa à escala global.

Foto de capa: Gibraltar Football Association

Artigo revisto por: Jorge Neves

 

 

 

 

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Abel Ferreira após goleada: «Não há outra forma de estarmos próximos de ganhar se não jogarmos todos do mesmo lado»

Abel Ferreira falou aos jornalistas depois da goleada do Palmeiras no Brasileirão. Técnico português apela à união no clube.

Casemiro vai deixar o Manchester United no verão e há pretendente nos Estados Unidos

Casemiro tem pretendente nos Estados Unidos da América. LA Galaxy mostra interesse no médio do Manchester United.

Ruben Amorim quer manter silêncio até ao final da temporada: eis o motivo

Ruben Amorim ainda não falou desde que saiu do Manchester United. Técnico português quer manter silêncio até ao final da época.

A mensagem de Richard Ríos nas redes sociais: «Um dia cada vez»

Richard Ríos deixa mensagem nas redes sociais. Médio do Benfica está a recuperar de lesão, sofrida no dia 14 de janeiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Besiktas continua a procurar substituto de Rafa Silva e pensa em extremo português

O Besiktas está interessado na contratação de Félix Correia. O extremo do Lille é visto pelos turcos como um importante reforço para o ataque.

Real Madrid tem internacional português como uma das prioridades para o mercado de verão

O Real Madrid já pensa no mercado de verão. Vitinha (PSG) e Kees Smit (AZ Alkmaar) são alvos dos merengues para a próxima janela de transferências.

José Boto sonha com regresso de Vinícius Júnior ao Flamengo: «Depende mais do Vini do que de nós. As portas para o Vini estão...

José Boto confessou que o Flamengo está de olho na situação de Vinícius Júnior. Avançado é destaque do Real Madrid.