Argélia 2-1 Nigéria: Sem tempo para prolongamentos, Mahrez afasta Nigéria no último minuto

- Advertisement -

Da segunda meia final da Taça das Nações Africanas, esperava-se o adversário do Senegal na derradeira final. Num jogo equilibrado, foi a Argélia a acabar por vencer, por duas bolas a uma, uma Nigéria que “vendeu cara a derrota”.

Os minutos iniciais foram marcados pelo domínio argelino. A Nigéria bem que podia correr atrás da bola, mas só a “cheirava”. Circulação rápida de bola, com passes simples e curtos, deixava o país dos Magrebe com boas perspetivas para este jogo decisivo.

Bennacer aos 11’ e Bensebaini aos 16’ foram os primeiros a criar perigo perto da baliza da Argélia. Depois destes avisos, a Nigéria “acordou”. Começou a equilibrar a partida e a tentar agredir a baliza argelina (sobretudo de bola parada), ainda que, sem nenhuma ocasião flagrante.

A meia hora inicial ficou marcada pela defesa de Akpeyi, em resposta ao remate do possante Bounedjah (29’). Esta foi daquelas defesas que valem pontos, ou neste caso, poderiam valer a presença na final. Não fosse uma infelicidade nigeriana: Ekong colocou a bola na própria baliza na sequência de um cruzamento do desconcertante jogador do Manchester City, Riyad Mahrez (40’). A Argélia foi a ganhar para o intervalo.

Fonte: Confederação Africana de Futebol

A segunda parte com um ligeiro ascendente dos homens da Nigéria. Mais agressivos e incisivos a levar o jogo para a frente, mas a faltar assertividade no momento da decisão, no que fazer à “redondinha” no último terço do terreno. Parecia que faltava ali um criativo ou um organizador de jogo.

A Argélia “tirou o pé do acelerador”, quase que deixou de jogar, confiante de que o resultado se aguentaria até ao fim. Mal sabiam eles o que lhes esperava. Já que falta de poder de decisão dos nigerianos os mantinha longe da baliza adversária, coube ao VAR decidir. Aos 72’ foi assinalado penalti a favor da Nigéria, por mão de Mandi. Penalti convertido por Ighalo, estava reposta a igualdade.

O golo deu força, naturalmente, aos homens da Nigéria. Continuavam por cima do jogo, mas sem criar oportunidades para passarem para a frente do marcador. Mais posse de bola, dominavam no meio campo ofensivo. O seu jogo passava todo por Chukwueze e Iwobi, mas continuava a parecer que faltava algo de diferente ao ataque nigeriano.

Já todos se preparavam para o prolongamento, à exceção de alguns irrequietos jogadores da Argélia, que por acaso, eram os seus melhores executantes. Feghouli à entrada da área, deixou um aviso, com um tiro a rasar a barra (89’). Se o remate de Feghouli passou perto da barra, o de Bennacer foi mesmo com estrondo ao travessão (90+3’).

Aproximava-se o fim do tempo regulamentar, e os tentos argelinos estavam cada vez mais próximos de entrar. O árbitro já olhava para o relógio, quando no último minuto da compensação, Ndidi comete uma falta à entrada da área, numa zona proibitiva, ainda para mais, aos 90+4’. Mahrez, um dos maiores especialistas da atualidade a bater livres diretos, não vacilou e carimbou a passagem da Argélia à final. Golo soberbo.

Um balde de água fria para esta Nigéria. Ninguém merece sofrer um golo no último minuto. Mas o futebol nem sempre tem que ver com mérito. Às vezes é sorte, outras vezes é perícia. Foi este o caso. Uma Argélia traiçoeira, capaz de passar quase uma segunda parte inteira a ver jogar, guardou o melhor para o fim e está na final da CAN, frente ao Senegal.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

Argélia: M’Bolhi, Benlamri, Mandi, Bensebaini, Zeffane, Bennacer, Guedioura, Mahrez, Feghouli, Bounedjah e Belaili.

Nigéria: Akpeyi, Omeruo, Troost-Ekong, Collins, Awaziem, Etebo, Ndidi, Iwobi, Ighalo, Musa e Chukwueze (Onyekuru, 78’).

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.