Como será a nova I Divisão? | Andebol

modalidades cabeçalho

A edição de 2023/2024 da Primeira (I) Divisão vai ter uma estrutura diferente da que existiu durante os últimos anos. No entanto, as alterações já começaram esta época com a redução do número de equipas de 16 para 14. Na próxima, o corte será para 12.

As simples duas voltas em que jogam todos contra todos caem depois de ter sido implementada desde 2020/2021 com as limitações da Pandemia que levou inclusivamente ao fim prematuro da edição 2019/2020.

PRIMEIRAS PISTAS

Numa entrevista ao jornal O Jogo, o presidente da Federação Portuguesa de Andebol, Miguel Laranjeiro, deu algumas novidades em relação à renovada I Divisão. “Nacional será uma prova com 12 clubes, numa primeira fase de todos contra todos, e uma segunda fase dividida em três grupos de quatro”, referiu o responsável.

Desta forma, há o provável aumento de jogos entre os candidatos ao título, o que beneficia a componente financeira tão importante e ressalvada por Miguel Laranjeiro. Ao mesmo tempo acaba por reduzir os jogos muito desequilibrados e também poupa fisicamente as equipas nas competições europeias, algo que estes emblemas defendem.

No entanto, a questão da divisão em três grupos acaba por deixar algumas dúvidas. Para a próxima época, Portugal dispõe de cinco lugares europeus, um para a Liga dos Campeões e quatro para a Liga Europeia. E se reduzirem as vagas? O segundo grupo acaba por deixar de ter qualquer interesse, caso a disputa seja pela posição europeia sobrante dos quarto que lutam pelo título.  Ou vai haver lugar a um playoff final? Esse modelo não existe nos melhores campeonatos do mundo, como na Alemanha, em Espanha e na França e não parece ser a solução que será adotada.

Em relação às despromoções, também ficam algumas questões. Quantos clubes descem à Divisão de Honra? Há lugar à disputa de playoffs?

Ao mesmo tempo, fica também o nevoeiro sobre como vai funcionar a nova Divisão de Honra. O que foi revelado sobre a nova competição é que será composta por 12 clubes numa única série. O escalão entre a I e a Segunda (II) Divisão vai ter também uma fase final com uma divisão entre os primeiros classificados para decidir as subidas e outro para as decisões da manutenção e descidas à II? Ou será adotado um modelo semelhante ao da atual I Divisão?

Por último, este secretismo sobre todos os pormenores da reorganização das competições acaba por ser prejudicial para os seguidores do andebol. Em caso extremo, até se poderá pensar nalguma falta de planeamento a seis meses da nova época. Isto acaba também por não ajudar a aumentar o interesse do público em geral na modalidade.  Veremos quando e que novidades serão dadas pela Federação.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting confirma saída de jogador da equipa de futsal

O Sporting anunciou a saída de Anton Sokolov. O jogador vai representar o Sinara Yekaterinburg.

Arsenal com saída confirmada na defesa

Takehiro Tomiyasu chegou a acordo com o Arsenal para uma rescisão de contrato mútua. Defesa japonês deixa Gunners.

Atenção, Sporting: Panathinaikos já tem 100% do passe de Vagiannidis

O Sporting continua interessado em Georgios Vagiannidis. Panathinaikos já tem 100% do passe do lateral-direito.

Aaron Ramsey continua carreira no México

O Pumas anunciou a contratação de Aaron Ramsey. Médio de 34 anos assina por uma temporada com o clube mexicano.

PUB

Mais Artigos Populares

Alanyaspor de João Pereira contrata médio que já passou pelo Benfica e Estrela Amadora

O Alanyaspor de João Pereira oficializou a contratação de Maestro. Médio angolano troca de clube na Turquia e assina até 2029.

Imanol Alguacil é o novo treinador do Al Shabab

Imanol Alguacil é o novo treinador do Al Shabab. Técnico espanhol deixou esta temporada a Real Sociedad e tem agora novo clube.

Há novo médio no AC Milan: Samuele Ricci oficializado

O AC Milan anunciou a contratação de Samuele Ricci. Médio italiano de 23 anos assinou por quatro temporadas até 2029.