Liverpool FC 2-2 Chelsea FC (5-4 g.p.): Reds conquistam Supertaça europeia em Istambul

- Advertisement -

Impróprio para cardíacos! O Liverpool conquistou a Supertaça europeia, ao derrotar o Chelsea nas grandes penalidades (2-2 no final do prolongamento). O vencedor da Liga Europa até apresentou maior qualidade a nível coletivo, com a reorganização do meio-campo por parte de Frank Lampard, mas a sorte acabou por sorrir aos campeões europeus. O troféu volta a Inglaterra passado 14 anos; na altura, os reds bateram o CSKA de Moscovo por 3-1.

A 44ª edição da Supertaça europeia mesmo antes de começar ficou marcada pela arbitragem: Stéphanie Frappart, árbitra francesa de 35 anos, tornou-se na primeira mulher a dirigir uma partida de futebol masculino da UEFA. Frappart já tinha estado num desafio da Ligue 1 em abril e foi também a juíza da final do Mundial feminino deste ano.

No Vodafone Park, em Istambul, o aroma era a Premier League, não só pelo ambiente nas bancadas, como pelo jogo corrido dentro das quatro linhas. O Liverpool entrou melhor e com mais bola, mas o trio do meio-campo do Chelsea ia tomando conta das ocorrências. Logo aos seis minutos ainda se reclamou penálti a favor dos reds, mas Frappart nada assinalou.

A primeira oportunidade de golo do encontro surgiu apenas aos 16 minutos, quando Salah, na cara de Kepa, obrigou o guardião espanhol a efetuar uma defesa estrondosa. Seis minutos depois, era a vez de Pedro, na baliza contrária, acertar com a bola na barra.

A partir dos 25 minutos de jogo, o Chelsea melhorou substancialmente e pelos pés dos seus criativos ia conseguindo explorar as costas da defesa dos reds. Contudo, à meia hora de jogo o Liverpool esteve novamente próximo de inaugurar o marcador, mas o cabeceamento de van Dijk saiu por cima.

A confirmar o crescendo exibicional, os blues chegaram à vantagem, aos 36 minutos, pelo intermédio de Giroud: Pulišić encontrou uma linha de passe entre os centrais de Klopp e o francês atirou para o fundo das redes. O jovem norte-americano espalhava magia pelo relvado e cinco minutos depois do 1-0 colocou a bola dentro da baliza de Adrián. Porém, o ex-Borussia Dortmund estava em posição irregular e o golo foi invalidado.

Olivier Giroud abriu as hostes em Istambul
Fonte: UEFA

Na entrada para o segundo tempo, Klopp lançou Firmino na partida e a substituição teve efeito imediato: dois minutos decorridos e o avançado brasileiro assistia Mané, que fazia o empate em Istambul.

A quinze minutos dos 90’, Kepa voltou a estar em destaque entre os postes, ao protagonizar duas defesas monumentais: num primeiro instante,  negou o golo a Salah e, no ressalto, van Dijk também não levou a melhor sobre o guarda-redes do Chelsea.

Aos 84 minutos, o recém-entrado Mason Mount colocou o esférico no fundo das redes de Adrián, mas mais uma vez a bandeirola de fora-de-jogo foi levantada.

O jogo ia até ao prolongamento e no quinto minuto do tempo extra o Liverpool passava para a frente do marcador: Firmino e Mané combinaram na perfeição, o senegalês não deu hipóteses a Kepa e bisou na partida.

A vantagem dos reds, no entanto, apenas durou cinco minutos: Adrián fez falta sobre Abraham dentro de área, Frappart não teve dúvidas e apontou para a marca de grande penalidade. Dos 11 metros, Jorginho converteu bem ao seu estilo e fez o 2-2.

Já na segunda parte do prolongamento, aos 113 minutos, Mason Mount viu Adrián negar-lhe o 3-2 com uma defesa soberba. A decisão da Supertaça europeia passava pela lotaria das grandes penalidades.

Adrián, com a ponta da chuteira, defendeu o penálti e foi recebido pelos colegas como um herói
Fonte: Liverpool FC

Da marca dos 11 metros, o jovem Abraham acabou por permitir a defesa de Adrián no quinto penálti do Chelsea e entregou a vitória ao Liverpool, que juntou assim mais um palmaré europeu ao seu museu.

Conversão das grandes penalidades, primeiro o Liverpool e depois o Chelsea: Firmino marcou; Jorginho marcou; Fabinho marcou; Barkley marcou; Origi marcou; Mount marcou; Alexander-Arnold marcou; Emerson marcou; Salah marcou; Abraham falhou.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES:

Liverpool FC: Adrián, Gomez, Matip, van Dijk, Robertson (Alexander-Arnold, 91’); Fabinho, Milner (Wijnaldum, 64’), Henderson; Oxlade-Chamberlain (Firmino, 46’), Mané (Origi, 103’), Salah.

Chelsea FC: Kepa, Azpilicueta, Zouma, Christensen (Tomori, 85’), Emerson; Kanté, Jorginho, Kovačić (Barkley, 101’); Pulišić (Mount, 74’), Pedro, Giroud (Abraham, 74’).

Subscreve!

Artigos Populares

Vice-presidente do Barcelona e as acusações de Florentino Pérez: «Patéticas e cheias de falsidades»

Rafa Yuste, vice-presidente do Barcelona, deixou fortes críticas à conferência de imprensa de Florentino Pérez, descrevendo-a como uma «manobra».

Luisão arrasa a UEFA no caso Prestianni e revela mágoa com adeptos do Benfica: «Foi porrada de tudo quanto é lado nas minhas redes...

Luisão, em declarações ao Flashscore, arrasou a UEFA quanto ao castigo de Prestianni e não escondeu mágoa para com os adeptos do Benfica.

Luisão elege Jorge Jesus como melhor treinador com quem trabalhou mas atira: «Ele não sabe lidar tanto com o lado humano dos jogadores»

Luisão elegeu Jorge Jesus como melhor treinador com quem trabalhou ao longo da sua carreira. O brasileiro recordou algumas conversas com o técnico.

Luisão revela proposta do Real Madrid e recorda o porquê de nunca ter saído do Benfica: «Atribuo a longevidade a Luís Filipe Vieira que...

Luisão recordou, em entrevista, que não faltaram oportunidades para sair do Benfica, no entanto, revelou que Luís Filipe Vieira assumia sempre a posição de intransigência nas negociações.

PUB

Mais Artigos Populares

José Pereira da Costa comenta convocatória das Assembleias Gerais do Benfica: «Os sócios que não vierem ao estádio vão poder assistir via streaming e...

José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, apresentou declarações sobre as Assembleias Gerais convocadas.

FC Porto prepara receção ao Santa Clara com dois jovens chamados à equipa principal

Esta quarta-feira, Francesco Farioli voltou a chamar Tiago Silva e Bernardo Lima para o treino do FC Porto no CTFD Jorge Costa.

Fábio Silva pensa em deixar Borussia Dortmund e já tem interessados

Fábio Silva está a ponderar deixar o Borussia Dortmund. Avançado português tem interessados no futebol espanhol.