📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Antevisão Final 4 EHF Champions League: Agora é a sério | Andebol

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Estamos na reta final de preparação para a final 4 de Liga dos Campeões de andebol. Mais uma vez, reúnem-se em Colónia as condições perfeitas para um enorme espetáculo de andebol. As equipas não me deixam mentir: FC Barcelona e SC Magdeburg, detentores dos títulos das últimas quatro edições, Füchse Berlin, vencedor do campeonato alemão na tarde deste domingo, e HBC Nantes, a surpreender muitas previsões com a sua quarta presença na fase final.

Os jogos serão disputados no próximo fim de semana, 14 e 15 de junho. Para arrancar os trabalhos, teremos a seguinte ordem nas meias-finais:

Füchse Berlin vs. HBC Nantes – 14:00
FC Barcelona vs. SC Magdeburg – 17:00

Por sua vez, a decisão das medalhas está marcada para domingo.

Vamos, então, a uma análise atenta de cada um dos confrontos, bem como dos aspetos que saltam à vista relativamente a cada um dos conjuntos.

Füchse Berlin vs. HBC Nantes

Alemães diante de franceses. Os dois melhores ataques desta edição da Liga dos Campeões. Nesse capítulo, por muito boa que a imagem do HBC Nantes seja, não apresenta tantos argumentos como o Füchse Berlin. Contabilizam 616 golos em toda a prova, bem a diante de toda a concorrência. No caso dos gauleses, falamos de 540 tentos.

Não seja por isso. A confiança funcionará como catapulta para uma exibição de qualidade da única equipa de França ainda em prova. Aymeric Minne, melhor marcador do HBC Nantes, compara as presenças de 2021 e, agora, 2025 em Colónia para traçar os objetivos da sua equipa. “Nenhum membro da equipa acreditava que conseguíamos vencer na altura”, recordou o central. Agora, a história é outra. Destaca uma maturidade acrescida, novas possibilidades no ataque e, acima de tudo, rotinas consolidadas como motivos que fazem a equipa acreditar que pode fazer algo especial este ano.

Do outro lado, o Füchse Berlin teve o empurrão perfeito: asseguraram o título da Bundesliga no fim-de-semana antecedente aos embates de Colónia. Mais que isso, a sequência de 22 jogos sem perder coloca os berlinenses em grande posição para chegaram ao confronto pelo ouro.

https://www.instagram.com/p/DKpXuGlNVf1

Como cereja no topo do bolo surge Mathias Gidsel, o motor do fulminante ataque da equipa alemã. Com um jogador que se posiciona, para muitos, como o melhor jogador da atualidade numa excelente forma, as chances para chegar à final aumentam significativamente. Permitam-me ser um deles e dizer que será preciso um HBC Nantes bastante inspirado para travar a formação alemã. 

FC Barcelona vs. SC Magdeburg

Uma coisa é certa. Não teremos uma final entre os vencedores dos últimos quatro títulos da Liga dos Campeões. A boa notícia é que esse embate não foi desmarcado. Tê-lo-emos nas meias-finais. FC Barcelos e SC Magdeburg protagonizarão o segundo duelo de sábado.

Os blaugranas estão habituados a partir para a final 4 como favoritos. Não é à toa que lideram a lista de equipas com mais títulos na Liga dos Campeões, com 11, quase o triplo do segundo, o Kiel, com quatro. Para Hampus Wanne, ponta esquerda do FC Barcelona, o objetivo é o mesmo: “vencer tudo”. Diz até que se torna exigência por representar “um clube como este”.

A tarefa não será fácil, especialmente no primeiro embate. Os espanhóis esperam um adversário com uma abordagem ao jogo especialmente focado nos duelos individuais, de um contra um, com intervenientes especialmente capazes de reinar nesse capítulo do jogo. Tudo se facilita quando verificamos que esses mesmos intervenientes constam no projeto do SC Magdeburg há já vários anos.

Com duas dinâmicas ofensivas distintas, com jogadores habituados aos grandes palcos e vários vencedores do troféu nos últimos anos, há garantias suficientes de que teremos um espetáculo de andebol de alto nível.

Prever um vencedor torna-se, assim, especialmente difícil. Contudo, mesmo com todo o historial vitorioso do FC Barcelona, acredito que o poderio não é o mesmo. Deram provas disso ao longo do ano, com resultados menos positivos diante de equipas a quem ninguém atribuía favoritismo. Pelo contrário, o SC Magdeburg ultrapassou obstáculos de enorme dificuldade, em circunstâncias muito pouco favoráveis, como nos quartos de final, diante dos húngaros do Vezprém. A qualidade está assegurada de ambos os lados, mas acredito que os alemães conseguirão dar mais um passo complicado rumo à grande final.

O jogo derradeiro

De um confronto entre os dois primeiros classificados do melhor campeonato de andebol do mundo podemos esperar muitos golos. Quanto a isso não haverá grandes dúvidas.

Na Liga dos Campeões, o Füchse Berlin segue, à data, com uma volumosa média de 34,2 golos por jogo. Os números do SC Magdeburg não sobressaem da mesma forma, mas continuam a dar excelentes indícios para uma eventual presença na final: quarto melhor ataque, com 29,1 tentos por partida.

O SC Magdeburg não perde há 19 jogos. A última derrota foi, justamente, diante do rival alemão, também para a Liga dos Campeões. Voltando a defrontar-se no maior palco do andebol mundial, não será clichê afirmar que tudo pode acontecer. Porque, realmente, tudo pode acontecer.

Ainda assim, aponto o favoritismo para máquina ofensiva berlinense. Por todos os argumentos que fui apresentado ao longo deste artigo, mas, acima de tudo, pela diferença que se associa ao jogo de Gidsel.

Posso estar completamente enganado em relação às minhas previsões. Saltam, inevitavelmente, algumas dúvidas no momento da decisão, tendo em conta o poderio das quatro formações ainda em prova. Contudo, não terei qualquer problema que assim seja. De qualquer das formas, não faltará bom andebol. É para isso que estamos cá.

David Braga
David Bragahttp://www.bolanarede.pt
O desporto pautou a vida de David, com o andebol a surgir cedo como a sua grande paixão. Com a bola na mão, apercebeu-se da panóplia de histórias que as modalidades são capazes de contar.

Subscreve!

Artigos Populares

Caos no Nice antes do jogo contra o Braga: 2 jogadores acusam adeptos de agressões e não querem voltar a jogar pelo clube

Terem Moffi e Jérémie Boga querem deixar o Nice e vão levar adeptos à justiça. Em causa agressões na chegada ao centro de treinos.

Getafe escapa a afastamento chocante e precisa de prolongamento para afastar clube da 4ª Divisão: eis os resultados do dia na Taça do Rei

Foi um dia imune a grandes surpresas na Taça do Rei, apesar dos sustos. O Getafe sofreu para bater o Navalcarnero da 4.ª Divisão.

Tiago Fernandes elogia internacional português: «Só Cristiano Ronaldo tinha aquele talento naquela idade»

Rafael Leão tem estado em destaque nesta temporada no AC Milan. Tiago Fernandes deixou muitos elogios ao internacional português.

Estrela da Amadora rejeita 3 milhões de euros por reforço de verão

O arranque da temporada de Sidny Cabral não passou despercebido. Estrela da Amadora rejeitou propostas de três milhões de euros pelo lateral.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayer Leverkusen elimina Borussia Dortmund e RB Leipzig garante reviravolta: eis os resultados do dia na Taça da Alemanha

Começaram os oitavos de final na Taça da Alemanha. Maior destaque à vitória do Bayer Leverkusen diante do Borussia Dortmund e ao apuramento do RB Leipzig.

Mais uma reviravolta: Barcelona bate Atlético Madrid e pressiona Real Madrid

O Barcelona venceu o Atlético Madrid por 3-1 na jornada 19 da La Liga. Raphinha, Dani Olmo e Ferrán Torres marcaram.

Juventus vence Udinese e é a primeira equipa a confirmar os quartos de final da Taça de Itália

A Juventus está nos quartos de final da Taça de Itália. Vitória contra a Udinese apura Vecchia Signora para a próxima fase da competição.