Samba + Futebol = Saudade

- Advertisement -

brasileirao

Ary Barroso, natural das montanhosas Minas Gerais, escreveu a letra da música “Aquarela do Brasil”. É um tema que, praticamente, se escusa de apresentações. E retrata o grande país lusófono com uma precisão sem igual. E é isso que o Brasil é: um país intrigante, de bamboleio, de fontes murmurantes e onde a lua e até o sol vêm brincar. Brasil é sol e calor. É gingar e sonhar. Brasil é futebol. A nação do desporto rei.

Belo Horizonte, capital mineira. Nem de propósito o destino me colocou em lugar melhor do que no local de nascimento do nosso querido Ary. Quatro horas da tarde. Dirijo-me para o Estádio (ou arena, como agora está na moda) Independência, para assistir ao encontro entre o Atlético Mineiro e os congéneres de Goiânia. O segundo classificado contra o lanterna vermelha da classificação. Tenho um chope geladinho na mão. Termino-o. Entro no Estádio. Não consigo ficar quieto. Eles saltam. Também tenho saltar. E o jogo todo nisto.

A festa da torcida brasileira / Fonte: veja.abril.com.br
A festa da torcida brasileira
Fonte: veja.abril.com.br

-Galo! Galo! Galo! É por este nome que é conhecido o Atlético Mineiro. E o Atlético Goianiense já fazia o 0-2, ainda na primeira parte. A torcida esmorece, mas mesmo assim ainda canta: “O Galo é o time da virada!”. E a reviravolta quase se concretizou. Gaúcho deu o empate no último suspiro de um jogo sofrido. O resultado final foi uma igualdade a dois. E o fatum , o maroto, ordenou que aquele ponto desse ao Galo o segundo lugar no Brasileirão e a consequente entrada direta na Libertadores, que haveria de vencer. De acordo com as leis de aritmética, no fundo, vi o Atlético conquistar a coroa do futebol sul-americano. Mas tinha saudades. Voltei para terra lusa. Como um bom filho torna a casa.

“Aqui na terra estão jogando futebol, tem muito samba, muito choro e rock n´roll”. Grande mestre Chico Buarque. E olhem que ele chegou a dizer que nada há de mais artístico do que uma partida de futebol. O jogador é o rei, o artesão que constrói lances maravilhosos.

E então, já descobriram o que é o Brasil? É uma aquarela. Terra de samba e pandeiro. E nele vivemos a mais portuguesa das palavras: saudade.

Subscreve!

Artigos Populares

Sotiris Silaidopoulos responde ao Bola na Rede após o Rio Ave x Sporting: «Isso foi um grande problema para nós na primeira parte»

Sotiris Silaidopoulos fez a análise ao desaire do Rio Ave frente ao Sporting. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Tínhamos de ser muito competentes nos primeiros duelos e nas segundas bolas»

Rui Borges fez a análise ao triunfo do Sporting frente ao Rio Ave. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Taça de Portugal: Beira-Mar leva o susto até ao fim e sobrevive nos pénaltis frente ao União Lamas

O Beira-Mar empatou frente ao União Lamas por 3-3. O encontro realizado em Aveiro só se decidiu nos pénaltis.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim elogia AC Milan após vitória e deixa palavras para Gonçalo Ramos: «Às vezes parece que são dois a pressionar»

O AC Milan venceu o Venezia por 2-0, com Gonçalo Ramos a estrear-se a marcar. Rúben Amorim fez o rescaldo da vitória.

Alavés vence pela margem mínima frente ao Villarreal com Renato Veiga a titular: Eis os resultados do dia na La Liga

O Alavés bateu o Villarreal por uma bola a zero na terceira jornada da La Liga, com golo decisivo de Lucas Boyé.

Histórico: Portugal vence pela primeira vez a Espanha num jogo oficial de Basquetebol

Portugal fez história ao vencer a Espanha por 95-89, naquela que foi a primeira vitória de sempre num jogo oficial frente aos espanhóis.